"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

DIÁLOGO ENCALHADO




Ouvir com webReader

Unay Cambuma

Desde o mês de Agosto que já víamos que as coisas não levariam a lado nenhum no diálogo entre a frelimo e a renamo, visto que o partido ilegalmente no poder, a frelimo, vem sabotando o processo. Como é do conhecimento dos moçambicanos, haviam esperanças para se resolver três pontos até antes da quadra festiva:
1. Cessação provisória das hostilidades - que permitiria a passagem das festas em ambiente pacífico;
2. Submissão a Assembleia da Republica do pacote contendo os princípios de leis da descentralização da administração do estado;
3. Nomeação e tomada de posse dos (6) governadores da renamo.
Portanto, só ficariam para Janeiro próximo assuntos relativos às forças de defesa e segurança (FADM, FIR, PRM e SISE). Como pode - se ver, nenhum ponto foi resolvido porque a frelimo andou a brincar. Quiz ganhar tempo para fazer mais tentativas para acabar com Dhlakama na Gorongoza e também para arrastar o processo até as vésperas dos próximos pleitos eleitorais. A frelimo foi usando de várias manobras sempre que o processo mostrasse sinais de avanço.
Na verdade a frelimo não está interessada em manter o conflito porque já foi derrotada pela renamo mas prefere manter o caos actual para continuar ilegalmente no poder e assim escapar a responsabilização dos inúmeros crimes praticados contra o povo moçambicano. A frelimo prefere arrastar o conflito consciente de que jamais terá sucesso, o importante é permanecer no poder. Mas estas brincadeiras frelimo já são do conhecimento da comunidade internacional, representada pelos mediadores.
E nos últimos dias a frelimo tenta fomentar boatos para dividir os mediadores internacionais, ao dar a entender que estes ditam as coisas na mesa negocial enquanto não. Os mediadores que estão no país trabalham seguindo estritamente os termos de referência previamente acordados. Eles apenas tem o papel de ajudar os moçambicanos a alcançarem a paz, fazem aproximar as posições da frelimo e da renamo, lançam propostas, aconselham ambas as partes e também ver quem é que de facto quer ou não a paz.
Mas a frelimo, habituada a manobras, batotas e fraudes, não está a sentir se bem com a presença da mediação internacional, porque sabe que estes informam aos seus países tudo o que acontece durante o processo negocial, é por isso que a frelimo sempre negou a presença da mediação internacional. Quiz sempre os mediadores mocambicanos, como Sengulane, Do Rosário, entre outros, que são membros da frelimo que apenas sabem dizer "sim, sim, camarada".
Mas na nossa opinião, embora a frelimo esteja a retardar o processo negocial, o mundo já viu quem é que não quer a paz em Moçambique e a frelimo será a culpada e responsabilizada pela continuação do conflito militar. Também somos da opinião que a frelimo não tem outra saída a não ser aceitar as exigências da renamo porque caso contrário vai dar motivos a renamo a enveredar pela estratégia militar, o que é muito mau para o país e em particular para a própria frelimo, porque vai perder tudo.
Infelizmente, por culpa da frelimo, vamos passar a quadra festiva em ambiente de guerra mas esperamos que tudo seja resolvido no próximo ano a partir de Janeiro. Já estamos cansados da guerra e também de cabeças duras da frelimo, daquela meia dúzia de comunistas sentados em Maputo que está a dar ordens para a destruição do país. Mas em breve serão capturados e julgados.
Até porque a justiça divina parece já estar a tomar conta do recado com a incrível e trágica morte da Valentina Guebuza. O estranho é que depois de um casamento digno de Hollywood, seguiu se também uma morte digna de Hollywood, com o Guebuza a ver ao vivo como é que morre um filho, ele que já mandou a morte mais de 6.000 filhos dos outros só para acabar com Dhlakama. Que ironia, ein?!

Unay Cambuma

EY: Os homens do G40 em resposta a um dos teus posts sobre o processo negocial quando nos davas noticias de esperança, vieram afirmar que quem acredita nisso se enganavam, e outros comentaram no mesmo post com a mesma mensagem que a Frelimo nunca vai aceitar isso, por isso essa coisa de nomeação dos tais governadores é uma que nunca vai ser feita pela Frelimo.....aqui está a razão deles, pois eles porta-vozes da Frelimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário