O descontentamento no Norte de Moçambique é grande contra os Maputecos corruptos que fazem os seus negócios, comem a carne e os ossos e nada deixam.
O ataque da passada quinta-feira mostra isso, os ricos constroem pistas de aviação para se pavonearem com os seus aviões e o povo nada tem.
Os ricos foram evacuados de avião, os 150 assassinados tiveram direito a 2 palmos de terra.
Nem sapatinhos nem fatinho, só 2 palmos de terra.
Quantas escolas, clínicas, pontos de agua, estradas a Anadarko já construiu??
O gás serve para cozinhar, mas as senhoras continuam a cozinhar com lenha e carvão, para as senhoras do norte nada vai mudar, a eletricidade, a agua, o gás, isso continua a ser luxo de patrão importante, para ela xima e caril de peixe seco.
Carros de combate a Anadarko mandou comprar, mas programa para desenvolver e melhorar as condições de vida das populações nada foi feito.
A Anadarko, muito dinheiro já entregou aos Maputecos corruptos que nada fazem em favor do povo.
Ai está o descontentamento do povo que está a crescer mais com a chegada de Maputecos, militares corruptos que vem fazer as mulheres do norte prostitutas, para poderem comer e terem uma vida um bocadinho mais digna.
A Anadarko esta a fechar-se cada vez mais, a fazer mais perímetros de segurança, a reforçar tudo cada vez mais, quando deveria ser o contrário, se o gás existe essa riqueza deveria ser partilhada e usufruída por toda a população.
Boas casas estão a ser construídas para os funcionários, para os deslocados um monte de tijolos de cimento com chapa de zinco.
Gente que está a ceder os seus terrenos, obrigados a mudarem as suas vidas, são tratados como varreduras e afastados dos locais onde sempre viveram.
Para a gente do norte, nada vai mudar, os Maputecos corruptos esses vão ficar com barrigas cada vez mais grandes, tem bons carros e mulheres bonitas que se vão pavonear ao Dubai.
Ai esta o descontentamento, pouco ou nada tem a ver com a religião, tem sim a ver com desigualdade, assimetrias, com falta de desenvolvimento.
Esse povo do norte está descontente, está cansado do Maputeco corrupto, que faz dividas, gasta o dinheiro e ainda tem a lata de querer vender 5% do gás do Norte para pagar os 2 biliões.
Está na hora de dizerem bem alto que 500 milhões, dos 2 biliões, foram para pagar os mercenários da Coreia do Norte contratados pelos Maputecos corruptos para assassinar o Dhlakama na Gorongosa.
Quem entregou os 500 milhões à Coreia do Norte deveria estar atrás das grades, o seu nome é sobejamente conhecido.
O problema não se resolve com mais militares, com mais aviões, com mais carros de combate.
O problema resolve-se, com mais desenvolvimento, com mais estradas, com mais escolas, com mais clinicas, com mais água, com a melhoria de vida das populações e com a diminuição dos Maputecos corruptos, o lugar deles é na prisão.
(Recebido por email de um residente em Cabo Delgado)
NOTA: Para que nada disto acontecesse bastava à Frelimo ter concretizado as promessas feitas durante a luta pela independência. Em especial nas zonas de guerra, como Cabo Delgado. Mas não. Foram votados ao abandono e mais tarde escorraçados das suas terras para os grandes monopólios estrangeiros. Como foram enganados! De notar que não é a independência que está em causa. Mas a quem o país foi entregue.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE