"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Agora pergunto eu, onde estão os verdadeiros colegas do Amade Abubacar e do Germano Daniel Adriano?

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019



Isto até parece mal num Estado de Direito, como é Moçambique, ter uma justiça que não funciona e se funciona, não é de todo,legalmente. Se não vejamos esta publicação que acompanha o meu artigo de opinião. Foi detido em Macomia, um jornalista de seu nome Amade Abubacar, detido e encarcerado sem culpa formada. Foi detido, e levado pela calada da noite, para um presidio militar em Mueda, acerca de cento e setenta quilómetros, de Macomia, sem que ninguém soubesse do seu destino.. Que interesses moveram o comandante da PRM de Macomia e os seus agentes, a entregarem um civil detido à partida ilegalmente, aos militares? às ordens de quem o Comandante da PRM de Macomia esteve nesta detenção? que objectivos moveram a PRP para entregar o detido sob a sua responsabilidade, às forças militares? Que destino pensavam dar ao homem, ao entregá-lo a Forças Militares, a uma distância tão grande? Porque é que mal se soube por alguém, cujo nome está nos segredos dos Deuses, que o Amade estava em Moeda, devolveram-no logo à procedência, e então na falta de acusação, por ilegalidade, foi posteriormente acusado de colaborador de insurgents? A desculpa actual pela entrega aos militares, onde foi massacrado, é que levou este destino pela falta de advogados. Neste caso, são os próprios advogados através da sua ordem, que não se devem calar. Actualmente, detiveram um outro jornalista em Macomia, mas este, para não haver abuso na sua detenção, acusaram-no de imediato de insurgents e não o entregaram aos militares.
Quais as ilicitudes aqui praticadas pela PRP. Foi deter um homem, não lhe dando a conhecer o porquê da sua detenção. A entrega de um homem que estava sobre a sua responsabilidade na detenção, a uma força militar, transportando o detido numa grande distância, pata o entregarem. Depois as sevícias exercidas pelos militares sobre o detido, as agressões de que o detido foi vítina num interrogatório feito por militares, sem preparação para o fazerem.
Agora pergunto eu, onde estão os verdadeiros colegas do Amade Abubacar e do Germano Daniel Adriano? acho que não há colegas dele, pois se os houvesse já tinham forçado até o próprio governo, a um comunicado e não mais se calariam enquanto não vissem este caso resolvido, a bem da liberdade de informação, mas como, pelo que vejo, não há jornalistas em Moçambique, estas detenções seguem a bel'prazer do Ministério Público, que em primeiro lugar, teria que fazer responder pelas arbitrariedades cometidas, sobre o Amade Abubacar, em princípio pela PRM e depois pelas forças armadas sediadas em Mueda. Esperemos que estes casos, tenham a sua resolução rápida e que o ministério público, não se deixe pressionar por interesses obscuros.

Hermes Mendes Lic.

Sem comentários:

Enviar um comentário