"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 20 de agosto de 2016

TIRO NO PRÓPRIO PÉ?


Estes manos da Frelimo não devem estar desnorteados?
S. Excia Senhor Governador de Manica, Senhor Alberto Mondlane,
Nós moçambicanos já sabemos que a capacidade de roubar do Estado faz parte da meritocracia para se ser nomeado a dirigente nos diferentes escalões dos governos da Frelimo, desde os meados da década 80. Sabemos ainda que crimes eleitorais recompensam-se se nomeando a “gestor” da coisa pública. Ora, porquê acreditariamos que o “camarada” Sábado Malendza fora exonerado por ter roubado apenas 10 000 000 Mt (dez milhões de meticais) do Estado? Nós moçambicanos só acreditamos que o “camarada” Sábado Malendza será promovido nos próximos dias como sempre tem acontecido para com os seus camaradas em todo o país.
E vocês não são culpados, a culpa é de quem gosta do que vocês fazem e continua a dar voto a vocês e não só...

Em sociedades sãs, o pronunciamento do PR Nyusi e do governador Alberto Mondlane em relação o caso Malendza seria severamente punido primeiro pelos dos membros e simpatizantes do partido que dirigem – a Frelimo. Este caso teria sido UM TIRO NO SEU PRÓPRIO PÉ.


SÁBADO MALENDZA/GOVERNADOR DE MANICA DESFAZ EQUÍVOCOS


O governador de Manica, Alberto Mondlane, desmentiu hoje que a exoneração de Sábado Teresa Malendza, do cargo de administrador do distrito de Vanduzi, província central moçambicana de Manica, esteja relacionada com o rombo financeiro de dez milhões de meticais (no cambio corrente, o dólar americano equivale a aproximadamente 73 meticais) do erário público.

O caso ainda está em fase de investigação a nível das instituições de justiça.

Malendza foi nomeado administrador do distrito de Vanduzi em meados do ano passado.

Dias depois de assumir o cargo, o dirigente despoletou um rombo financeiro calculado em 24 milhões de meticais supostamente arquitectado pelo secretário permanente, Lucas Chichingue, onde estão implicados outros cinco funcionários daquele distrito.

Na terça-feira da semana passada, Malendza foi exonerado depois de um ano em frente dos destinos do distrito de Vanduzi, o que levantou especulações por parte de alguma imprensa. A notícia publicada indicava que aquele dirigente havia sido exonerado do cargo por estar envolvido no desvio de dez milhões de meticais.

Hoje (quarta-feira), o governador da província de Manica, Alberto Mondlane, afirmou que os que dizem que Malendza foi exonerado por estar envolvido num rombo financeiro estão totalmente enganados.

Explicou que a cessação de funções do administrador Malendza não tem nada a ver com o facto de existir um problema que está a ser analisado pelas instâncias judiciais.

É um processo normal na administração pública, onde as pessoas cessam algumas funções para serem confiadas outras actividades como é o caso de Sábado Malendza, referiu Mondlane.

Os que pensam que cessou por causa do rombo não é verdade. Ele vai assumir outras tarefas dentro da província. Não posso anunciar agora onde é que será porque os que tem a competência de fazer nomeações ainda não me fizeram chegar o despacho competente, disse Mondlane.

O Governador de Manica afirmou que Malendza cessou numa perspectiva de dirigir um outro sector onde vai continuar a dar a sua contribuição para o crescimento da província e do país, em geral.

Ele vai a outro sector para continuar a contribuir no crescimento da província e do país. Disso, não temos nenhuma dúvida, referiu Mondlane.

Questionado sobre os verdadeiros arquitectos do rombo financeiro em Vanduzi, o Governador respondeu que os mesmos serão conhecidos depois do julgamento.

Não podemos estar a adiantar. Existe o que chamamos de presunção de inocência. Não vale a pena o Governador andar a falar sobre esse assunto aqui na imprensa, explicou o Governador.

Informações em poder da reportagem da AIM indicam que o processo sobre o rombo financeiro no distrito de Vanduzi está a seguir seus trâmites, estando, neste momento, na Procuradoria da República a nível da província de Manica.

Fonte: AIM - 17.08.2016

1 comentário: