"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 30 de agosto de 2016

NYUSI RECONHECE A VICTÓRIA DA RENAMO NAS SEIS PROVÍNCIAS



"Não é verdade que a Renamo ganhou seis províncias. Apenas teve mais votos relativamente a outros partidos", afirmou Filipe Nyusi, presidente de Moçambique.

Estas foram as palavras do Nyusi a quando da sua visita no Kenya questionando-se a exigência da Renamo em governar as seis províncias do centro e norte que reclama ter ganho nas eleições de 2014. Esta tentativa de convencer simpatia da comunidade moçambicana em Nairobi e  ganhar credibilidade internacional, é sujeita de várias interpretadas e quase todas podem coincidir ou terem validade. Estas palavras dá a entender que ele reconhece a victória da Renamo nas seis províncias.

Uma primeira aproximação que se pode deduzir nas afirmações de Nyusi tudo indica que ele admite e reconhece que a Renamo foi o partido mais votado em seis províncias que coincidem em serem as províncias mais populosas do país. A diferença percentual que dificilmente se pode demostrar, não é de 2%. E se considerarmos o desaparecimento misteriosa dos editais que até hoje a Frelimo evita dizer onde foram parar e porque validam eleições sem editais, não estaríamos errados inferir que a diferença percentual entre a Renamo e a Frelimo foi esmagadora e vergonha. Logo, a afirmação do Nyusi "apenas teve mais votos relativamente a outros partido", é uma indirecta afirmação de que a Renamo ganhou sim. Ele admitiu sim a victória da Renamo não somente nas seis províncias mas também na totalidade e por medo de represálias dos seus chefes não pode de forma directa aceitar.
A Renamo ganhou as eleições de 2014 e sobretudo nas seis províncias.

Uma segunda interpretação do discurso de Nyusi "Não é verdade que a Renamo ganhou seis províncias. Apenas teve mais votos relativamente a outros partidos", pode ser entendido como problema linguístico, isto é, falta de conhecimento da sinonímia ou significação das palavras e ou frases. Ele, ao afirmar não é verdade que a Renamo ganhou nas províncias e apenas teve mais votos relativamente a outros partidos, se contraria substancialmente. Ou não tinha o discurso escrito ou não soube escolher palavras e frases certas para dirigir-se ao povo.

Não é possível que aquele que teve mais votos nessas seis províncias seja o perdedor das eleições nas mesmas províncias. Em nenhum momentos os outros partidos que tiveram menos votos relativamente a Renamo reclamem victória ou se autoproclamem vencedores. Estamos a falar de seis províncias e as mais populosas do país exceptuando a do Niassa.

Uma terceira interpretação mais simples é que o presidente Nyusi se equivocou ao não dar-se conta de que o ter mais votos em relação ao outro significa ganhar e que isso contraria com a não é verdade que ganhou. Podemos admitir que o erro é humano e o Português não é uma língua estrangeira. Mas o certo é que sabemos que ele deu a entender a todo o povo moçambicano e a comunidade internacional de que admite e reconhece a victória da Renamo nas seis províncias. Esperemos que nos próximos discursos virá reafirmar os pronunciamentos do seu antecessor Guebuza de que arrancaram a victória da Renamo.

"Não é verdade que a Renamo ganhou seis províncias. Apenas teve mais votos relativamente a outros partidos", estas duas fases são contraditórias , talvez em algum momento volte a rectificar ou o seu diabólico desinformador G40 venha comentar e ai corrija. Mas devem saber que mesmo que tentem corrigir, a mensagem ficou de que ele admite e reconhece a victória da Renamo nas seis províncias e de que Frelimo arrancou a victória a Renamo.
Muito importante saber falar e saber escolher palavras acertadas para um discurso público.....




Sem comentários:

Enviar um comentário