"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 25 de agosto de 2016

M`TUMUKE RECUSA RECADOS DE RETIRADA: FDS firmes nas suas posições

AS FORÇAS de Defesa e Segurança (FDS) não dependerão de petições ou recados para a sua retirada das posições e locais onde ocorrem ataques porque estão no cumprimento das tarefas consagradas na Constituição da República.
Esta posição foi adoptada ontem, em Maputo, pelo Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M’tumuke, na cerimónia de promoção e tomada de posse de oficiais generais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), acto que teve lugar no Estado Maior-General das FADM, perante centenas de praças, sargentos e oficiais superiores do exército.
Tratou-se do acto de consagração do antigo oficial da Renamo integrado nas Forças Armadas, Raúl Luís Dique, promovido semana passada pelo Presidente da República à patente de Tenente-General e nomeado para o cargo de Vice-Chefe do Estado Maior General das FADM.
Na mesma ocasião, o Ministro da Defesa Nacional, a mando do Chefe do Estado, empossou o Brigadeiro Ramiro Ramos Tulcidás, promovido ao posto de Major-General, para exercer as funções de Inspector das FADM; os coronéis Mateus Mitama e Ludwing Cardoso, promovidos à patente de brigadeiros, para dirigirem os Departamentos de Informação e Comunicações do Estado-Maior General das FADM, respectivamente.
M’tumuke patenteou, por outro lado, o Coronel Cristóvão Chume, actual Director Nacional da Política de Defesa e Segurança no Ministério da Defesa Nacional, promovido ao posto de Brigadeiro.
Dirigindo-se especificamente aos patenteados e empossados, o Ministro da Defesa Nacional exortou-os para o exercício de uma maior vigilância e incremento da capacidade de controlo de cada metro quadrado do território nacional, de modo a se garantir a circulação normal dos cidadãos e bens, combatendo energicamente os promotores da instabilidade.
“Por isso, gostaríamos de reafirmar a nossa confiança nos oficiais generais que agora foram promovidos na hierarquia militar, seguros de que, com a sua capacidade técnica, espírito de missão, serão capazes de influenciar o desempenho das Forças Armadas, no cumprimento da sua tarefa para com a nação moçambicana”, afirmou.
Segundo explicou, o acto de promoção a oficiais generais tem como finalidade reafirmar a expressão militar do país que se fundamenta na necessidade de as Forças Armadas responderem ao mandato que a Constituição da República lhes conferem no âmbito da defesa da integridade territorial, da soberania e dos interesses nacionais contra potenciais ou possíveis ameaças.
Para o Ministro da Defesa Nacional, a promoção de novos oficiais generais reveste-se de um importante significado para a sua instituição e para as Forças Armadas, pois se enquadra no processo de renovação institucional, resultante da passagem à reserva de alguns oficiais generais com vista ao refrescamento das estruturas das FADM.
Pretende-se ainda, segundo M’tnmuke, a dinamização permanente da preparação combativa e o emprego do sector de Defesa em todas as esferas do poder nacional e, por esta via, promover a paz efectiva e consolidar a unidade nacional.
“A escolha que recaiu sobre os oficiais generais ora promovidos para novos postos e funções reflecte a confiança neles depositada, a qual se alicerça no mérito profissional, lealdade, elevada idoneidade e integridade moral e na necessidade de as Forças Armadas continuarem a melhorar os resultados do seu esforço conjunto, na manutenção de um ambiente de paz e tranquilidade no nosso solo pátrio”, explicou o governante.

EY: Será que o Nyusi pode nos dizer onde fica o "tudo fazer" para trazer a paz aos moçambicanos?

2 comentários:

  1. velhotes vao na reforma entreguem jovens da acipol da faculdade de Direito, das academias militares , entreguem os tolerantes e os democratas, vao la descansar na reforma comam dinheiro da reforma e contem as historias aos vossos netos e se possivel pecam descilpa apo povo pela atrocidades cometidas para ver se deus pode vos perdoar....

    ResponderEliminar