"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 27 de agosto de 2016

Situação Militar - Últimas


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
FORÇAS DA FRELIMO SOFREM EM CHIBUABUABUA -PUNGUE (DONDO)
As forças de Frelimo sofreram baixas em Chibuabuabua numa das povoações de Pungue que divide Dondo e Nhamatanda,
No ataque resultou na morte de 21 de soldados de Frelimo e 7 feridos graves. Esta era outra tentativa de ofensiva contra as posições absolutas de Renamo sediadas em Inhandjera.
As forcas de Frelimo foram dadas pistas por chineses que estão fazer a reabilitação de EN6. Estes Chineses a dias atras levaram porrada na mesma zona por entrar de noite para extrair saibro, os rangers interpelaram o tais chineses e disseram lhes que seja pela primeira e ultima vez vir aqui de noite carregar saibro para entulhar estrada. Estes chineses alertaram o comando de Dondo que foram e a partir dai nunca mais repetiram.
As forcas de Frelimo aproveitaram serem dados pista por esses chineses mas a missão acabou sendo suicida. Tanto os feridos como os cadáveres foram levados para a vila de Dondo 4 horas depois do combate. Este confronto ocorreu as 9 horas de ontem sexta feira e veio cessar as 13 horas da tarde.
Desastre em Pombo Verde (Muanza) e Kundue (Dondo)
No sábado da semana passada ocorreu um séria escaramuça na zona de Pombo Verde, algures entre Muanza e Nhamitanga, quando as forcas da Renamo foram atacar uma forte posição das forcas da Frelimo em retaliação a uma provocação destas feita no dia anterior.
As perdizes iniciaram o ataque as duas horas de madrugada e prolongaram ate as 8.00.
Parece que os atacados pediram socorro mas este chegou muito tarde porque os rangers de Afonso Dhlakama já tinham assaltado a posição e os socorristas, que se faziam transportar em duas camionetas, foram interceptados a poucas centenas de metros da posição ora assaltada e foram desbaratados. Os militares fugiram desesperados para as matas e foram caçados aos tiros pelas perdizes. Com a chegada dos socorristas a escaramuça prolongou se ate as 16H00.
Foram confirmados 60 mortos, sem contar com vários feridos que perdidos nas matas. Foi capturada grande quantidade de material de guerra entre ak-47, uma metralhadora pesada (a arma principal que defendia a posição), bazucas, morteiros e caixas com munições.
As duas viaturas das tropas socorristas foram incendiadas.
Por sua vez em Kundue, situado no posto administrativo de Savane (Dondo), zona tampão do PN da Gorongosa, um grupo de mais de 60 militares da Frelimo que se faziam transportar em uma camioneta escoltada por uma (Toyota) Land Cruiser encimada por uma metralhadora pesada, foram na passada segunda feira atacar uma base da Renamo situada naquelas bandas.
Porque a picada era muito estreita e irregular, os militares deixaram a camioneta na entrada da mesma e caminharam ate no interior ladeando a Land Cruiser que andava muito devagarinho.
Chegados nas proximidades da base os atacantes iniciaram com o habitual ritual de bombardeamentos indiscriminados mas não tiveram resposta.
De seguida decidiram seguir um caminho que eventualmente levaria a base mas andaram algumas dezenas de metros quando choveram tiros por todos os lados. O pandemónio foi inevitável e houve uma grande debandada. A Land Cruiser foi abandonada e posteriormente incendiada depois de se desmontar a metralhadora.
O stand off continuou ate o dia seguinte porque haviam muitos militares perdidos e as perdizes estavam em caça-los.
35 militares foram mortos incluindo o comandante da operação e houve uma grande armas.
  1. Faztudo (Oficial Ranger) com Unay Cambuma
PERDIZES INVADEM NIHESIWE - MURRULA
Uma moto do chefe do posto foi incendiada, varias infraestruturas vasculhadas e fuga em debandada do chefe e comandante policial e seus comparsas, e o balanco da invasão das forças revolucionarias  efectuado na madrugada de hoje.
A Frelimo tentou sem sucessos recuperar a vila mas foram trucidados pelos temíveis rangers.
- Através de
Prince Abraham
FORÇAS DA FRELIMO INCEDIARAM CASAS E BANCAS EM NHAMBOCA (NHAMATANDA)
Ontem dia 25 de Agosto de 2016, as forças da Frelimo fizeram "ofensivas" contra população de Nhamboca , Posto Administrativo de Tica. E trouxeram 2 blindados com metralhadoras por cima. Ao chegar na zona MACENGUERE, incendiaram varias bancas, duas moageiras , duas motorizadas, além de casas situadas nas bermas da estrada.
Este acção estendeu se ate na zona de TESOURA depois da escola. A moageiroa de Maibeck foi poupada por ser membro da Frelimo do distrito de Nhamatanda.
Desde anteontem (dia 24) as populações daquela área dormem no mato temendo as forças de Frelimo.
Os rangers não vão permitir este tipo abuso perpetrado por forcas da Frelimo. A partir de amanha sábado vai começar uma ação dura contra esses coitados ao nível de todo distrito de Nhamatanda incluindo a vila de sede do distrito. Se as forcas de Frelimo mostrarem resistência Nhamatanda será assaltada e pode haver dificuldade na estrada nacional que corta o distrito ao meio. A Frelimo tem novo quartel em Metuchira, para treinar as suas forças, mas a Renamo vai assaltar e destruir tudo.
De salientar que o distrito está cercado e em muitas localidades quem manda é a Renamo, todos problemas das comunidades são encaminhados a Sede da Renamo. A bandeira de Frelimo só flutua no vila sede, fora da vila é difícil ver a bandeira de Frelimo. A Frelimo neste distrito não vai ter êxitos mesmo se usar a forcas armada. Este caso pode ate criar dificuldades na EN1, necessitando de escolta da Beira para Inchope. A Renamo pede sinceras desculpas aos que foram e tiveram os seus bens vandalizados pelos soldados da Frelimo e prometem reagir no sentido de repelir todos coitados para fora da área.
Viva Renamo viva povo moçambicano. A resistência é certa!
G.Fastudo (Oficial Ranger)
In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse

Sem comentários:

Enviar um comentário