"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Eclipse solar nesta quinta-feira(01) em Moçambique, tenha cuidado e não olhe para o sol sem um filtro especial

Destaques - Nacional
Escrito por Adérito Caldeira  em 31 Agosto 2016
ArquivoOs moçambicanos poderão presenciar nesta quinta-feira(01) a um eclipse solar, a Lua cobrirá o sol pouco depois das 9 horas até cerca das 14 horas. Todavia, o astrónomo moçambicano Hélder Geraldes explica que o dia não ficará escuro e adverte para nunca olharmos “directamente para o sol sem um filtro especial, seja sem ou com eclipse”, pode ficar cego.
“O centro do eclipse onde o Sol ficará exactamente um anel durante 1 ou 2 minutos passa sobre a ilha do Ibo”, no norte de Moçambique precisa o astrónomo moçambicano que refere que o chamado astro rei poderá será visível na forma de um anel na cidade de Pemba cerca das 11h58.
Eis os horários de início, fim e pico do eclipse solar em Moçambique:


Hélder Geraldes tranquiliza que “o dia não ficará escuro, pois o Sol não será completamente coberto, mesmo na ilha do Ibo. A Lua terá um diâmetro aparente ligeiramente inferior ao do Sol”.
Relativamente aos cuidados a ter apenas é preciso não olhar para o sol directamente, mesmo nos dias em que não exista eclipse sob pena de ficar cego. “Não procure ver o Sol com óculos escuros, nem sobrepondo dois ou mais pares” explica o astrónomo moçambicano.
“O filtro mais próximo que pode ser que sirva, mas não garanto, talvez seja sobrepondo dois filtros de soldar a electrogénio, o filtro nº11 que existe no mercado. Mas aconselho a usar durante pouco tempo de cada vez. Cuidado! Pode cegar para o resto da vida sem tratamento possível” clarifica.
A sugestão de Geraldes é usar “um pedaço de cartão em quadrado com 40cm de lado com um furo no meio e fazer passar o Sol pelo furo. Na sombra do cartão verá o Sol. Quanto maior o diâmetro do furo, mais brilhante será o Sol, mas mais desfocado também. Se tiver acesso a uma lupa, pode colocar a lupa sobre o furo e aí, o furo poderá ser bem mais largo e verá o Sol bem mais brilhante, maior e mais nítido na folha de papel”.
Este método de projecção é também aconselhado como o mais seguro pelo Instituto Nacional de Meteorologia que sugere observação do eclipse usando óculos especiais (o @Verdade não conseguiu encontra-los no mercado moçambicano) durante 20 segundos com pausas de pelo menos 30 segundos, ou usar um pedaço de vidro fumado com grau de opacidade igual ou superior a 13, sendo o 14 recomendável.
Eclipses solares foram anteriormente foi observados no nosso País, um Total em Quelimane a 21 de Junho de 2001 e outro também Total em Xai-Xai a 04 de Dezembro de 2002. No ano e 2001 o Governo chegou a conceder tolerância de ponto e efectuou uma massiva distribuição de óculos especiais.
De acordo com o astrónomo moçambicano entrevistado pelo @Verdade “a próxima oportunidade de ver um eclipse solar em território Moçambicano é no dia 21 de Junho de 2020. Será visível em todo o Moçambique excepto Maputo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário