"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

IMPASSE SOBRE CESSAÇÃO DE HOSTILIDADES MILITARES


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
As delegações do Governo e da Renamo ainda não alcançaram consensos em relação a cessação imediata das hostilidades militares em Moçambique.
A informação foi avançada hoje, em Maputo, pelo Porta-voz dos mediadores do dialogo político, Mário Raffaelli, após mais uma sessão que iniciou às 16 horas locais e terminou por volta das 22 horas.
As Forças de Defesa e Segurança estão em missão de protecção das populações e dos seus bens e de permitir que elas circulem livremente num clima de paz, harmonia e segurança, disse Raffaelli, citando a posição do Governo.
Para a delegação do executivo, segundo Raffaelli, a suspensão das hostilidades vai garantir segurança no corredor que vai levar os mediadores a reunirem-se com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Contundo, acrescenta Raffaelli, a delegação da Renamo aceita uma trégua temporária na Serra de Gorongosa, desde que o Governo retire as forças lá estacionadas, disse Raffaelli, citando, por sua vez, a posição da Renamo.
Ele sublinhou que a delegação do Governo entende que as forças armadas devem permanecer naquele local para proteger a população dos ataques da Renamo.
Durante a sua comunicação à imprensa, Raffaelli disse que esta quinta-feira (25) os mediadores apresentarão à imprensa a sua proposta detalhada sobre a cessão das hostilidades.

Na ronda da segunda-feira, os mediadores internacionais disseram que as conversações sobre a cessação das hostilidades estavam a registar alguns avanços, com as partes a manifestarem disponibilidade em concordarem em certos pontos.
Porém, hoje, depois de sensivelmente seis horas de reunião, as partes não alcançaram consensos.
A proposta que as partes estão a discutir, sobre a cessão imediata das hostilidades, é de autoria dos mediadores.
Desde que as conversações retomaram as partes acordaram em criar uma sub-comissão que vai preparar um pacote legislativo sobre a descentralização no país.
ht/mz
AIM – 24.08.2016

NOTA: AIM escreveu

Sem comentários:

Enviar um comentário