"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Polícia deprecia depoimentos dos sobreviventes do fuzilamento em Sofala e acusa Renamo de se fazer passar pelas forças governamentais




Destaques - Nacional
Escrito por Emildo Sambo  em 17 Agosto 2016
A Polícia da República de Moçambique (PRM) desvaloriza as declarações dos sobreviventes da execução militar de seis pessoas, na passada sexta-feira (12), no distrito de Cheringoma, na província de Sofala, e acusa os guerrilheiros da Renamo de recorrer a artifícios para se fazer passar pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) com o intuito de cometer desmandos e confundir a opinião pública e as vítimas da guerra que segue sem fim à vista.
Questionado pelo @Verdade que elementos a Polícia usa para imputar à Renamo o assassinato de seis pessoas a tiro e os seus corpos posteriormente carbonizados, naquele ponto do país, Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da PRM, afirmou que “não se trata de atribuição, é um facto que são os bandidos armados da Renamo que cometem as atrocidades” que o país regista.
Segundo ele, os tais malfeitores “procuram confundir a opinião pública, os moçambicanos e as suas vítimas fazendo-se passar por Forças de Defesa e Segurança durante os ataques. As populações devem manter-se vigilantes em relação ao recurso à alegada artimanha.
Entretanto, António Muchanga, porta-voz da formação política visada, considerou que não haver provas que garantam que o ataque em alusão tenha sido realizado pelos homens armando da “Perdiz”. E observou que no seio das FDS reina muita indisciplina.
Desacreditando os depoimentos dos sobreviventes que asseguram ao canal privado de televisão STV que o crime foi cometido por elementos das FDS, Inácio Dina insistiu que a equipa que esteve no local onde as seis pessoas foram mortas “teve informações claras” de que os responsáveis são os guerrilheiros do partido liderado por Afonso Dhlakama.
Outrossim, Inácio Dina disse ainda não haver dúvidas porque, há semanas, na mesma zona, três camiões transportando madeira foram assaltados e os seus ocupantes espancados, retirados os seus pertences e deixados à sua sorte. “Não se pode pensar em nenhuma constatação senão um acto cometido pelos bandidos armados da Renamo. Já tínhamos tidos outras ocorrências na mesma região”.
É normal, de acordo dom Dina, que alguém submetido ao pânico e sobreviva duma atrocidade similar a de Cheringoma tenha uma conclusão diferente das autoridades policiais. Porém, “interessam-nos aquelas pessoas para nos fornecer informações úteis que nos possam ajudar a chegar aos banidos que cometeram o acto e evitar acontecimentos similares”.

2 comentários:

  1. policia de verdade deve avançar com uma investigacao seria, com uma pericia nao resumir a fazer blabla blabla, o povo esta cansado hoje o povo quer autonomia nas provincias amanha vamos pedir uma policia federal nao esta policia de blabla bla vao investigar existe testemunha vao no local eles afirmam que foram levados no controlo , chama-se toda policia que estava no controle atraves de fotografia video e mostre os testemunhos que, que estava presente estao a esconder o que o povo ja abriu visao, vejamos nas zonas onde ha tropa revolucianaria da renamo o povo convive com eles quando a fir vem o povo foge isto aconteceu em Morrumbala o que quer dizer, o povo ja nao acredita em voce , o discurso do portavoz mostra que ha falta de vontade politica de resolver a situacao, e normal para o governo da frelimo tambem ha falta de vontade politica para esclarecer a divida escondida, ha falta de vontade politicca para dizer quem matou o Cistac o c professor doutor, ha falta de vontade politica , o povo ja vos conhece muito bem ate o campones que nao foi escola ja conhece o comportamento do regime. que pena...

    ResponderEliminar
  2. policia de verdade deve avançar com uma investigacao seria, com uma pericia nao resumir a fazer blabla blabla, o povo esta cansado hoje o povo quer autonomia nas provincias amanha vamos pedir uma policia federal nao esta policia de blabla bla vao investigar existe testemunha vao no local eles afirmam que foram levados no controlo , chama-se toda policia que estava no controle atraves de fotografia video e mostre os testemunhos que, que estava presente estao a esconder o que o povo ja abriu visao, vejamos nas zonas onde ha tropa revolucianaria da renamo o povo convive com eles quando a fir vem o povo foge isto aconteceu em Morrumbala o que quer dizer, o povo ja nao acredita em voce , o discurso do portavoz mostra que ha falta de vontade politica de resolver a situacao, e normal para o governo da frelimo tambem ha falta de vontade politica para esclarecer a divida escondida, ha falta de vontade politicca para dizer quem matou o Cistac o c professor doutor, ha falta de vontade politica , o povo ja vos conhece muito bem ate o campones que nao foi escola ja conhece o comportamento do regime. que pena...

    ResponderEliminar