"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

 

O MISTÉRIO DA VILA DE MUIDUMBE

Por Francisco Nota Moisés

CABO DELGADO - Alguém confirma? (2)

"Dia 1/12/2020 tropa em manobra para muidumbe foram 2 emboscadas pelo caminho varios mortos e feridos. Dia 2/12/2020 chegada de 28 corpos de malogrados (militares) e 15 feridos no hospital central de nampula.
Hoje dia 3/12/2020 nem uma noticia acerca disso. Peco para que faca alguma coisa. Cordeias saudacoes."

(Recebido por email)

Embora a informação não esteja confirmada e os militares da Frelimo não a confirmarão visto que não falam da guerra que estão a perder em Cabo Delgado e fazem guerra aos jornalistas, convém na mesma passar uma olhada a este evento, Bernardino Rafael, o chefe da polícia da Frelimo, reportou recentemente que Muidumbe tinha sido recuperado se jamais dantes ter dito que a Frelimo o tinha perdido aos rebeldes. O seu uso de recuparado tendo sido uma palavra ambígua fez com que alguns observadores moçambicanos tentassem interpreta-la no seu contexto  e concluíram que a tropa da Frelimo não tinha reconquistado Muidumbe, mas foram para la depois da tirada dos rebeldes. 

Obviamente, nunca reconquistaram Muidumbe, como nunca o faziam para aquela outra urbe Mocímboa da Praia que os rebeldes investiam e se retiravam depois de conseguirem o que queriam ate que o dia chegou quando eles decidiram que "merde, il faut expulser la soldatesque du Frelimo de cette belle petite ville et la liberer de son joug colonialo-fasciste (na bela língua de Moliere) para dizer merda, e preciso correr com a soldadesca da Frelimo desta bela pequena cidade e dar esmagar o seu jugo colonial-fascista." 

Se a Frelimo regressou a Muidumbe não foi por operação militar, mas sim visto que os rebeldes tinham lá estado ao seu belo prazer e se retiraram quando entenderam fazê-lo.

Mas esta nova informação ainda não confirmada enviada a MPT mete a regurgitação de Bernardino Rafael em duvida se a Frelimo tinha jamais recuperado Muidumbe ou não. O que e que esta tropa que foi emboscada duas vezes, se não múltiplas vezes, e sofreu grandes baixas tentava ir fazer em Muidumbe?  Reforçar a posição dos seus colegas da Frelimo que lá se instalaram depois da tal recuperação anunciada por Bernardino Rafael ou ia tentar retomá-la?

De acordo com o Pinnacle News antes de ser suprimido por um tempinho e nos outros fizemos barulho contra aquilo forcando a Frelimo a lhe refornecer o oxigénio da vida com severas condições, os rebeldes tinham tomado não só a urbe de Muidumbe mas também todo o distrito de Muidumbe. 

Muidumbe é portanto um distrito libertado ou uma zona libertada da humanidade* e a urbe está no seio deste distrito libertado.

*Zona libertada da humanidade foi um termo que a União Soviética inventou para designar regiões do mudo que tinha caído sob o domínio comunista e se tinham tornado em seus satélites como o Moçambique da Frelimo.  A Frelimo veio açambarcar o termo para se referir a zonas libertadas da sua fantasia na guerra com os portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário