Milhares de pessoas encontram-se enclausuradas em Mocímboa da Praia
Nossas fontes que escaparam de inúmeros cativeiros de insurgentes em Cabo Delgado relatam que há muita gente que ainda vive em Mocímboa da Praia e nas seguintes circunstâncias:
População Refém (encontrada depois do ataque ou capturada em qualquer canto da Província):
Fica confinada no parque de estacionamento da antiga Nagy. É um parque de aproximadamente 50 metros quadrados e é guarnecida ao longo de dia e de noite. Neste local, são dados tarefas básicas de preparação de alimentos para todos. Nas noites, dormem neste mesmo local.
Homens:
Todo o homem com idade avançada é isolado e dorme agrupado com parte de insurgentes, no edifício do Hospital Distrital de Palma.
Chefes de Insurgentes:
Dormem em abandonadas estâncias hoteleiras posicionadas a beira-mar. Eles também são guarnecidos. Estes usam dois tipos de comunicação a destacar, telefones celular de diferentes redes e um outro comunicável com alternância de frequência. Parte destes, (con)vive na aldeia Milamba e sempre acompanhados de meninas adolescentes.
Crianças / adolescentes (todos meninos):
Recebem treinos em locais distantes de Mocímboa da Praia e isolados da realidade. São centenas de meninos, nestas situações.
Sentinelas:
Vivem aonde lhes apetece apanhar sono. Antes de qualquer resposta de ataque, comunicam.
Outros detalhes:
A comida é trazida de locais de assalto, desde a Beira do mar (barcos em trânsito) até mesmo aldeias situadas no continente.
Enquanto a frente de Mocímboa da Praia permanece nestas condições, há outros pequena grupos que se movimentam e se fazem sentir um pouco por todos outros distritos desta Província.
Os especialistas ou conhecedores de alguma arte são poupadas as suas vidas. Tratam-se de experientes em medicina, mecânica, electricidade, manuseio de telefones, principalmente.
Em todos estes cantos, há corrente elétrica gerada a partir de painéis solares.
In https://pinnaclenews.net/ainda-vive-se-em-mocimboa-da-praia-e-sao-milhares/
Sem comentários:
Enviar um comentário