Nangade: Insurgentes atacam aldeia Litingina e já causaram 1 morto e incendiaram 2 viaturas nas primeiras 2 horas de embates
Depois do Distrito de Muidumbe ter estado em pólvoras, agora é Nangade que nas últimas 48 horas, sente a presença de insurgentes e incendiários, num número difícil de estimar mas, nas aldeias Chicuaia – Nova, Namiune, Chianga e nesta noite, em Litingina.
Militares e milicianos ao serviço das Forças e Defesa e Segurança de Moçambique respondem incisivamente a estes ataques dispersos, em terra e provisoriamente, o Pinnacle News foi reportado ter havido pelo menos uma morte por parte de um civil e duas viaturas pertencentes ao empresariado local, incendiadas.
Defender infrastructuras do Estado, personalidades e população é a palavra de ordem mas os tiros ouvem-se de forma esporádica até 3 km de cada uma destas aldeias.
Muita população abandonou suas aldeias levando o essencial para a sobrevivência e fugiu para locais achados por ela como sendo seguros e a circulação nestas aldeias é exclusivamente de homens que se caçam, faz dias.
Desta feita, o Distrito-mãe, Mueda, encontra-se de plantão para responder qualquer e possível intrusão.
“Esses estão a querer nos tapar cara. Podem estar a querer entrar de um outro lado e bem espalhados” – Disse um dos graúdos militar posicionado em Mueda.
Por conta deste ataque, nenhuma viatura percorre o troço de 50 km de Nangade à Mueda e muito menos de Nangade à Palma (via Phundanhar), motivos par acreditar que, populares de Nangade estão encurralados enquanto o tiroteio prevalecer neste ponto da Província de Cabo Delgado.
Sem comentários:
Enviar um comentário