11/10/2020
Por ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Esses dias Estudantes meus perguntaram-me, porquê é importante investir em Defesa Nacional afinal de contas, Moçambique é um país com tantos problemas e tantas outras prioridades, além disso, está inserido num contexto [geopolítico] mais estável e calmo comparado com tantos outros Estados/países espalhados por esse mundo fora. Mas…, isso significa, que o nosso país não precisa investir numa Defesa forte e eficiente.
É claro, que precisa! Quero vos propor um pequeno exercício criativo para entenderem melhor a questão de Defesa Nacional. Imagine, que você tem uma casa com um grande quintal de jardim em frente, e começa a colocar no seu quintal algumas coisas de valor como; uma máquina ecléctica de cortar relva super avançada, uma churrasqueira de última geração, uma bicicleta como aquelas, que custam centenas ou milhares de dólares, tudo isso espalhado ali pelo seu quintal de jardim em frente à sua casa.
Você pode ter certeza, que esses bens irão atrair as atenções dos teus vizinhos, e alguns deles ébrios pela inveja vão querer tomar esses bens. Inicialmente de uma forma tímida, um vizinho seu vai tentar pegar um ítem do seu quintal e se ele conseguir; da próxima vez, ele tentará pegar um ítem maior e mais valiosos e se ele conseguir; novamente em pouco tempo ele irá entrar pelo seu quintal de jardim como se aquilo fosse dele e…, vai levar para o quintal tudo aquilo que ele quiser, e o mesmo acontece entre os países [Estados].
Destarte, se um país descobre uma grande reserva de petróleo e gás natural ou grande reserva de algum mineral super valorizado no mercado internacional é claro, que outros países/nações ficarão com inveja e desejoso de obter para eles próprios esses recursos. E…, se esse país sozinho, ou, apoiado por um outro vizinho, ou, alguma outra potência mundial, tentar roubar pequena parte desses recursos e se tiver sucesso com certeza voltará ainda com mais força e ganância.
Lembrem-se, que a inveja e a ganância, quer dizer, o desejo de ter àquilo que teu vizinho tem faz parte da natureza humana, e é esse tipo de comportamento que está por traz da maioria das guerras, que foram travadas e que estão sendo travadas nesse momento pelo mundo. Um outro aspecto positivo do investimento nas Forças Armadas, tem a ver com a economia. Repare! A indústria da defesa movimenta muito dinheiro a nível mundial é a responsável pela geração de centenas e milhares de empregos em diversas partes do mundo e incentiva a pesquisa científica e a preparação académica de alto nível.
Não estou desconhecendo, que as guerras são horríveis. Por exemplo, se não fosse o desenvolvimento da indústria militar, hoje provavelmente ainda estaríamos voando em aviões com motores a combustão interna, não teríamos a indústria automóvel-tractor altamente desenvolvida, não teríamos medicamentos importantes para a nossa saúde e bem-estar, como é o caso dos antibióticos, pois é importante lembrar o processo industrial de fabricação da penicilina, só foi desenvolvido por causa directa da Segunda Guerra-Mundial. Logo, um sector industrial [complexo militar] dedicado a defesa se traduz em mais emprego, em mais negócios e parcerias internacionais e em mais Universidades e Centros Avançados de Pesquisa Científica [UCAPC] e isso tudo são coisas, que faltam e precisam o nosso país.
Além disso, se um país como Moçambique, inserido num contexto [geopolítico pacífico] não tiver Forças Armadas suficientemente fortes, eficientes e bem pagas é inevitável, que atraia a ganância de países vizinhos, grupos armados ou mesmo de grandes potências mundiais [multinacionais]. Da mesma forma, com os recursos naturais que tem Moçambique hoje, que já está numa situação muito complicada e delicada pode se tornar num caso ainda mais grave. Por isso, é de importância superior, que as nossas Forças Armadas sejam muito fortes e [bem equipadas], e estejam sempre bem preparadas para assustar qualquer possível agressor, que tenha por interesse nos roubar e desorganizar.
Existe até o famoso ditado: «se queres a paz; se prepara para a guerra». Logo, se nós queremos a paz; devemos estar preparados para a guerra, por isso, nós precisamos ter mecanismos sofisticados de Defesa. Um país como nosso com as riquezas que nós temos, com a extensão territorial nós precisamos Forças Armadas muito fortes. Eu não digo Forças Armadas com potencial de fogo das grandes nações como; Rússia, Estados Unidos, Correia do Norte, China, mas umas Forças Armadas, que [atendam] as nossas necessidades.
Logo, investir em Defesa Nacional é como fazer um GRANDE SEGURO; um GRANDE SEGURO para a nação. Nós esperamos nunca precisar dele, mas no dia em que formos [ameaçados] temos que ter condições de defender os interesses do nosso povo, a soberania do nosso país, integridade do nosso território, e temos que ter condições de proteger as nossas riquezas. É, por isso, que nós precisamos desenvolver entre os moçambicanos uma cultura de Defesa é, por isso tudo, que nós precisamos investir em Defesa Nacional. Repare! Não existe nenhuma nação do mundo, que seja grande ou pequena sem se preocupar com Defesa. Defesa é um assunto de todos não só dos militares.
Portanto, é como você aprendeu; é só a partir do momento em que garantimos a segurança do nosso quintal, que podemos começar a embelezar a nossa casa, o mesmo vale, também para o nosso país.
Você, já havia pensado sobre isso!
Pois, deveria!
Manuel Bernardo Gondola
Em Maputo, aos de [11] Outubro 20[20]
Sem comentários:
Enviar um comentário