"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 21 de outubro de 2020

MENTIRAS NÃO ALTERAM A MÁ SITUAÇÃO MILITAR EM QUE O REGIME DA FRELIMO SE ENCONTRA EM CABO DELGADO

 

Por Francisco Nota Moisés

"Os confrontos aconteceram precisamente em matas de Awasse e envolviam também, do lado de milícias (antigos combatentes), inúmeros caçadores furtivos."

O artigo "Antigos Combatentes abatem 270 Insurgentes" do Pinnacle News parece conter uma forte dosagem de fantasia que até faria Mariano Nhongo rir a bom rir e entristeceria Ossufo Momade e Felipe Nyusi, se tivessem a capacidade mental de ver as mentiras que o artigo propala. Porque é que deviam ter sido aqueles antigos terroristas da chamada pela independência e caçadores furtivos a levar o combate aos combatentes do Norte e não a tropa e polícia da Frelimo.  Não seria isso desvalorizar o exército da Frelimo, que não aguenta enfrentar os rebeldes, e dizer que ele não presta para nada?

Consideremos que os antigos terroristas contra as forças armadas  portuguesas são agora velhotes que não prestam para nada depois de volvidos 45 anos após os últimos combates com os  soldados portugueses e imaginemos que aquele tempo eles tinham idades entre 20 e 40 anos.  Isso faria as idades hoje entre 65 e 90 anos.  Muita gente com tais idades num país como Moçambique onde ter uma refeição por dia  é questão de ao Deus dará estariam com colunas curvadas e a andar com bengalas para se apoiarem.    

Agora querem nos dizer que estes antigos terroristas foram submetidos a um treino duro, exigente e de poucas brincadeiras que eles não poderiam sobreviver antes irem enfrentar os rebeldes como o artigo parece dizer?

Que tais antigos terroristas e uns caçadores não licenciados foram atacar uma base que  eles detectaram numa mata densa, coisa que a tropa da Frelimo, cuja posicionamento defensivo em Cabo Delgado se tornou lendário, não consegue fazer?

Como se tal fantasia não pudesse fazer rir ate os babuínos daquela selva, o artigo diz que viaturas militares foram buscar as armas capturadas aos rebeldes.

Como é que tal força de antigos terroristas da Frelimo, agora velhotes e desajustados da Frelimo e caçadores furtivos, conseguiram detectar e cercar a base dos insurrectos e estiveram a atacá-la por três dias. Não vejo como é que os insurretos podiam ter ficado numa posição fixa a serem mortos sem eles também causar baixas àqueles velhos antigos terroristas.  Nenhum deles tinha camera para filmar o acontecimento enquanto sabe-se que a soldadesca terrorista da Frelimo filma as atrocidades que comete como quando bateram a pau e fuzilaram uma mulher nua algures em  Cabo Delgado? 

Pinnacle News diz que trará fotografias e vídeos.  Pois que se tratara de cenas de populares abatidos pela Frelimo. Pinnacle News também anuncia que Mocímboa da Praia está liberta.  Isto é uma fantasia visto que a vila encontra-se agora na zona libertada dos guerrilheiros e a soldadesca da Frelimo deve libertá-la para chegar a  Mocímboa da Praia.

E é claro que fantasias não alteram a desvantajosa situação militar em que a Frelimo se encontra em Cabo Delgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário