A guerra e as mudanças sociais recentes em Moçambique(1986-1992): cenários para o futuro por Colin Darch(1992)
Este trabalho apresenta duas teses sobre a atual situação econômica e militar de Moçambique. De forma esquemática a primeira defende que a prolongada luta política e ideológica entre o regime moçambicano, declaradamente marxista e a África do Sul, especialmente a partir de 1980, atingiu seu ponto culminante em outubro de 1986, tendo por resultado um revés decisivo para o projeto radical do governo da Frelimo. De acordo com essa perspectiva, o governo moçambicano nunca mais conseguiu se recuperar após esse revés, que mudou a agenda política do país para sempre.
A segunda tese defende que Moçambique neste momento se apresenta face a uma outra conjuntura, segundo a qual a natureza da guerra contra a Renamo está mudando de uma estratégia principalmente de destruição das zonas rurais para um avanço também sobre as cidades. Essa alteração começa a ameaçar o tecido social urbano, assim como o rural. Um colapso total da coesão social - semelhante ao que acabou de ocorrer na Libéria e na Somália parece ser, se não provável, ao menos possível.
Na última seção deste trabalho, retornamos a esse e outros cenários. Obviamente, temos que lembrar que, no que diz respeito à segunda proposição, trata-se de uma tentativa de compreender uma situação atualmente não definida.
Leia aqui Download A_guerra_e_as_mudancas_oficiais_recentes_Darch
Sem comentários:
Enviar um comentário