"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Da “expulsão” de Samora Machel à não coesão

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Ouvir com webReader


Da “expulsão” de Samora Machel à não coesão
O termo camarada encerra em si uma ideia de igualdade entre os seus cultores, não há súbitos nem Reis, nobres nem plebeus, muito menos diferença entre homens e mulheres... como também encerra a ideia de igualdade entre os camaradas na observância dos comandos que norteiam a actuação dos camaradas de verdade.
Vem este intróito por conta de uma azáfama que aguça os corredores da FRELIMO, alguns menos avisados gritam aos quatro ventos que Samora Machel Júnior, carinhosamente tratado por Samito, deva ser “excomungado” por violar as normas estatutárias, sem ideia da espiral de expulsões que podem daí advir.
A primeira nota de reflexão é que “condenar” Samito por violar as normas estatutárias pode significar subverter o próprio sentido de justeza das causas da FRELIMO! Porque não foi Samito o primeiro violador, é verdade que quebrou as normas, mas quase que em legítima defesa, para exercer um dos seus mais sagrados direitos fundamentais, de eleger e ser eleito, causa de honra da luta da FRELIMO pela independência de Moçambique... tudo começa por aqui, mas não tanto por aqui.
A violação das normas estatutárias não começou com este processo, começou com inobservância de uma directiva que não permitia que secretários do Comité Central cumulassem com os cargos de Deputados, uma paradigma que só vincou para os “pobres” Edson Macuácua, Sérgio Pantie, Moreira Vasco e Damião José. E que veio a resultar na “indicação” de outros na mesma situação, sem observar tal directiva... e nessa altura ninguém falou de violação de normas e de qualquer expulsão ou sanção...
Depois disso ficou assente a ideia de que as normas na FRELIMO eram figurativas e não de cumprimento obrigatório e ninguém foi responsabilizado por isso... e agora deve o “abestardo” do Samito ser expulso?
Penso por isso que deve haver uma reflexão profunda do problema e não uma fuga do mesmo com soluções simplistas, porque há direitos impedidos de exercer... lembro-me com nostalgia que em 2013, quando a comissão política propôs os camaradas Alberto Vaquina, José Pacheco e Filipe Nyusi (era assim o figurino na altura), houve quem entendesse propor outros candidatos e a direção de então não se opôs, todos concorreram e no fim saiu coesa a FRELIMO! Custava fazer o mesmo?
A fechar, penso que a direção da FRELIMO na cidade de Maputo deva demitir-se em bloco, não dá garantias de conduzir com lucidez e harmonia o processo eleitoral que se avizinha e a adivinhar pelas perseguições conduzidas por alguns dos seus membros nos grupos de WhatsApp aumenta esse receio...
Felicitações são devidas ao SG da FRELIMO, pois soube, “pressionado”, reagir com naturalidade e maturidade de um diferente daquele gabarito.
Facto histórico.
A intenção do Samito foi dar o seu contributo para o bem da cidade de Maputo dentro do seu partido. Não tendo conseguido por esta via ele optou por viabilizar a sua proposta por via do movimento AJUDEM. O Samito mantém-se o mesmo, o eleitorado também e a intenção avança. Infelizmente o meu partido ficou dividido. Teremos dois camaradas por eleger. O que só dá vantagens a terceiros. A HISTÓRIA da FRELIMO registou um NOVO FACTO.

Comentários
Brada Love The revolution will not be televised...
Gerir
GostoMostrar mais reações
ResponderVer Tradução13 h
Tito Tezinde Se nao se caca com cao, gato serve os propositos. A historia eh feita pelos audazes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Sura Rebelo de Oliveira Isso pode ser bom sinal. Ou vai ou racha
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Tomo Valeriano Um novo começo, diga se!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Elsa Mondlane Acho bem, Moçambique precisa de jovens corajosos como o Samito... a luta continua
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Lydia Faustino O pais , está vivendo uma nova fase . 
É assim continuaremos a escrever a nossa história .
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Lyndo A. Mondlane Nao è loneal, haver muito trasvase de votos q seriam para mondlane, e outro trasvase dos q seriam para comiche.. em condiçoes normais e eleiçoes livres. O SM, deveria ganhar, ao restar votos a renamo ( descontentes da frelimo) e votos a frelimo ( descontentes da frelimo que mesmo.assim.se mantinham fieis.. sobretudo da juventude..
Ja conheço varios q ninca havia pensado votar a frelimo, (iam votar mondlane), mas ja estao a repensar o voto.
Quem provocou isto, deveria rectificar
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder12 h
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
Anacleto Machava Início da cisão ?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
Lúcio Langaa com mais Samitos, mais Jaimitos a Frelimo volta a ser aquela que orgulha os Moçambicanos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Fred Forlife Se não houver retaliações será Um alto exercício de democracia interna de que tanto se Falava...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Isaias Jaime Massango Gostaria de ouvir o grande analista Gustavo Mavie
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Egidio Vaz Queria comentar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Vasquinho King A roda da historia é redonda tarde ou cedo o Machelismo iria aparecer
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Egidio Vaz Reaparecer para de uma vez por todas estar dissipado. É como um tornado. Aparece o primeiro, aguarde pelo segundo, para ter a ceteza que passou de vez.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Eliha Bukeni Não sei não. A julgar pelo que se reporta, SMjr é vítima do facto da família dele ter aposta em LD nas primárias de 2014. Se em 2024, seguindo o critério da rotatividade regional do poder instituído dentro do Partido, este migrará do norte para o centro. LD é uma fortíssima candidata, aliás, basta fazer a correcta leitura do posicionamento dela face a decisão de SMjr e lembre-se que nessa altura FJN será passado, tal como o é AEG hoje!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Egidio Vaz Eliha Bukeni é teoria dos contra. Há mais Frelimo para além de quesilias bacocas
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Guilherme Paulo GZ Ficou dividido não por falta de aviso, o que custava levar todos para as internas como se fez em 2014
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Joacheim Tembe Dinamismo partidário.
Gerir

Geraldo Ilidio Filipe Governo
Eu, sinceramente, estou deveras perplexo com a falta de lucidez que paira em alguns círculos da nossa Frelimo. Temos no nosso seio indivíduos que são tudo, menos líderes, ou seja, analisar com calma e agir depois de muita ponderação e análise das consequências a médio e longo prazo.
Vamos aguardar que haja alguma lucidez depois da ouvida e vida a entrevistas dada pelo nosso Camarada Secretário Geral.

Yönet
Benedito Macaua
Excelente reflexão! Parabéns pela sapiência.
Yönet
Gabriela Das Neves Santos
Não se pode comparar casos de Edson Macuacua etc... com o actual cenário. Penso que cada caso é um caso. Se fosse Gilberto Mendes acho que o entendimento seria outro.
Yönet
Isalcio Mahanjane
Terá de compreender a FRELIMO primeiro...
Yönet
Alexandre Chivale
Gabriela Das Neves Santos, o que está em causa é o respeito pelas regras que a própria FRELIMO estabelece. Quando António Rosário Niquice substituiu Damião José estava na situação que levou este último. ser afastado. O mesmo se aplica para Edson Macuácua e Calos Moreira Vasco, que foram substituídos por deputados...
Yönet
Gabriela Das Neves Santos
Assim o vosso entendimento é que a frelimo não expulse o Samito mesmo depois de atropelar os estatutos? E se amanhã aparecer outro membro da frelimo com a mesma actitude (concorrer com outro partido) qual sera(ia) actitude do partido?
Yönet
Isalcio Mahanjane
Gabriela Das Neves Santos, sugiro que volte a ler a reflexão...
Yönet
Alexandre Chivale
Gabriela Das Neves Santos, vosso? Leste bem? Até pode se expulsar Samito, porque o comportamento dele tem esse tratamento nos estatutos do Glorioso. Porém, não foi o primeiro a violar normas. Esse exemplo de deputados que citei acima é resultado de violação de normas. E alguém as violou. Portanto, se for para expulsar Samito (o que não se discute) que seja expulso quem também as normas da incompatibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário