"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Aos camaradas, os eleitores de Maputo.





Esta carta é dirigida aos camaradas da Frelimo que têm direito de voto nas eleições de 10 de Outubro. O objetivo é um apelo sincero na votação em Samito para salvar a Frelimo.

Camaradas! Estou escrevendo do estrangeiro onde moro por motivos profissionais. Sou membro da Frelimo desde os anos 70 e, por isso, considero-me uma pequena biblioteca que preserva os bons e maus momentos desta formação política. Mas, não são minhas credenciais sobre as quais quero falar. O que eu quero falar são as referências de Samito, filho de Samora. Como vós sabeis, o primeiro tiro foi dado. Este tiro não deve nos alarmar e deve ser visto como uma oportunidade para corrigir rapidamente os erros da Frelimo. 

Acredito na política como uma ferramenta para melhorar a economia e o bem-estar dos moçambicanos e não vice-versa, e com base nesta filosofia penso que Samora Machel Júnior foi enviado pela Providência para salvar a Frelimo do abismo para o qual alguns camaradas tentam empurra-la. Samora Machel Júnior fez o que fez, em parte, por causa de sua posição. Mas o seu caso não é único. A recente confusão em Ribaue e noutras partes é uma pequena amostra da nossa saúde interna. Nós não estamos saudáveis. 

Repito, Samora teve a coragem, em parte, por causa da pessoa que ele é. Imagineis quantos sapos são engolidos no país por aqueles que, mesmo que atendam a todos os requisitos e com o apoio das bases, são demitidos por ordens superiores. Nós não podemos, como membros, permitir que as pessoas que estão na frente do partido, algumas sem registro credível, se comporte como se elas fosse directrizes. Essa nova maneira de fazer política que essa direcção está levando, nos levará ao abismo. 

Isso nos tirará do poder, porque os mobilizadores das massas são postos de lado sempre que o dedo do chefe vai contra a democracia interna. É uma questão de tempo, mas eu não gostaria de ser uma testemunha desse tempo que, a continuar, chegará. Alguns de vós, eleitores de Maputo, tendes ambição de chegar a deputado e vem ai as eleições gerais. O tempo de garantir a vossa ambição é este e só votando em Samito estareis a ampliar o grito da justiça nas escolhas. Agora tendes a oportunidade em vossas mãos. 

Meus queridos companheiros, a salvação da Frelimo está nas nossas mãos, melhor, nas vossas mãos, eleitores de Maputo. Não sou contra Comiche, de quem tenho uma grande admiração desde a sua juventude. Mas acho que ele deu o que tinha por dar e, acima de tudo, penso que não podemos salvar a Frelimo condenando Samito. Para salvar a Frelimo, vós, eleitores de maputo, deveis votar em Samito. Isto obrigará a liderança da Frelimo a respeitar os estatutos, o que por sua vez motivará novas pessoas a fazer o seu melhor a bem do partido sem esperar que sejam conhecidas pelo chefe. 

O vosso voto em Samito estará a salvar a honra da Frelimo em todo o país. Lembremo-nos que a nossa missão era melhorar as condições de vida dos moçambicanos. Uma batalha que estamos perdendo, em parte, por causa de conflitos internos. Quero lembrar-vos também que a Frelimo tem estatutos e directivas sobre eleições internas e que estas foram violadas. Samora Machel Junior é um insurgente contra uma injustiça porque alguém violou os estatutos. É essa pessoa que deve ser penalizada por permitir que o partido seja colocado na situação actual. 

O camarada que controla o destino da Frelimo na cidade de Maputo foi incapaz de explicar porque Samito, com apoio das bases, estaria fora da corrida. E como Pilatos, ele lavou as mãos. Ele acusou duas pessoas, a menos que eu tenha entendido mal a mensagem. Agora, não podemos deixar que essas pessoas acusadas de prejudicar as directivas e o bom nome da Frelimo sejam os heróis da história. Isso seria traição. E uma das maneiras de chamar a atenção é votar em Samito. A vitória do Samito será a vitória da Frelimo. 

Samito é o rosto de companheiros injustiçados, de todo o país, que dia e noite trabalham para o povo e com ele se simpatizam, mas por não serem amigos dos chefes que locais quer nacionais, são impedidos de servir a esse povo. Podemos fazer uma mudança interna, sem ter que copiar exemplos do Zimbábue e da África do Sul. Sejais vós, camaradas de Maputo, a mudança. Esta é a oportunidade única e feliz quem dela participa. A política do dedo do chefe deve parar. 

Mabjaia está sendo crucificado por seguir as directrizes superiores, dos que nunca apresentam a face, mas sabemos quem são eles. Mas devemos continuar a fazer história e isso depende de nós, melhor, de vós eleitores de Maputo. Depende de como vós fareis a escolha no dia 10 de Outubro. Votando em Samito estarei a fazer um julgamento antecipado sobre o ambiente ruim em que alguns camaradas jogaram o nosso partido. Nós não podemos hesitar e, aqueles que podem fazer suas vozes serem ouvidas a favor de Samito, que o façam. Abraços a todos.

Recebido por e-mail

Sem comentários:

Enviar um comentário