"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 26 de agosto de 2018

A UNIDADE FAZ A FORÇA

domingo, 26 de agosto de 2018

Ouvir com webReader

A imagem pode conter: céuA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, pessoas a caminharem, multidão e ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, multidão e ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Oposição sonolenta
A nossa oposição tem vindo a demonstrar um grande défice de bom-senso na resolução dos problemas e diferenças que os separam um do outro. Parece que entre a Renamo e o MDM competem quem comete mais besteiras, quem pode desiludir cada vez mais o povo, quem mais faz asneiras que beneficiem ainda mais à Frelimo. A Renamo, apesar longa experiência de luta, ainda tem imensas dificuldades de se pôr de pé e deixar de andar trôpego, próprio de quem deseja chegar ao poder.
Não há dúvidas de que os erros que a Renamo e o MDM cometem deixam um campo aberto de manobras para a Frelimo se sentir cada vez mais forte. Quem deve estar a esfregar as mãos de contentamento com as mutilações mútuas entre a Renamo e MDM é o partido Frelimo que subvenciona essas guerras no seio da oposição. Alguém deve estar a facturar para atrapalhar. Semeia a confusão e colhe dividendos, ao fim da sua jornada de enfraquecer a oposição.
Em devido momento, alertámos sobre uma possível existência de saco azul para confundir a oposição. nossa previsão era verdadeira. As lutas entre a Renamo e MDM visam dar vantagens à Frelimo. A permanência da Frelimo no poder não se deve à sua força, a sonolência da oposição que nada faz para alterar as coisas. A Frelimo embora debilitada pela corrupção, continua invencível aos olhos da nossa oposição.
Depois de 10 de Outubro, a oposição que vá chorar sobre os seus próprios ombros ou de gente distraída e ingénua devido à sua falta de inteligência, excesso de arrogância e, sobretudo, à ausência de uma visão estratégica de luta política.
A Renamo vem participando das eleições desde 1994, mas nunca logrou derrotar a Frelimo, embora votada, massivamente, sempre quedou em segundo lugar e dá a entender que vai ter a necessária performance para alterar as coisas até que mude a sua maneira de fazer política. O que tem falhado? – Sempre a mesma coisa. Não basta enumerar as desculpas do tipo nos roubaram votos, prenderam o nosso fiscal no momento em que a contagem ia começar ou o STAE fez o enchimento de urnas com votos falsos. O povo quer resultados e não deseja ouvir desculpas nem a ladainha de que “fomos roubado votos”. Quanto a esta música, entendam-se com a Frelimo e não com o povo.
Os partidos têm a obrigação de evitar que ocorram fraudes e não para fazerem a listagem do tipo de fraudes e vir à rua choramingar. O que é preciso fazer para evitar que haja fraudes? – É preciso trabalhar bastante, congregar numa frente única todas as forças que se opõem à Frelimo e traçar uma estratégia comum de luta. Se a Renamo tem uma larga base popular o que é bom, é necessário unir esforços com o MDM, um partido com alta experiencia de vigilância de votos. Só desse modo será possível remover a Frelimo do poder. É a oposição que transmite a ideia da invencibilidade da Frelimo.
A nova realidade política que vivemos, não é salutar que um partido lute pela manutenção de um sistema de dois partidos. Mesmo nos Estados Unidos ou na RP da China, existem outros partidos para além dos popularmente conhecidos, não são flagelados. Não são convidados a sumirem do panorama político como fazem com o MDM.
A iniciativa de estucar o MDM sempre parte da Renamo que, em várias ocasiões se junta à Frelimo para “matar”. Podemo-nos recordar da exclusão, em 2009, do MDM em 9 províncias das 11 totais e para lograr esse efeito, a Frelimo contou com o apoio da Renamo. Recentemente, enquanto Afonso Dhlakama procurava entreter Daviz Simango com conversa fiada de frente única eleitoral, na calada da noite, o líder da Renamo chamava membros do MDM à Serra da Gorongosa.
Quem quer concertações de luta não procede de tal maneira, comparando-se a um convidado para um jantar e durante o banquete passa o tempo a piscar o olho para a esposa do seu amigo. É o exemplo da Alemanha hitleriana que invadiu e ocupou a Polónia depois de terem assinado um pacto de não-agressão, que era para distrair o mundo.
É vergonhoso um político dizer que quem precisa da Renamo é o MDM e não a Renamo do MDM. Isso revela a falta de qualidade da nossa oposição. Para vencer a Frelimo, todos precisam de todos, afirmamos nós. O MDM, para vencer a Frelimo, precisa do apoio da Renamo. A Renamo, para vencer a Frelimo, precisa do apoio do MDM.
Se ninguém precisa do outro, porquê a Renamo, que vem participando das eleições de 1994, 1999, 2004, 2009 e 2014, nunca conseguiu vencer a Frelimo? Reconhecer as suas fraquezas é uma virtude que falta à oposição. É papo furado dizer que a Renamo não precisa do MDM. O caso da eleição intercalar de Nampula desmente pensar. Sem MDM, a Renamo teria sido derrotada. É uma conclusão irrefutável.
Agora ganha-se uma eleição com a diferença de, apenas, um voto, o que quer dizer que o risco de a oposição perder está acrescido. Se a nossa oposição tem em conta este importante pormenor. Ao invés de se agredirem um ao outro, deveria estudar estes detalhes que determinam a vitória. Como não querem, a oposição será cilindrada.
A nossa oposição não tem tempo para pensar porque não tem, no seu programa, a conquista, a manutenção e exercício do poder. A nossa oposição é preguiçosa, desprovida de ideias de luta que foge do poder como o diabo foge da cruz. A oposição não quer crescer por se deixar atropelar jogadas da Frelimo. Não tem ambição de ser poder, prefere entreter-se com miúdos barulhentos que lançam foguetes de um triunfalismo barato e sem esforço.
O maior aliado da Frelimo para continuar, eternamente, no poder é a própria oposição que se depena sem dó nem piedade. É a oposição sem ideias nem estratégia de luta que permite a Frelimo manter-se no poder contra a vontade do povo expressa, evidentemente, nas urnas. A oposição sonolenta serve de pilar para a Frelimo dizer que vai ficar no poder por mais 500 anos.
O povo moçambicano não tem sorte mesmo! Não temos oposição de ver que isolados, não chega ao poder. A solução tem que passar pelo fim das hostilidades entre as forças que se opõem ao regime a fim de se conseguir um ambiente de tranquilidade e organizar uma frente comum que afaste a Frelimo do poder.
As intrigas que dominam no seio da oposição só retardam as mudanças do regime. Que tenha a iniciativa de pôr termo as calúnias, intrigas, fofocas e os aliciamentos, como sinal de boa vontade. As condições objectivas e subjectivas para que a Frelimo seja afastada do poder, existem, faltando, apenas, a Renamo e o MDM congregarem-se numa única frente eleitoral.
Comentários
Nércio Machele De acordo! É uma pena, ver certos políticos a pensar com "o estomago".
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Tenhende Machava VERDADE IRMÃO... Estamos mal entregue
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Mario Barbito Se não te conhecesse até poderia pensar que o autor é um dos g40. Felizmente te conheco.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Edwin Moz O problema é teu e somente teu.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Assane Cabiche DISSESTE TUDO.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Gamito Dos Santos Carlos Edwin Moz, falou dessa vez e disse. Mais chorei bastante ver o MDM a se juntar ao teatro de excluir o Samito Jr, que este facto só beneficia e ném prejudica a Renamo, pois o único prejudicado naquela decisão é o povo. Em relação ao texto está bem feito embora com alguma inclinação política
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Tubarão Branco Samito é Frelimo. Só! O povo não devia chorar por isso. Aqueles que iriam votar nele, irão votar na posição, nulo ou se absterão.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Gamito Dos Santos Carlos Tubarão Branco, meu irmão pensa no caso como tudo aconteceu e como tudo foi, te confirmo que quem saí a perder nisso é o povo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Nando Munguambe É de se tirar chápeu aos extractos escancarrados...Infelizmente assim vai Moz e a posição da oposição.... É lamentável
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
David Aureliano Botelho Essa reflexão sim!!! E desses quero é distáncia, que esperem mais 500 anos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Jaime Tembe Na verdade... os que se consideram oposição em Moçambique parece que só tem problemas de fome a partir documento que enche barriga deixar de o ser....
os verdadeiros opositores da Frelimo nem tem partido politico
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Fernando Sande cansei com a RENAMO é mto orgulhoso tentou a custo fragilizar o MDM,agora ta apanhar cabeçada
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Juvêncio Flores Dessa vez tenho k concordar consigo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 hEditado
Isaias Nyamunda A UNIDADE FAZ A FORÇA
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Amável Vera Cruz Cruz Os meus parabens meu companheiro . Disse e disse bem . Só fasso votos para que os que lideram estes dois partidos da oposição leiam este artigo e compriendam . Os meus parabens .
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Wutau Massango Eu cansei-me de alertar sobre isso, escrevendo em particular para alguns lideres da Renamo, por pensar que tinham responsabilidades acrescida por pertencerem ao segundo partido mais votado e com mais participações em pleitos eleitorais. As intercalares de Nampula parece que tinham sido realizadas para servirem de CONSULTOR grátis para a Renamo. Porém, a Renamo parece se guiar por um SONHO falso, a coragem que tem de contrariar factos. Cheguei a admitir a hipotese haver membros seniores dentro da Renamo pagos para desorganizar a oposição. A Renamo devia encetar uma investigação da vida dos seus membros para neutralizar esses individuos. Eleições é uma oportunidade unica que vem de 5 em 5 anos que nao se deve disperdiçar. E em cada eleição ha novos protagonistas e cenarios. Estas eleições ocorrem em cenário muito favorável para oposição tirar o POVO do sofrimento. MAS A RENAMO NAO ESTÁ AI!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 hEditado
Annlawi Annlawi Jr Certo... Ha ali no partido rena, individuos k se intitulam de grandes quadros mas k de quadros nao tem nada, sao simples fantoches e gananciosos. Pra eles o 2° lugar ja lhes garante um salario k parece ser a razao do seu engajamento no partido... E, por sinal ou tristeza, a sociedade os tem de farois do tal partido...por isso o partido nao avança...um partido nao pode acancar com pessoas k nao se dedicam a ele...mas apenas usam-no pra sobreviverem ( é so recordarem as tomadas de posse de alguns dos deputados à calada da noite enknto seu lider lhes exigia coragem e prudencia - nomes.... A propria rena conhece!!!!)
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Annlawi Annlawi Jr Muito certo... Mas deixe colocar que a renamo ter puxado pra sua hoste alguns quadros do mdm sendo k alguns ate ja militaram na renamo, nao coisa de outro mundo, tao pouco factor destruidor de partido... E, este jogo a renamo faz fora do sistema institucional... Diferentemente do mdm k agiu nas instituicoes pra derrubar vm e araujo. Mas concordo sim senhor k a renamo tem se portado mal como o cabeça da oposicao e com mais experiencia nos pleitos eleitorais... 1° o erro de lutar plo exterminio da outra oposicao e nao quem esta em exercicio 2° lutar plo k aparenta plo eterno 2° lugar ( parece lhe confortar e pra manter esse lugar vale tudo, ate mesmo, vingar as suas congeneres opositoras) 3° nao estar e nao se dotar de estrategias ( pensar e fazer politica e entender as suas emaranhadas, com o processo de votacao incluido) visando a captura do poder... O mdm com poucos anos de vida, mostrou k sabe fzer isto e os resultados se mostraram ( ainda k nao seja ba sua plenitude: recorde-se a atavalhoada do proprio vm7 em 2013 na cidade de maputo k o mdm nao conseguiu vislumbrar o que de facto havia ocorrido pra seu candidato, derrompante ver se derrotado)

No entanto, pra a oposicao estar unida, precisa de gente com cabeças nao casmurras ( davis e lutero o sao ) mas tambem de pessoas inteligentes ( nao parece k na renamo as há, a começar do seu lider interino k de golpe a golpe vai entregando a "sua" renamo a boca do leao)
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Assane Raja Obrigado Edwin Moz!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Lit Safrao Deixe a Frelimo em paz, cabe a Renamo e MDM resolva sua disintelengencia apenas ficarão com dois e outro um Município!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Makethe Junior Edwin! Tudo bem?

Me parece que este conhecimento em analise esta ofuscado de objectividade!


O melhor e ir-se directo ao que (se) pretende para o alcance da Victoria! Nada de labrimas!

Se o vizinho piscou olhos para sua esposa e ela caiu na fita, algo nao esta bem na relacao, junte familia e padrinho para debater o assunto e, cada um apresentar sua insatisfacao (...); penso que isso faltou.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Dinito Dine A Renamo se contenta com segunda posição e vendo o MDm vindo a passos galopantes, pois quando estiver e 3o lugar para chegar o primeiro tem que passar do do segundo preferiu destrui lo, contudo nao conseguiu pois este continuara ate o infinito. Porem neste momento digos vos nao se pode pensar na existencia de condicoes para essa uniao, o que deve ficar na cabeça dos mentores desta arimanha é sim a liçao de que nenhum partido pode eliminar o outro se nao o povo ou o proprio partido pode se destruir por si mesmo.
Lembem se sozinho podes ir rapido, mas se queres ir longe entao vamos juntos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Nito Prazeiroso Mentira bru. O problema é da FRELIMO que rouba votos. RENAMO já ganhou eleições sim, incluindo as últimas. Você sabe muito bem disso. O que dá vantagem a FRELIMO é CNE que facilita fraudes. Depois de 10 de outubro a oposição vai chorar sim porque a CNE já começou com a fraude. Afinal o que está causando conflitos após as eleições? É Fraude. Perdeu tempo em tentar desinformar o povo. Mas o povo sabe o que está a acontecer. Faça um outro texto a dar opinião de como controlar o voto, ou a apelar para eleições sem fraude. Nada de tentar escovar com mentiras.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Augusto Khumalo ISO já virou abito mais desa vez osenario vai ser diferente já basta d malandrise d partido d masaroca ate poe alguém k já era e ki n comsiguiu fazer nada n tempo dele e desta vez k ele vai fazer algo povo abrem os olhos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Amonge Rafael Macuacua Textos assim dão liberdade á Frelimo de fazer fraude e vai instruir os seus pontas de lanças para dizerem o que foi escrito aqui: a oposição está sonolenta!
A Frelimo agorinha em parceria com o MDM usando instituições do Estado boicotaram a 
Renamo Cidade de MaputoA oposição como a Renamo usa meios proprios para fazer politica durante 5 anos de poder contra quem usa instituições do Estado contra a oposição. A Renamo tem feito o Bastante so que no fim está a ser boicotado por aqueles que se beneficiam da sua luta.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 hEditado
Wutau Massango Foi com base nos textos em 1994, 1999, 2004, 2009 e 2014! As alertas foram dadas com muita antecedencia. Que a Renamo estava atrás de um sonho falso, devia seguir dados cientificos oferecidos gratuitamente a partir de Nampula. O MDM, depois de 10 Outubro, vai mostrar numeros positivos, que mesmo com os goloes que sofreu, valeu! E um partido da dimensao da Renamo? Que conseguiu alguns assentos nas AM, apesar de fraudes? Sinceramente! A RENAMO tropeça sempre quando está quase para cortar a meta. Que problema tinha de apoiar Venancio Mondlane dentro do MDM?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 hEditado
Amonge Rafael Macuacua Wutau Massango você não sabe o que está por detras das Derrotas da Renamo.
Você sabe o que é os resultados serem desenhados em escritorios.
O grande objetivo do Partido no poder é que a Renamo desapareça da politica nacional.

Esses resultados são feitos para que o eleitor se canse de votar em alguem que nunca ganha.
Você viu as eleições de 2014 onde foi usado um cd pirata pra divulgar resultados o que quer dizer que os resultados oficiais foram totalmente ignorados.
Se fosse o MDM o que faria numa situção similar?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Amonge Rafael Macuacua O MDM presidente disse que não está a fim coligações, não depende de boleias para chegar ao poder.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Wutau Massango Amonge Rafael Macuacua, tudo acontece devido a fraca estrutura e organização da Renamo. A Renamo nunca foi capaz de apresentar editais que dizem o contrario desses CD. Em 1999, a Renamo teve oferta de fiscais de uma associação que iriam trabalhar gratuitamente, mas porque, falando de factos reais em Maputo, alguns membros da Renamo acreditavam que haveria pagamentos, optaram por dar espaço pessoas que trouxeran sei lá de onde. No fim, essas pessoas condicionaram entrega de editais ao pagamento de subsídios. A RENAMO devia atacar o poder central a partir das autarquias, que sao circulos pequenos, faceis de controlar. E pela experiencia, a oposição é entregue autarquias que ganha com maioria esmagadora, acima de 70%. Por isso, a percentagem do MDM vai dar falta à Renamo. E lembra-se que no sistema de listas nao há segunda volta.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 hEditado
Amonge Rafael Macuacua Wutau Massango vc ate parece um do STAE do que um cidadão atento.
Mas é de lei que os editais é que fundamentam os resultados finais de uma eleição.
Como é que instituições que garantem o cumprimento da lei aceitam proclamar resultados atravez de um cd e sem editais?

Antes de querer saber se a Renamo apresentou ou não os editais.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Wutau Massango Amonge Rafael Macuacua, vai no Youtube e escute a ultima entrevista do Daviz Simango na STV: "havia contactos para apresentação de listas conjuntas MDM e RENAMO, mas com a morte do Dhlakama, nunca mais houve esses contactos".
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 hEditado
Baptista Vumas Ta certo a RENAMO não sonha a governar
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Agirafaly Aly Mupico Mupico VOCES Q DAO CULPA A OPOSICAO NAO SAO MOZAMBICANOS? Alguma vez ja apoiaram essas formacoes? Estao aqui a reclar os outros a sofrerem a causa d povo, pa'ra d falar mal se n tem nada d falar
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Reinier Cedeno A oposição em Moçambique trabalha para a Frelimo. Ainda não surgiu um partido que se diga independente das amarras da Frelimo. O que temos assistido é um verdadeiro teatro dos partidos da oposição. As lideranças da oposição é feita de gente orgulhosa e casmurra, vem com discursos de que querem o bem do povo mas na verdade sao coniventes com o regime. O Edwin bem o disse, esse povo não tem sorte mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário