"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 30 de agosto de 2018

*SOBRE O SLOGAN “MAPUTOOOO… VAMOS LIMPAR!”, DE VENÂNCIO MONDLANE*

quarta-feira, 29 de agosto de 2018


Ouvir com webReader

*SOBRE O SLOGAN “MAPUTOOOO… VAMOS LIMPAR!”, DE VENÂNCIO MONDLANE*
Chamo-me Rosa Manhique e sou uma estudante de nacionalidade moçambicana, a cursar um mestrado em ciências da comunicação no Brasil. Interesso-me muito por marketing político e não podia deixar de comentar o modo como a nova vaga de políticos moçambicanos se comunica politicamente. Venâncio Mondlane tem sido, a meu ver, um caso deveras interessante.
Slogans são, de um modo geral, um meio de comunicação através do qual os políticos resumem o seu fio de pensamento sobre as suas pretensões políticas. Para tal, eles recorrem a frases curtas onde expressam o modo como desejam ser identificados pelo seu público-alvo, criando relações de empatia recíproca e um sentido de identidade e de união, uma identificação com a sua causa e um apelo à acção colectiva para a sua materialização. O slogan adoptado até agora por Venâncio Mondlane, na sua pré-campanha para as eleições autárquicas no Município de Maputo, é por excelência disso um exemplo. Para especialistas e entusiastas de comunicação política, como eu, este é um caso de estudo que poderia desembocar em várias dissertações ou teses de doutoramento na área, sem dúvidas. Para já, prefiro focar-me resumidamente na compreensão discursiva do slogan.
Consigo destacar, no slogan *“Maputoooo… Vamos limpar!”*, 3 dimensões comunicativas que podem ser muito bem exploradas por Venâncio Mondlane, no seu manifesto eleitoral:
*1. Sentido denotativo*
*“Maputoooo… Vamos limpar!”* claramente traduz o compromisso de Venâncio Mondlane em tornar o Município de Maputo um lugar ambientalmente agradável de se estar e de se viver. Por outras palavras, significa o seu comprometimento em “limpar” os resíduos sólidos urbanos (adoptando medidas sustentáveis como a sua reciclagem ou a sua reutilização) e, por consequência, a qualidade do ar na extensão territorial do Município. Mas também pode englobar a dimensão social como, por exemplo, a de “limpar” a criminalidade no Município… ou a de “limpar” o Município das trevas em que a sua larga maioria de habitantes hoje se encontra votada, introduzindo projectos inovadores de iluminação pública com candeeiros solares, por exemplo.
*2. Sentido conotativo*
*“Maputoooo… Vamos limpar!”* pode espelhar a convicta resolução de Venâncio Mondlane, pelo que tenho estado a acompanhar do que ele tem dito pela imprensa e pelas redes sociais por estes meses, em “limpar” a calamitosa corrupção na gestão municipal em Maputo, na sua história recente. Mas também pode significar, por exemplo, “limpar” a anti-cultura promovida promiscuamente entre os gestores municipais vigentes e determinados sectores empresariais que a patrocinam, “limpar” a miséria generalizada (ou a pobreza urbana) das massas mais desfavorecidas ou, mais ainda, “limpar” a mentalidade conformada da juventude maputense perante o descalabro das políticas sociais que se deveriam prioritariamente centralizar nela.
*3. Sentido motivacional*
*“Maputoooo… Vamos limpar!”* pode ser, como disse no início, o hino da consagração de Venâncio Mondlane como, se eu quisesse ser mais ousada, o libertador do Município contra a tirania das suas elites predadoras. Em sentido figurado, poderia ser traduzido também como a forma em que se traduzirá a sua vitória eleitoral. Não me admira todo o esforço político institucional e mediatizado para impedir ou desacreditar a sua candidatura. Ele parece ser politicamente forte o suficiente para “limpar” todos os seus concorrentes, nestas eleições. Por conseguinte, também de modo metaforizado, Venâncio Mondlane poderá vencer de forma “triturante” no Município de Maputo, a fazer fé ao que se tem dito em circuitos sociais mais restritos sobre as últimas palavras que ele ouviu do malogrado Afonso Dhlakama, quando se reuniram pela última vez na Serra de Gorongosa: *“Venâncio, Maputo vamos limpar!”*.
Voltarei brevemente para explorar a fundo estas e outras nuances deste slogan. Estas eleições autárquicas vão ser mesmo extremamente didácticas para a nossa cultura política geral, doravante. Quero também fazer parte disso. Um abraço!
Comentários
Nordino Magul O Dlhakama voltou pra ajudar a campanha de Venâncio.. Que palhaçada deixem o velho descansar em Paz

Sem comentários:

Enviar um comentário