"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A FRELIMO PARECE DESORIENTADA, DESARTICULADA E VULGAR (PRETENDE GANHAR A QUALQUER CUSTO)

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Ouvir com webReader


A FRELIMO PARECE DESORIENTADA, DESARTICULADA E VULGAR (PRETENDE GANHAR A QUALQUER CUSTO), NEM PARECE UM PARTIDO DE QUADROS (EM NÚMERO E QUALIDADE): O que se passa mesmo com a gloriosa e cinquentenária Frelimo?
Afinal, o que faz a massa pensante deste partido? São tantas e tantas desinteligências em pouco tempo para um partido que tem tantos e bons quadros. Nas questões relativas ao quadro jurídico-constitucional, por que é que não consultam os seus quadros mais entendidos sobre estas matérias (os professores/especialistas Teodato Hunguana, Waty e outros)?
Com mais de 50 anos de existência e de história, e, estando no poder há 43 anos, a Frelimo já deveria ser um partido maduro que toma decisões de forma estudada, articulada e consistente com a lei, tendo em conta a necessidade de assegurar a consolidação da paz, estabilidade política, consolidação da democracia e promoção do bem-estar de todos. Mas não é o que vem acontecendo, as decisões tomadas por este partido não reflectem a qualidade e quantidade de quadros que possui e causam indignação geral, conflitos desnecessários e poem em causa os esforços do Presidente para assegurar a manutenção da paz, convivência política pacífica e democrática. Certas vezes, esse partido parece imaturo e desalinhado com os seus próprios princípios, valores e sobretudo, com o bem-estar do Povo Moçambicano. A Frelimo precisa reajustar-se aos valores e ao contexto democrático actual, e com as dinâmicas e demandas do mundo actual globalizado. O Mundo e a Sociedade Moçambicana já experimentaram avanços que não permitem recuo ou retorno ao passado. A liberdade e democracia (não podem ser canceladas e reduzidas do dia para noite ao bel-prazer dos que governam). A maneira de governar um Partido e País típicas dos anos 70, 80 e 90 já não são aceitáveis hoje, nem podem ser válidas e nem recomendáveis em pleno século 21.
Na verdade isso acontece porque a Frelimo permitiu que a cultura de bajulação se institucionalizasse (se enraizasse) no seu interior. Os chefes gostam de serem adulados…a bajulação é regra e falar a verdade é excepção e constitui uma disfunção ao partido (por isso que os falam/dizem a verdade como a mamã Graça Machel, Teodato Hunguana, Teodoro Waty, Adelino Buque são hostilizados nas fileiras da Frelimo. A Frelimo precisa realinhar-se se quiser voltar a ser o partido de vanguarda do Povo Moçambicano. A Frelimo deve reconciliar-se com ela mesma e com o Povo moçambicano. Muitas pessoas críticas como eu, não são necessariamente da oposição mas estão insatisfeitas com a maneira como o pais é governado em muitos aspectos.
A Voz dos Oprimidos, 23/08/2018
Comentários

EU ESTAVA mesmo correcto. A FRELIMO nunca poderá ceder a capital, Maputo para a oposição pelas seguintes razões:
1. Maputo é a capital política e diplomática do País
2. Maputo, é a capital económica do País
3. Maputo, é a capital judiciária do País
4. Maputo, é das atenções para coisas que realmente ou não funcionam
5. Maputo, é a capital da defesa nacional.
6. Maputo é Maputo.
A CNE, está cada vez mais evidente que não funciona para unir os diferentes tecidos etno-socialmente constituidos de Moçambique. É um centro das fábrica de conflitos em Moçambique.
________________________
Em relação a fragmentação da FRELIMO, prevejo uma confusão no Comité Central nos próximos meses! E se a liderança não gerir essa confusão do Comité Central de forma sábia, corre-se o risco de a Comissão Política não sobreviver. E se vier a acontecer, há maior probabilidade de o Presidente da FRELIMO ser destituido e em 2019, poderá concorrer um novo grupo étnico ou do Sul (estes por natureza na sua maioria gosta de ser chefe mesmo sendo de cabeça de plástico, grandes preguiçosos, intriguistas) ou Centro (o grupo dos Pacheco's, os teimosos, corajosos e ambiciosos) ou a sobrevivência do Norte (os makondes, os teimosos e corajosos). Em relação aos makuas (indolentes, os chamados matrecos mas pacíficos), estes são softs, só estão a apreciar os factos nas calmas!


OPAIS.SAPO.MZ
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) chumbou a candidatura de Samora Machel Júnior para as eleições autárquicas de 10 de Outubro, com nove votos da Frelimo e MDM.
Comentários

Ofece Deniasse Chania Já começaram com batotas antes do jogo, não imagino o que será no dia do jogo.


1
Gerir


49 min

Celso Julio Cossa MDM a mostrar a sua verdadeira face!

se tudo continuar assim a vitoria de velho certo
Gerir


38 min

Sergio Machava Eu sendo asim nao vou votar melhor ficar em casa a FRELIMO e um partido sujo e cheio de abutres por dentro . ACN vai amerda isso não Estado de direito mais sim estado da ditadura que os puxa sacos da FRELIMO come e rouba para o povo honesto que Mondlane & Machel deixou

Sem comentários:

Enviar um comentário