"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A campanha suja de Daviz Simango

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Ouvir com webReader

Daviz Simango, cuidado com a sua campanha de incostituicionalidades. Podes ser arguido no futuro!
Esse favoritismo que estão a gozar perante a Frelimoo é um presente é envenenado. Moveram a impugnação da candidatura de Venâncio Mondlane e destruição de Manuel Araújo com Edil, tudo em atropelo a constituição. Não admira um dia retirar a sua imunidade com Conselho do Estado e tornar arguido num piscar de olho!
Há quem diz que o sr. está agir como o seu pai, o reverendo Simango -- talvez do jeito como ele caiu na armadilha da Frelimo:
1) Os promotores das manifestações de Lourenço Marques, 1974, colocaram à frente Urias Simango, junto com a Dr. Joana Simeão, bajulando-os com o termo "Bons Chefes Negros". Sem dúvida, isto irritoua Frelimo.
2) Talvez drogado por ambição, Urias Simango ficou embalado com o carinho mortífero demonstrado pela Frelimo, sozinho veio para Moçambique acabando preso e levado ao julgamento nos campos de Niassa.
Daviz não se engane, podes ser preso. Sentiu-se seguro com Nuysi só porque ele foi seu colega dr carteira na Beira é imprudente. Nuysi não tem controle absoluto da Frelimo. Sabia que o presidente Samora Machel não estava a favor da morte de Urias Simango? Embora chefe do Estado, Machel não conseguiu impedir. Sr. Daviz, está ciente de que o sr. levantar inconstitucionalidades que poderão provocar um conflito armado e que a Frelimo não será culpada? Sabia que a Frelimo não tem culpa nisto porque o proponente é o dr. com o seu MDM? Não se meta nisso, por favor. Digo isto em especial aos assessies dos irmãos Simango.
Comentários
Samuel Junior Caso Araujo, o Conselho de Ministro é que deliberou, e a porta voz explicou muito bem o que aconteceu! Devias assistir a repetição amanhã as 6h! e outra pergunta porquê que doi tanto que o MDM sabote a Renamo? A Renamo quando sabotou MDM estavam todos felizes. Ninguem leva 3 socos na cara e levanta vai embora, se mi baterem eu devolvo assim não mexem mais comigo! A Renamo não deve começar uma luta que não sabe lutar
Gerir
14 h
Serra M'telela Amigo, tenham cuidado. Quem levantou o assunto é o MDM na assembleia municipal de Quelimane. O governo só aproveitou a ingenuidade do MDM.
Gerir
14 h
Ělïās Zēčā Dāňšā Este mano significa que está a favor de qualquer retalhação nesse caso. Por exemplo se o pimo queimar a sede de panemo e o panemo deve tambem queimar a sede de pimo né?. Esta tua boca eu considero sugidade e nem deveria expressar assim e sabendo q estamerda sua chamada MDM ,è desarmada e bolacha de agua e sal e nem uma criancinha nao aceita tachar seu chocolate. Estas a fomentar a guerra e ha vir mesmo que nunca se viu e pensa q aquele Dhlakama que as vezes fazia e desfazia está com nosco. Mbuia voce me irritou no teu comentario e eu nem queria comentar nestes assents politicos. Mas o teu posicionamento me fez escrever este jornal aqui e nao erritas deves ler. Mdm vai procurar fugir dentro das narinas daqui a pouco se estas a ser enganada e amanha vais levar o peso da morte. E estas a ver tipo brincadeira isto aqui e todos aqueles q contribuiram pr fazer a ponte do Maputo e fazendo assim moçambiq ser conhecido como unico paìs com maior ponte de Africa vai morrer 5x mais. Vai se derramar sangue nesta puta e voce nao conhecer mais Maputo,eu acredto nisso e naquela mata q liga save-muchungué vai se tornar em cemiterios. E restantante nao posso falar. E nao esquece deste comentario e o meu jornal pr servir da lembrança de moçambiq futuro. E vc ha d fugir na mdm e ela vai desaparecer sem deixar rasto e qualquer um vai te matar vc.
Gerir
7 h
Tailor Ibraimo Taylor Subscrevo,ilustre Samuel Júnior
Gerir
6 h
Fernando Cerveja Vão a leis ante de se insultar,depois tiram as conclusões
Gerir
5 h
Samuel Chemane Senhores!!! Quem discutiu este pacote eleitoral foi a renamo juntos com a frelimo e diziam que é um instrumento importantíssimo para a paz e diziam que ninguem deve meter dedo. Afinal estavam a aprovar algo que não sabem Como funciona?? A renamo investiu muito em destruir o MDM e se esqueceu de rever os instruments que regem o jogo autarquico. 
Faz sentido!! A renamo é concorente da primeira viagem, Não sabe Como funcionam as coisas!!
O MDM so jogou a cartada que tinha accionando os instrumentos legais e ai está!!! 
Ate MA, o PhD smart boy não viu isso!! Come on guys!!!
Gerir
5 h
Eugenio Tomas Samuel Chemane kkkkkkkk
Essa foi boa. Mandaram embora o MDM e fecharam se de novo do quarto com a frelimo pata decidirem estas leis. Agora?
Gerir
5 h
Sempre Sempre Pensa k xta reerguendo o seu partidinho, sem saber k xta abrir caminho para outros k depois de lhe usarem vao lhe descartar
Gerir
14 h
Horacio Mobana O MDM não conhece ainda a Frelimo?
Gerir
13 h
Marcelino Bernoso Horácio Mobana assim a Renamo conhece a Frelimo?
Gerir
13 h
Horacio Mobana Muito bem. Por isso não entregar as armas
Gerir
13 h
Sempre Sempre Djakama conhecia bem a frelimo. Se ele estivesse em vida ja teria suspendido as negociações pork n há sinais de confiança. A democracia ja n se nota. Não ha liberdade de escolha.
Gerir
13 h
Marcelino Bernoso Kkkkk
assim a Renamo vai fazer política para o resto da vida confinado em armas?
kkkkk
Gerir
13 h
Sempre Sempre Oki é a renamo? Antes das armas onde k xtava a renamo? Renamo é arma. Temos k falar as coisas cm próprio nome. A partir de k ano a renamo tornou partido? Na fundaçao da renamo havia tendencia de se transformar em partido?
Gerir
13 h
Oscar Titos DEVE HAVER SUSPENSÃO DAS NEGOCIACOES URGENTE, SENÃO HAVERA TRAGEDIA
Gerir
9 h
Antonio Wisque Ka Ka Disispero Tomou Conta, Politica Nao é para os k só se movem com o vento
Gerir
7 h
6 h
Sempre Sempre Não é kerer guerra. Sók kundo se amara o saco de um lado, logo rompe-se de outro lado. Não adianta continuar a tentar carregar. Tem de se parar e rever o problema do saco senao chega ao destino sem conteudo.
Gerir
6 hEditado
Valentim Guendula Sempre Sempre parar conversaçoes e depois?como ficamos, guerra nao por favor morre inocente
Gerir
6 h
Oscar Titos Se o caso for para salvar o povo seja oque for.se estamos numa guerra fria.alguns usam leis ,poder de estado e perseguições como sua arma de guerra.estamos em guerra.guerra não é só tocar armas,guerra é tudo aquilo que mata.estamos num pais com economia que mata com a fome,subida de preço, dividas ,sociais(as desigualdades sociais,humilhação, politica e jurídica(as perseguições do MDM,o abuso da lei do governo,a exclusão de Venâncio,samito,Araújo,os raptos,assassinatos,ameaças a liberdade de expressão) o desemprego,falta de serviços básicos de qualidade(educação e saudade),a subida de suicídio,tromboses,doenças mental devido a frustração com a ma qualidade de vida dos moçambicano.tudo isso esta matar pior que armas.logo estamos diante duma guerra fria.a RENAMO deve usar a força para mudar esse cenário e suspender urgentemente as negociações
Gerir
6 h
Sempre Sempre Oscar Titos, concordo contigo
Gerir
6 h
Lino Murramela Sempre Sempre não me envergonhe Sempre. Usa a mente antes de se misturar com gente baixa.
Gerir
4 hEditado
Marcelino Bernoso Oscar Titos, você ameaça quem você. Vai embora só gatuno
Gerir
4 h
Oscar Titos GATUNO É TEU REGULO QUE ESTA ROUBAR DINHEIRO DOS MUNICIPES A ENCHER O BOLSO DELE
Gerir
4 h
Marcelino Bernoso Gatuno e você que foi domesticado com MDM e pulo para Frelimo pensando que já era civilizado. Agora quer pular para Renamo. Sou Gatuno...
Gerir
4 h
Oscar Titos A MDM não consegue domesticar-se a si mesmo,vive como uma seita diabólica perseguindo pessoas.não tem vergonha falar do MDM.pergunta teu patrão como foi expulso em nampula
Gerir
4 h
Sempre Sempre Irmão, eu falo oki vivi. Fiz acidente por capotamento em missao do partido no posto administrativo de Namirôa no Erate, graças a Deus sai com vida, não tive visita e nem ligação de membros do partido exepto um( deputado Rachade). Kual era o meu valor? Ate k ponto devo continuar a confiar no grupo?.... O resto posso lhe contar em off.
Gerir
4 h
Oscar Titos Quase que íamos morrendo nesse acidente
Gerir
4 h
Oscar Titos Racha de carvalho é um tipo legal de bom coração, única sujidade que tem é estar no MDM,uma porcaria que já acabou e não vai a lugar nenhum
Gerir
4 h
Marcelino Bernoso Vai te lixar Sr. Óscar Lixo, você até agora pensa que alguém acredita na armação. Sou fantoz!
Gerir
4 h
Samuel Chemane Horacio Mobana, o MDM conhece muito bem a frelimo, por isso que nunca cai nas suas ciladas e a frelimo sempre leva txaia exceto casos em que há matrimonio frenamo (2009; 2014- vice precidencia da AR, conselho do estado, provedor da justiça, etc).
Mas j
a a renamo é que não conhece a frelimo. Sempre acha que é um parceiro e sempre firma acordos que no final quem sai encuralado é a renamo e porque a renamo Nada mais sabe se não usar arma, corre a pegar arma e promete dividir o país. 
É DE GENTE ISSO??? PORRRA!!!
Gerir
3 h
Samuel Chemane Horacio Mobana, o maior erro da a renamo é de confiar eternamente em armas!! 
No mundo inteiro, todos partidos armados viraram grupos terroriastas e inimigos dos seus povos e os partidos governamentais tornaram-se mais tiranos.
Estão ali exemplo da Colombia!!!

Meu amigo, libertem-se das armas porque um dia o povo cansa das vossas armas e ai Não terão onde se esconder...
Gerir
3 h
Oscar Titos Sr enquanto nós sofriamos no mato,ser perseguido e ate escapar tiro da policia,gás lacrimogenio e acidentes,ate prisões, o regulo estava numa boa a pilhar o dinheiro do município de Nampula para beira e da beira para seu bolso .nós a sofremos epha.esses Gajos são chiconhocos
Gerir
2 h
13 h
Penicela Maxava O devis ao fundar o mdm tambem sabotou a renamo mas a renamo nunca teve inveja dele sempre p tratou como mocabicano com direito a livre espressar se por isso eu echo que esta claro que akele sr e capax de tudo so para mostrar k ele e importante coisas de vergonha, djakama lhe fez um favor mas quando se auto realizou sabotou a renamo enganando seus quadros como a maria moreno, de sousa, boa vida, e otros que seguindo essa paulada acabaram apagando a sua imagem politica aver vamos ate aonde o galo vai cantar.
Gerir
8 h
Mubango Filipe Fernando A Renamo nunca sabotou o mdm? Você não sabe o que diz
Gerir
6 h
Penicela Maxava Mubango Filipe Fernando acho k irmao nao entendeu oki eu dissi ou se entendeu nao escreveu oki keria dizer
Gerir
3 h
Mubango Filipe Fernando Quando fundou o mdm sim, sabes porquê comemoramos 28 de Agosto? Vidas foram ceifadas fomos atirado pedras na cede da renamo na munhava fomos fuzilados na massamba agora são nossos cabeça de listas comprados para lutar contra o mdm. Então não venha com essa da renamo não ter perseguido mdm
Gerir
3 h
Penicela Maxava Mubango Filipe Fernando nao vamos discutir
Gerir
50 min
Auilo Alique Alique Esta doer? não sabia q estava a semeiar tempestades?
Gerir
7 h
Alberto Gabriel Guerra Guerra Este MDM é um movimento que vai passar apartir de outubro e para sempre.
Gerir
7 h
Xavier Jossias Tualufo Depois voltares aqui para dizer que passou
Gerir
3 h
Camilo Carmelino Felisberto Quer Diser O Mdm Nao Pod Regir Politicamente Contra A Renamo Pork Nao Tem Arma?E Esse Renamo Em Todos Anos Das Eleicoes Sempre Fas Campanha D Com Arma E Do Vosso Abito.Nao Pod Tentar Amedrontar O Mdm Pork Nao Tem Medo Das Vossas Armas.Aqui Trabalha Se Com A Lei E Quem Criou Lei Nao Foi So Mdm.
Gerir
7 h
7 h
Denique Wazoe Também?
Gerir
6 h
6 h
Bento Borge Macherica Mas a renamo devia si precupar com o seu partido, mas senhor uqui voce estao a tentar é di acabar com o MDM, Tenha outro asuntos a falarem o pais nao pode sou ter dois 2 partido qui é a frelimo e a renamo, mesmo fora do mdm sempre vao si fundar outros partidos da oposiçao. lembre-se qui mesmo o propio partido renamo nasce dentro da frelimo.
Gerir
6 h
Calisto Chivura São as leis que eles aprovaram (Renamo e Frelimo) porque em 1997 o MDM não existia como partido. Essa coisa de ir ao Parlamento para tocar apito e bater palma dá nisso, foram aprovando leis que agora estão presas na própria lei que aprovou. De agora em diante preste atenção o espirito da lei que vai ter que aprovar sob risco de aprovar a lei que vai vos estinguir
Gerir
6 h
6 h
Horacio Mobana Calisto, pode dizer qual é o artigo da tal lei?
Gerir
6 h
Mahomedbay Noormahomed Mas lembrem-se k quem com a espada mata,com espada morrerá...fim da citação...espero k tirem proveito nisso!!!
Gerir
5 h
Samuel Chemane Horacio Mobana, eu respondo!! 
Aquele artigo daquela lei que colocou MA encima da papaeira nas margens do Rio pungue com crocodilos e colocou VM na frigideira...
Gerir
4 h
Santos Maite Silvestre Afinal de contas a renamo confiava membros do mdm para ganhar força nas eleições?
Se deram mal estão incuralados mdm deu chek mate tipo o jogo ainda está começar
Gerir
4 h
Alexandre R. Passos Júnior A renamo nao confiava nos homens do mdm, mas sim os vossos membros nao se identificam com a causa da vossa coligação por isso foram a renamo, e como a renamo é do povo aceitou receber os seus irmaos! É o meu ponto de vista
Gerir
3 h
Xavier Jossias Tualufo Onde ha acção deve muito bem ter reação, se isso não acontecer a III lei de Nilton não existe ( acção V Reação) Serra M'telela
Gerir
3 h
Moçambique Em Guerra Simango e Frelimo comem juntos.
Gerir
29 min
Horacio Mobana Alguém levou 1 para encontrar o nome de um rio de Sofala!
Gerir
7 min
Oscar Titos Coligação fremdm
Gerir
6 min
Horacio Mobana Internautas, leiam o CANALMOZ de hoje. Tem novidade lá.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir
PRONTOS
A CNE, está a entrar no mato em relação ao quadro legal das eleições em Moçambique, é preciso devolver a cidade.
________
O resto é o resto.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir

Gosto
Comentários

Joaquim Gove Por acaso o quadro legal é definido por quem, se as leis estão lá e são interpretadas e quiçá aplicadas segundo o entender de quem as interpreta e tem o poder de aplicá-las?! De forma igual ou diferenciada, de forma acertada ou desacertada, as leis devem ser interpretadas e aplicadas não obedecendo ou em prol da satisfação de apetites particulares deste ou daquele. Gilder, quem é a CNE?! Qual é a sua composição?! Como é que a CNE tornou-se a instituição que é e quem ditou o modus operandi desta?! À quem cabe hoje a responsabilidade dos erros ou acertos da CNE?! 

---------------------
Coloco-te estas questões (Gilder Anibal) na expectativa de que pelo menos uma vez na vida (desde que interagimos nesta plataforma) respondas-me com sinceridade, objectividade e intelectualidade. Faço a questão de assim frisar porque quando Coloco-te questões, vais aos rodeios da falaciosidade ou ignoras. Assim, espero que dê verdade ajudes-me a compreender-te!
Hugs


2
Gerir


4 h

Lenon Arnaldo Esqueça .... boa colocação!


1
Gerir


3 h

Gilder Anibal Há sempre uma razão pela qual, as coisas e as pessoas são o que são!
Gerir


2 h

Joaquim Gove Se é tudo o que vai dizer, grato pela objectividade. Porém, deixem de fazer-se de centro de por razões (coisas) que não revelam a intelectualidade que sempre apregoam.


1
Gerir


2 hEditado

Lenon Arnaldo Joaquim Gove avisei-te, que desta mata coelho algum sai.


1
Gerir


2 h

Joaquim Gove E achaste que eu não soubesse, ó Lenon Arnaldo?! Há vezes em que é preciso dar oportunidade aos outros, para que não digam que não são entendidos. Nalgumas vezes as oportunidades fazem alguns cínicos render com o seu próprio cinismo e, olha que se por um segundo o cínico sente que de facto o é, e tu deste a oportunidade, então ganhaste muito mesmo sem nada mudar. Então, imagine se os doutos da razão e racionalidade podem uma vez mais ver isso (a razão e racionalidade de que são doutos) em si mesmos!?
Gerir


2 h

Gilder Anibal Joaquim Gove .Eu ja dei a resposta. O problema da CNE, resolveu-se legalmente na alinea c) do Art. 27 da Lei n.o 16/2012, de 14 de Agosto, relativa a Probildade Pública. Porém, ainda falta, despartizar as mentes das pessoas (...) com vista a cumprirem agendas institucionais e não partidárias. Esta é a tal razão que eu disse que, "...há sempre uma razão pela qual, as coisas e as pessoas são o que são...".
Portanto, é preciso entender a importância de existências de instituições fortes num determinado Estado. A inexistência de instituições fortes, periga a todos incluíndo os da posição e os da oposição.
Entenda-se, 
Instituições Fortes
A instituição no contexto perceptivo, são pessoas que trabalham para a concretização da missão, visão e estratégia dos órgãos criados por lei, entenda-se instituição forte como sendo pessoas colectivas que trabalham e tomam decisões. Portanto, quando falamos de instituições fortes, deve-se respeitar o conjunto dos recursos (1) humanos, (2) materiais e (3) financeiros que, cooperam para o alcance das competências dos órgãos criados por lei.
Portanto, a uníca maneira de devolver-se a missão, visão e estratégia das Instituições do Estado moçambicano, é denunciando os actos que violem as alíneas a), b) e c) do Art. 27 da Lei no. 16/2012, de 14 de Agosto, (Lei de Probidade Pública):

Art.27
(Proibições durante o horário de trabalho)
No local de trabalho e durante as horas normais de expediente é proibido ao servidor público:
a) realizar trabalhos pessoais ou de outros alheios à sua responsabilidade;
b) adoptar conductas ou acções inoportunas e perturbadoras do ambiente de laboral;
c) promover actividades partidárias, políticas e religiosas.

Este Art. 27 vale para todos os partidos políticos que governam em certas jurisdições!
Entretanto, um recurso (1) humano que é parte da instituição como este não me parece que esteja a contribuir positivamente para o alcance das metas institucionais, como é o caso dos vogais da STAE, CNE e Conselho Constitucional.

___________
Eu penso que, há quem gosta, de criar desorganização no Estado moçambincano. Não me parece correcto que o Estado Moçambique não tenha recursos (1) humanos para robustecer os três poderes. 
___________
O resto são falácias dos membros da FRELIMO que adoram ser um centro das atenções para coisas que realmente não funcionam.


1
Gerir


1 hEditado

Gilder Anibal Lenon Arnaldo .Eu ja dei a resposta. O problema da CNE, resolveu-se legalmente na alinea c) do Art. 27 da Lei n.o 16/2012, de 14 de Agosto, relativa a Probildade Pública. Porém, ainda falta, despartizar as mentes das pessoas (...) com vista a cumprirem agendas institucionais e não partidárias. Esta é a tal razão que eu disse que, "...há sempre uma razão pela qual, as coisas e as pessoas são o que são...".
Portanto, é preciso entender a importância de existências de instituições fortes num determinado Estado. A inexistência de instituições fortes, periga a todos incluíndo os da posição e os da oposição.
Entenda-se, 
Instituições Fortes
A instituição no contexto perceptivo, são pessoas que trabalham para a concretização da missão, visão e estratégia dos órgãos criados por lei, entenda-se instituição forte como sendo pessoas colectivas que trabalham e tomam decisões. Portanto, quando falamos de instituições fortes, deve-se respeitar o conjunto dos recursos (1) humanos, (2) materiais e (3) financeiros que, cooperam para o alcance das competências dos órgãos criados por lei.
Portanto, a uníca maneira de devolver-se a missão, visão e estratégia das Instituições do Estado moçambicano, é denunciando os actos que violem as alíneas a), b) e c) do Art. 27 da Lei no. 16/2012, de 14 de Agosto, (Lei de Probidade Pública):

Art.27
(Proibições durante o horário de trabalho)
No local de trabalho e durante as horas normais de expediente é proibido ao servidor público:
a) realizar trabalhos pessoais ou de outros alheios à sua responsabilidade;
b) adoptar conductas ou acções inoportunas e perturbadoras do ambiente de laboral;
c) promover actividades partidárias, políticas e religiosas.

Este Art. 27 vale para todos os partidos políticos que governam em certas jurisdições!
Entretanto, um recurso (1) humano que é parte da instituição como este não me parece que esteja a contribuir positivamente para o alcance das metas institucionais, como é o caso dos vogais da STAE, CNE e Conselho Constitucional.

___________
Eu penso que, há quem gosta, de criar desorganização no Estado moçambincano. Não me parece correcto que o Estado Moçambique não tenha recursos (1) humanos para robustecer os três poderes. 
___________
O resto são falácias dos membros da FRELIMO que adoram ser um centro das atenções para coisas que realmente não funcionam.
Gerir


1 hEditado

Joaquim Gove Gilder Anibal acontece que foste preferir generalidades à dar as respostas às questões colocadas. Mas, agradeço na mesma.
Gerir


1 h

Ser - Huo Joaquim Gove, às vezes penso que as pessoas daqui têm um problema sério de amnésia induzida, porque só assim se pode entender que as pessoas esqueçam que a CNE de hoje é CNE no modelo da Renamo. Ora, k que as pessoas daqui deviam dizer é que a CNE passe a funcionar na Serra da Gorongosa, passe a funcionar conforme uns querem, só e só. É lamentável sim, que a gente encha a boca (digo, os dedos) a falar de instituições como se fossem processos desligados das pessoas que as constroem. Sério? A Renamo devia era procurar parar de usar a força sempre que ela se dá mal com seus próprios negocios, digo, negociações, e passar a usar a cabeça. Poder é jogo, e isso não é só aqui, mas, quando nós da platéia batemos mal as palmas, como podem os jogadores se empenharem mais?


2
Gerir


3 h

Joaquim Gove Exactly, Ser - Huo! Mas ainda prefiro esperar a reacção resposta de carismáticos Fa(ceboo)k(e) news makers. Tu és suspeita para lamentar. Ainda termino com o honroso título de kiwista de elevada cilindragem, se considerar a tua opinião. Kikikikikiki


1
Gerir


2 hEditado

Gilder Anibal Há sempre uma razão pela qual, as coisas e as pessoas são o que são!


1
Gerir


2 h

Joaquim Gove Gilder Anibal, uma delas pode ser o fanatismo em agendas obscuras.


2
Gerir


2 h

Ser - Huo Hahahah, Joaquim Gove, estas a espera de resposta de Gilder Anibal? Conhecendo aqui na rede, só obrigado a dizer esquece mano, o Gilder quase nunca responde a questões que implicam alguma lógica argumentativa, mas o homem está pronto para responder pela lógica da emotividade. O Gilder não pode admitir que o problema actual não é da CNE, e sim, da Renamo e MDM. Esquece mano, se tiveres alguma pinga ai, abre e bebe, pelo menos isso, mas não espera resposta de meu mano Gilder, no way.


1
Gerir


2 h

Gilder Anibal Ser - Huo Eu ja dei a resposta. O problema da CNE, resolveu-se legalmente na alinea c) do Art. 27 da Lei n.o 16/2012, de 16 de Agosto, relativa a Probildade Pública. Porém, ainda falta, despartizar as mentes das pessoas (...) com vista a cumprirem agendas institucionais e não partidárias. Esta é a tal razão que eu disse que, "...há sempre uma razão pela qual, as coisas e as pessoas são o que são...".
Portanto, é preciso entender a importância de existências de instituições fortes num determinado Estado. A inexistência de instituições fortes, periga a todos incluíndo os da posição e os da oposição.
Entenda-se, 
Instituições Fortes
A instituição no contexto perceptivo, são pessoas que trabalham para a concretização da missão, visão e estratégia dos órgãos criados por lei, entenda-se instituição forte como sendo pessoas colectivas que trabalham e tomam decisões. Portanto, quando falamos de instituições fortes, deve-se respeitar o conjunto dos recursos (1) humanos, (2) materiais e (3) financeiros que, cooperam para o alcance das competências dos órgãos criados por lei.
Portanto, a uníca maneira de devolver-se a missão, visão e estratégia das Instituições do Estado moçambicano, é denunciando os actos que violem as alíneas a), b) e c) do Art. 27 da Lei no. 16/2012, de 14 de Agosto, (Lei de Probidade Pública):

Art.27
(Proibições durante o horário de trabalho)
No local de trabalho e durante as horas normais de expediente é proibido ao servidor público:
a) realizar trabalhos pessoais ou de outros alheios à sua responsabilidade;
b) adoptar conductas ou acções inoportunas e perturbadoras do ambiente de laboral;
c) promover actividades partidárias, políticas e religiosas.

Este Art. 27 vale para todos os partidos políticos que governam em certas jurisdições!
Entretanto, um recurso (1) humano que é parte da instituição como este não me parece que esteja a contribuir positivamente para o alcance das metas institucionais, como é o caso dos vogais da STAE, CNE e Conselho Constitucional.

___________
Eu penso que, há quem gosta, de criar desorganização no Estado moçambincano. Não me parece correcto que o Estado Moçambique não tenha recursos (1) humanos para robustecer os três poderes. 
___________
O resto são falácias dos membros da FRELIMO que adoram ser um centro das atenções para coisas que realmente não funcionam.


1
Gerir


1 hEditado

Ser - Huo Então, brada Gilder Anibal, sabendo isso, porque não despartidarizas essa tua mente mano? Fazendo isso, nao transfererias problemas de uns para outros, por conta de "amores".


1
Gerir


1 h

Gilder Anibal Ser - Huo . Eu disse tudo. O resto e' o resto.
Gerir


1 h

DA Silva Sisal Ser - Huo 

À RENAMO não idealizou desta maneira à composição... Da CNE. 


Queria que todos tivessem números iguais... Mas o regime das fraudes não aceitou...
Gerir


26 min

Gilder Anibal Eu ja dei a resposta. O problema da CNE, resolveu-se legalmente na alinea c) do Art. 27 da Lei n.o 16/2012, de 14 de Agosto, relativa a Probildade Pública. Porém, ainda falta, despartizar as mentes das pessoas (...) com vista a cumprirem agendas institucionais e não partidárias. Esta é a tal razão que eu disse que, "...há sempre uma razão pela qual, as coisas e as pessoas são o que são...".

Portanto, é preciso entender a importância de existências de instituições fortes num determinado Estado. A inexistência de instituições fortes, periga a todos incluíndo os da posição e os da oposição.

Entenda-se:

Instituições Fortes

A instituição no contexto perceptivo, são pessoas que trabalham para a concretização da missão, visão e estratégia dos órgãos criados por lei, entenda-se instituição forte como sendo pessoas colectivas que trabalham e tomam decisões. Portanto, quando falamos de instituições fortes, deve-se respeitar o conjunto dos recursos (1) humanos, (2) materiais e (3) financeiros que, cooperam para o alcance das competências dos órgãos criados por lei.

Portanto, a uníca maneira de devolver-se a missão, visão e estratégia das Instituições do Estado moçambicano, é denunciando os actos que violem as alíneas a), b) e c) do Art. 27 da Lei no. 16/2012, de 14 de Agosto, (Lei de Probidade Pública):

Art.27
(Proibições durante o horário de trabalho)
No local de trabalho e durante as horas normais de expediente é proibido ao servidor público:

a) realizar trabalhos pessoais ou de outros alheios à sua responsabilidade;
b) adoptar conductas ou acções inoportunas e perturbadoras do ambiente de laboral;
c) promover actividades partidárias, políticas e religiosas.

Este Art. 27 vale para todos os partidos políticos que governam em certas jurisdições!
Entretanto, um recurso (1) humano que é parte da instituição como este não me parece que esteja a contribuir positivamente para o alcance das metas institucionais, como é o caso dos vogais da STAE, CNE e Conselho Constitucional.

___________
Eu penso que, há quem gosta, de criar desorganização no Estado moçambincano. Não me parece correcto que o Estado Moçambique não tenha recursos (1) humanos para robustecer os três poderes. 
___________
O resto são falácias dos membros da FRELIMO que adoram ser um centro das atenções para coisas que realmente não funcionam.


1
Gerir


1 hEditado

Ser - Huo Gilder Anibal, mano, não raras vezes você julga por conveniência, ate desvalorizas posicionamentos de pessoas que tem conhecimento técnico sobre algo, desde que essas pessoas se coloquem numa posição contrária à sua, ou aquela dos queixe acha que estão no mesmo lado que o seu. Se não fosse por esse julgamento que fazes, ias perceber que te contradizes piamente em casos simples. Senão vejamos: voce agora quer se socorrer do artigo 27 da Lei 16/2012, cuja alínea c) refere a proibição de promoção de actividades partidárias, políticas e religiosas..., e teu amor te inibe de te perguntares uma coisa simples: se a lei estabelece isso, e se a Renamo reconhece que nas instituições não deve haver posicionamentos parridarizados porque ela insistiu tanto, ate matar ali em Muzungue, para partidarizar instituições como CNE? És humano mano,


1
Gerir


1 h

Gilder Anibal Há sempre uma razão pela qual, as coisas e as pessoas são o que são! PREVENIR MEGA FRAUDE, e tem razão!


1
Gerir


1 h

Joaquim Gove Gilder Anibal, e se era prevenir a mega fraude, agora a CNE deve ser recriada para esquivar o afastamento legal dos caça-tacho, usados pela mesma Renamo, às próximas eleições...!!
Gerir


1 h

Gilder Anibal Joaquim Gove . Eu penso que, as vezes, não podemos ser cegos conscientes! É vergonhoso. O caso da CNE, não é da RENAMO, nem do MDM e nem da FRELIMO. É caso de Estado moçambicano que as suas instituições não devem ser partidarizadas para salvaguardar os interesses dos povos. Portanto, se a RENAMO propôs o modelo de vogais partidários, houve razões para esse efeito, e não me parece ser intelectualmente correcto, ignorar-se os factos para salvaguardar seja o que for do nosso interesse ou pessoal ou partidário. Repito, o caso da CNE, é Estado moçambicano. 

_________________

Entretanto, é preciso pensar de forma constitucional e como cidadão moçambicano e não fazer-se de falaciosos devido aos artigos estatutários dos partidos políticos, principalmente, quando estes, são violadores da Constituição da República de Moçambique.

.


1
Gerir


54 minEditado

Joaquim Gove Gilder Anibal, nisto concordo plenamente contigo. Não concordo, isso sim, que hoje, em resultado das acções de que a própria Renamo é o maior responsável fique alguém (especialmente os seus simpatizantes) a atirar por toda a parte e com maior preferência contra a Frelimo, qual porte gratuito de protagonismo por auto-vitimização. A questão que trazes já não é solução para hoje pois, para hoje serve o que ontem alguém (Renamo) julgou ser a solução. Não se inutilize ou ridicularize em modo ah-doc para garantir benefícios ou fugir dos prejuízos da ocasião. À isto chama-se razão, coerência, "intelectualidade", justeza, boa fé... Ou seja, reconhecer que há um erro e chamar a sua responsabilidade ao erro arcando com as consequências deste. Daí, sim, procede que discuta-se alternativas - que podem também ser falíveis - para não perpetuar as falhas hoje observadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário