"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Na cidade de Nampula: MERCADO DO PEIXE EM OBRAS DE REABILITAÇÃO

O Conselho Municipal da cidade de Nampula está, neste momento, a proceder à remoção dos montes de lixo, lama e a terraplanagem de toda a área do Mercado do Peixe, localizado no bairro de Muhala-Belenenses, no âmbito do respectivo projecto de requalificação há muito reivindicado pelos vendedores e utentes.
 O vereador do pelouro de manutenção, obras e saneamento na edilidade de Nampula, Tertuliano Juma, assegurou que “tudo será feito para que, em breve, o referido local retorne em melhores condições para a vende do peixe, portanto, absolutamente liberto da imundície que dificulta a conveniente circulação dos utentes. E para prevenir as frequentes enxurradas de lama e detritos, Juma explicou que todo o perímetro do mercado será coberto de saibro.
Realce-se que as obras de requalificação do mercado do peixe resultam do cumprimento das promessas formuladas pelo actual presidente do Conselho Municipal de Nampula, Paulo Vahanle, aquando das intercalares da sua vitoriosa campanha eleitoral, realizada em consequência da trágica morte do então edil Mahamudo Amurane.
Vahanle reconheceu, entretanto, que o mercado reclamava já há muito de melhores condições de funcionamento. De destacar que a maioria dos comerciantes que exercem a sua actividade naquele espaço, foram unânimes em manifestaram-se congratulados com o arranque das obras de requalificação do local, porquanto vão pôr cobro à deprimente situação em que se encontra.

“Sinceramente, aplaudo a iniciativa do Conselho Municipal da cidade de Nampula de reabilitar este mercado que está cheio de sujidade que nos pode transmitir doenças perigosas e de vária espécie”, disse Abílio Saíde, um dos mais antigos vendedores de peixe naquele mercado. Acrescentou que, entre as grandes preocupações dos vendedores daquele mercado, há a destacar a prevalência de charcos de água que exalam um cheiro nauseabundo insuportável.
 Estêvão Selemane, que também vende peixe naquele mercado, partilha da mesma opinião. E observou que a criação de condições condignas para os vendedores e compradores de peixe, também actuará como um chamariz de mais clientes, permitindo, assim, uma maior rentabilidade do negócio.
Enquanto o comerciante Agostinho Alfredo sustenta que a requalificação do mercado não só vai proporcionar as condições ideais de higiene aos vendedores, mas também aos próprios clientes que adquirem peixe naquele local.
 O Mercado do Peixe da cidade de Nampula comercializa, para além de peixe fresco, camarão, caranguejo, lulas, entre outro tipo de mariscos provenientes dos distritos costeiros da província, com destaque para os da Ilha de Moçambique, Angoche, Moma, Mossuril e Mogincual.Wf 

Sem comentários:

Enviar um comentário