"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 10 de agosto de 2018

BEIRA, UMA EQUAÇÃO MATEMÁTICA SEM RESULTADO: O dilema dos cabeças-de-lista, quem ficará com a Bela Maita?

Ouvir com webReader

BEIRA, UMA EQUAÇÃO MATEMÁTICA SEM RESULTADO:
O dilema dos cabeças-de-lista, quem ficará com a Bela Maita?
Os pleitos eleitorais que se avizinham (Outubro 2018) serão bastante renhidos na Cidade da Beira. Primeiro porque esta autarquia joga um papel importante no xadrez político moçambicano, sobretudo para a oposição devido ao seu significado histórico, segundo porque os cabeças-de-lista que irão disputar a autarquia ocupam posições relevantes nos partidos onde militam, e simbolicamente estes estão proibidos a perder. Será um fogo cruzado.
Deviz Simango, actual edil da Beira e Presidente do MDM, irá encabeçar a lista do seu partido. Por outro lado, a Renamo aposta pelo Secretario Geral Manuel Bissopo, finalmente a Frelimo escolheu Augusta Maita, ate ontem Secretaria Permanente de Sofala.
Ao que pode-se perceber, será uma grande cruzada, que até envolvera a IURD, Maziones e possivelmente a AMETRAMO, num só palco. Trata-se de um jogo de pesos pesados. Ninguém quer perder o município pelas razões já descritas, contudo, não será por falta de aviso, quero reafirmar que esta disputa em parte engrandecerá a Frelimo, que não fará muito esforço senão apelar ao seu eleitorado tradicional para as urnas.
A pergunta que não quer calar, é esta: como pensar o futuro político destes dois líderes depois de um deles/ou os dois perderem a cidade da Beira? Este é o maior dilema que os dois carregam. Pessolamente chego a pensar que apesar de Bissopo e Simango estarem apreensivos na eleição do dia 10 de Outubro, eles igualmente tem medo do dia 11. Pois, perder ou ganhar uma autarquia como Beira será um barómetro suficiente para medir quem estará em altura de disputar as eleições gerais em 2019. Mas também pode representar um suicídio político para os concorrentes em causa. Ou seja:
1. Se Simango perde as eleições de Outubro na cidade da Beira, não mais terá legitimidade de concorrer para as eleições gerais de 2019, muito menos terá autoridade moral de concorrer a posição de governador pelo seu partido.
2. Paralelamente, se Bissopo perde eleições na Beira, a favor do MDM ou Frelimo, significará que o Secretario Geral da Renamo, irá para o Congresso decisório da Renamo no primeiro semestre de 2019, enfraquecido, fragilizado e com uma imagem altamente chamuscada, consequentemente morrerá politicamente pois, estará a somar a sua segunda derrota nas autarquias, depois de perder Dondo em 2008. Mas se ganha as eleições será o menino bonito na Renamo.
Alias, os partidos políticos irão jogar um papel relevante para a robustez de qualquer cabeça-de-lista, mas também serão avaliados e julgados em função dos resultados alcançados.
Enfim, a politica tem disso, trata-se de um jogo cheio de incertezas. Outra pergunta não menos importante, é esta: O que é que Manuel Bissopo tem e Deviz Simango não possui para ganharem o município?
A resposta objectiva esta: Manuel Bissopo tem um partido forte e expressivo a nível da cidade da Beira, mais do que concorrer com um partido fortalecido, o Secretário Geral da Renamo, vai para eleições com Memoria de Dhlakama.
Bissopo concorre com uma estrutura muito forte, coesa e acima de tudo com vontade. Alias, Bissopo hoje tem possivelmente tem Geraldo Carvalho que irá dirigir o departamento de mobilização pela Renamo naquela autarquia. Enfim, Bissopo tem a verdadeira máquina.
E Simango? Deviz Simango, tem experiencia de governação autárquica. O presidente do MDM tem carisma, claro a sua maneira. Deviz tem confiança dos munícipes, pois ele conhece melhor os problemas da sua autarquia que qualquer outro cabeça-de-lista.
Deviz é Engenheiro das sua obras. Simango tem prémios de melhor gestão autárquica. O actual edil da Beira carrega consigo a memória histórica deste Município, desde os tempos de fecalismo à céu aberto ate hoje que já ergueu um campo municipal. Em política isso tem peso. Contudo, não se sabe se é determinante ou não quando relacionado com o contexto que se avizinha.
O facto é que actualmente, o único partido que vai para as eleições municipais com moral, é a Renamo. Isso é indiscutível. Os outros movimentos terão o árduo trabalho de despertar isso no seio dos seus membros.
Termino com uma pergunta e uma sugestão, o que eu faria se fosse Deviz Simango ou Manuel Bissopo?
Dado ao clima de incertezas politicas, se eu fosse Deviz Simango, não ia concorrer para as eleições autárquicas no Município da Beira. Apostaria num outro jovem dinâmico e apareceria nos bastidores como assessor político e dedicava mais tempo de campanha para esta autarquia. Usaria a minha imagem para lançar demais candidatos pois, estou ciente que vou para estas eleições meio enfraquecido.
Se eu fosse Manuel Bissopo, a par de Simango, estrategicamente também não ia concorrer para Beira, iria usar a minha influência política sobretudo como Secretário geral do Partido, e podia apostar em Geraldo Carvalho, e desde já começaria a estudar a possibilidade de ser cabeça-de-lista para governador de Sofala ou ainda ser candidatavel para as eleições gerais no congresso que irá se realizar no primeiro semestre de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário