"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A Anadarko se fecha em copas

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Ouvir com webReader

A Anadarko se fecha em copas
A multinacional norte-americana, Anadarko, respondeu ontem às minhas questões relativamente ao facto de ter-se permitido transportar num voo por si fretado um membro do executivo (Max Tonela) e dois altos oficiais do Governo, nomeadamente Carlos Zacarias (PCA do regulador das extractivas INP) e Omar Mithá (PCA da petrolífera estatal ENH). A resposta, recebida por email foi bastante lacônica e não atendia especificamente às questões enviadas entre domingo e segunda-feira para John Christiansen, o Vice-Presidente da Anadarko para Comunicações. Eis o texto ontem recebido, através de um funcionário das operações em Moçambique:
“We are committed to abiding by our own Code of Conduct as well as the requirements of the FCPA, and all other applicable anti-corruption laws, in the conduct of our business transactions in Mozambique and elsewhere. This was certainly the case in the context of the Local Opportunities Seminar in Pemba last week. We are committed to working with the Government and all relevant stakeholders to deliver a successful project in Mozambique".
Tradução:
“Estamos comprometidos em cumprir nosso próprio Código de Conduta, bem como os requisitos do FCPA e todas as outras leis anticorrupção aplicáveis, na condução de nossas transações comerciais em Moçambique e em outros lugares. Este foi certamente o caso no contexto do Seminário sobre Oportunidades Locais em Pemba na semana passada. Estamos empenhados em trabalhar com o Governo e todas as partes interessadas relevantes para entregar um projeto de sucesso em Moçambique".
Esta é resposta lacónica, a Anadarko se furtando a responder. Eis as perguntas colocadas:
 Porquê a Anadarko ofereceu a viagem ao Ministro Tonela e aos CEOs da ENH e INP?
 O caso moçambicano não é o de um país em conflito e existe uma linha área nacional que faz ligações seguras de Maputo a Pemba, de tal modo que outros membros do Governo viajaram na companhia local. Ou seja, havia uma alternativa.
 Ao viajar em voo pago pela Anadarko. o nosso Ministro terá incorrido na violação da Lei da Probidade Pública. Porquê Anadarko induziu essa violação de ética?
 Concorda que, oferecendo tal viagem, a Anadarko estava a violar flagrantemente o seu Código de Conduta e as boas práticas internacionais? Se não concorda, explique porquê.
 Concorda que a Anadarko agiu violando o Foreign Corruption Practice Act (FCPA)?
 A Anadarko vai continuar a oferecer viagens a governantes e altos oficiais do Governo moçambicano?
Na noite de segunda feira, depois de dois emails enviados no domingo sem resposta para o VP para LNG Mitch Ingram, telefonei duas vezes para o sala de Christiansen, na sede da Anadarko em Woodlands, Houston, no Texas. Ele estava ausente da sala mas deixei mensagem no gravador de voz. Enfatizei que suas respostas eram urgentes para eu completar meu artigo. Na madrugada de ontem (horas de Maputo), chegou-me a primeira reacção oficial de Houston: "We have received your inquiry and are currently working to respond to you by close of business, Houston time, tomorrow. Helen Wells. Communications Manager". Esfreguei as mãos de contente porque tinha recebido promessa de uma resposta cabal às minhas questões. Estava enganado! A Anadarko decidira fechar-se em copas. Ontem à noite ainda procurei insistir, mas nada mudou.
É óbvio que a Anardako não iria admitir a um jornalista moçambicano que tinha violado o seu próprio Código de Conduta e eventualmente o FCPA. Qualquer comunicação corporativa a este respeito, com admissão de culpa, deve ser, por regra, repassada também aos accionistas e as repercussões em bolsa seriam desastrosas. Um facto parece, no entanto, incontornável: a Anadarko terá violado seu próprio Código de Conduta.
Em 10 de Abril de 2012, a Anadarko aprovou seu instrumento de auto-regulação em matéria de anti-corrupçâo. Chama-se "Manual de Conformidade para o Combate à Corrupção". O Manual é um conjunto de princípios de ética e boa governação corporativa e procura guiar seus funcionários a todos os níveis para que actuem dentro dos limites permitidos pelo U.S. Foreign Corrupt Practices Act “FCPA” e pelo UK Bribery Act 2010. No extenso Manual tem uma secção dedicada às FAQs (Perguntas Frequentes). O ponto 14 dessa seccao 'e o mais relevante para a situação das viagens ofertadas em Mocambique. Ele pergunta e responde da seguinte forma:
"PERGUNTA>Por vezes, ouve-se dizer que as outras empresas pagam ajudas de custo e viagens a Funcionários Públicos Estrangeiros que não estamos autorizados a pagar. Porque temos de cumprir padrões mais exigentes do que os outros?
RESPOSTA>Anadarko está empenhada em cumprir as Leis de Combate à Corrupção, e espera que os seus funcionários e representantes observem estritamente as suas políticas e procedimentos em matéria de combate à corrupção. Os nossos actos nunca serão ditados por aquilo que os outros fazem. Temos de respeitar sempre os nossos Valores Essenciais, o nosso Código de Ética e Conduta Comercial, as nossas políticas e procedimentos de combate à corrupção e todas as leis aplicáveis, incluindo as Leis de Combate à Corrupção".
Por outras palavras, a Anadarko se atribui a si mesma altos standards de ética que, no caso vertente, terão sido violados em Moçambique. O apuramento desta questão não ficou esgotado com a sua lacônica resposta. Whistleblowers e ativistas do jornalismo investigativo nos EUA como o The Intercept e o Center for Public Integrity, de Nova Iorque, (este último inspirou a idealização do nosso Centro de Integridade Pública) serão contactos para fazerem o follow up na exposição de uma prática anti-ética de uma multinacional em Moçambique e na busca de uma explicação cabal.
Comentários
Sic Spirou TPC nota 20! Portanto aqui se não agirmos em conformidade, sempre a empresa terá de responder perante a si mesma (accionistas e não só) podendo ter que se retratar...depois, quiçá, isso pode respingar qual boomerang, pra o nosso território. Pena que assim seja ; mas vou esperar que "quem de direito" a nível interno, se pronuncie antes! 
Essa tal norma de FCPA é um instrumento de nível internacional e obrigatório,já agora!?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Miro Guarda O FCPA eh uma norma Americana anti corupcao. Ela deve ser seguida por todas empresas americanas que trabalhem no exterior. Se uma empresa for declarada culpada, as multas tem sido muito pesadas. Mas a norma acaba abrangindo tambem empresas nao americanas mas que tenham atividades naquele pais...
Gerir
Gosto
Responder2 h
Sic Spirou Obrigado. Desconfiava isso mesmo. Lenon Arnaldo MUTATIS MUTANDI no caso que discutíamos sobre a vale. espero que tenhas percepção donde eu quero chegar!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Lenon Arnaldo Sic Spirou com exemplo fresco (Boeing vs LAM) vais pegar um exemplo deslocado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Sic Spirou Agora entendeste quando eu disse isso mesmo? Que vc estava a usar um caso que não tem a ver (BES e a tal empresa americana financeira). Enfim precisas de férias meu caro. Já nem sabes o que defendes! Abraço.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Hussein Nácir Rupava Excelente texto. Queremos deles respostas. Não descanse enquanto não trouxerem os porquês do incumprimento dos códigos mencionados.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Elisio Massarongo Marcelo Mosse, you are the man. Keep it up.
Gerir
GostoMostrar mais reações
ResponderVer Tradução2 h
Joacheim Tembe Apesar de concordar com a peeocupação de Marcelo Mosse e de todos empenhados na transparencia na gestão da coisa publica, queria lembrar-vos para não se esquecerem da importancia do evento para todas partes envolvidas. A necessidade de garantir que estas 3 figuras incontornaveis pode ter feito com que alguns aspectos tenham sido ignorados. Não estou em crer que qualquer um dos três fosse deixar este detalhe beliscar a sua reputação. Vamos avançar, deixando porém um recado aos visados, estamos de olho. O País tem outros asuntos mais urgentes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Sic Spirou Uma coisa não choca com outra meu caro. Cada assunto a seu tempo e todos ligados.
Gerir
Responder2 h
Jasmin Rodrigues A etica nao depende da importancia do evento ou qualquer outra circunstância!!!!

ETICA E ETICA ACIMA DE TUDO E TODOS!!!!
Gerir
Responder2 h
Sic Spirou Kkkk. Por isso que só no fim ficamos a saber destes pormenores/atropelos a lei e ética. Vamos olhar depois...depois de que!? De terem se lambuzado uns ou atropelado "sem querer" normas básicas!? Não não não mesmo.
Gerir
Responder2 h
Joacheim Tembe Sic Spirou e Jasmin Rodrigues ninguem falou que o acto foi correcto. Só acho que é multa demasiado pesada para dirigentes com ficha limpa. Tipo PT que te passa uma multa pesada quando a tua carta é nova. Advertência serve para er usada.
Gerir
Responder2 h
Sic Spirou Assim começam as coisas..deixar passar isto e aquilo. Melhor rasgar as normas então.

Ehehehhe
Gerir
Responder2 h
Hussein Nácir Rupava Um peso duas medidas neste comentário
Gerir
Responder2 h
Jasmin Rodrigues Joacheim Tembe enough of that BS.....dirigentes com ficha limpa?!? Se fosse assim teria tido a perspicácia de nao se expor a estas situacoes! E cuidado por a mao no fogo por outrem!!! O facto de nao ter os
Podres expostos nao fazem deles governantes “l
impos”!!! 

O Lula esta na cadeia... o Min Portugues foi destituido...o Viegas esta em processo...kkkk sao exemplos de que gente que parecia limpa... afinal... toma banho em lama so k as escondidas e usa roupa branca pra disfarcar!!
Gerir
Responder2 h
Waki Joel Joacheim Tembe, as visitas às plataformas de prospecção são feitas por helicópteros da Anadarko.
De Pemba a Palma idem.
Com tal rigor, não chega lá ninguém (AT, MITSS, Sociedade Civil) nem mesmo jornalistas...
Gerir
Responder1 h
Sic Spirou Waki Joel coisa bem diferente! E aliás só mostra que estamos numa posição de inferioridade e dependência. Depois queremos discutir em pé de igualdade sobre os ganhos! Mas é bom assim!? Sinceramente!!
Gerir
Responder1 h
Jasmin Rodrigues Waki Joel este Pais esta doido!!!! Equipara o pape do jornalista a de um Ministro?!!!?!! Se e assim porque uns sao tranaportados em Myloves e outros em vituras oficiais com direito a proteccao e escolta?!!?!!
Gerir
Responder1 h
Waki Joel Fiz uma salada dos textos do MM, este e aquele do INP lhe pagar a passagem e não ser um problema.
Tentei acrescentar que ainda teremos mais casos.
Gerir
Responder1 h
Sic Spirou ...e pra não acontecer mais isto...não é esquecendo/colocar por debaixo do tapete, mas limar as arestas!
Gerir
Responder1 h
Joacheim Tembe Sic Spirou insisto nós nao esquecemos, nem pusemos em baixo do tapete só acho que o alarido está muito puxado. Again, o Estado nem providenciou meios se calhar para tais figuras.
Gerir
Responder1 h
Jasmin Rodrigues Joacheim Tembe vocemesse ainda nao percebeu que nao temos que achar muito ou pouco alarido em relacao a causa da etica!!! Basta haver poeira....e problema por si so!!! Parece k esta com pena... e apela pelo mesmo de nos outros!!! E teima nessa posicao!!! NO!!!
Gerir
Responder58 min
Sic Spirou Eishh mas Tembe pah...alarido pra quem? Eheheheheh
Gerir
Responder57 min
Jasmin Rodrigues Well done MM!!! This is what is expected of you and your work!!! Abane as estrutras e faca ver que existe ainda gente em Mocambique que espera o melhor destas instituições ditas Internacionais! 
1. Sugiro que reporte isto ao mais alto nivel e as instit
uições internacionais que regulam de facto tenham alguka accao sobre o processo. Iria maia longe prtilhando esta info com os meios de comunicação internacionais que tb possam elevar bem alto este assunto!!! Queremos operacoes lavajato aqui em Mocambique porque nem todo mundo e corrupto ou eticamente incorrecto!
2. So uma ressalva no seu ponto onde menciona Max Tonela (membro do executivo). Deve constar que elenao e so um membro do executivo qualquer, mas sim e O membro MAIS SENIOR do executivo QUE TUTELA O SECTOR!!! o que e mais grave ainda!!!

3. So pra confirmar a estupidez da ANADARKO... eles responderam as suas questoes com um COMUNICADO EM INGLES!!?? Num pais onde oficialmente se fala PORTUGUES?!?? Isso diz muito do tipo de postura dos executivos dessa Empresa em Mocambique! Nao tem respeito pelo Pais, Lingua, povo e profissionais sérios como tu!!!
E nessa linha sugiro-lhe que nao faca uma traducao do documento...e ponha o a circular assim como esta!!! Para envergonha -los ainda mais!!! Profissionais serios como tu e eu... eu diria mais que devemos exigir desses que respeitem a nossa cultura, povo e lingua do Pais, neste caso Mocambique!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Mauro Manhica Não é que já não soubesse... mas o Marcelosegue fazendo sozinho o que toda a imprensa junta não faz. Obviamente que isso incomoda a muitos, incluíndo os cães pretorianos e apaniguados do regime que aparecem por aqui a tentar ridicularizar e diminuir os méritos deste jornalismo. Estamos atentos!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Jasmin Rodrigues Exactamente...!!!! Isto e que espero dos journalists e mais aparentemente diz se que temos jornalismo investigativo em Mocambique!!!! 

Ja tentei levantar essa questao com um e outro... mas qdo muito so se veem textos com indirectas com conteudos que todo mundo ja sabe mas ninguém diz nada claramente (nem o proprio artigo do jornalista) nada educativos e nao mudam ou abanam a ninguém!! O MM esta a mover montanhas....
Gerir
Responder2 h
Jr Chauque Incluindo os cães 😆😋😋😋😜😜
Gerir
Responder2 h
GostoMostrar mais reações
ResponderVer Tradução2 h
Francey Zeúte BRAVO Mr MM. És o tal. O tal que faz e dobra o que os outros fazem e de longe comparável. Quer dizer, este assunto, não que toda a media nacional devesse publicar os mesmos assuntos, mas quando nem um cheirinho sobre isto nesses outros transpira é sintomático de que... Um trabalho de excelência. Os parabéns MM, AVANTE!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Jr Chauque Parabéns #MM, esperando os defesas centrais dias
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Tom Bowker Caro colega: encontrei o tal Manual de Conformidade para o Combate à Corrupção (aqui: https://www.anadarko.com/.../APC-GlobalAnti...). O ponto 14 diz: "We sometimes hear that other companies pay per diems to, and side trips for, Foreign Officials, which we are not allowed to make. Why must we live by a higher standard than others?"

A sua traducao exclui o facto de o Manual estar a falar de per diems e 'side trips' - pelo que eu entendo viagens que nao tem a ver com o trabalho deles, o que nao parece ser o caso aqui. Tambem nao ha questao de per diems (que sem duvidas sao pagos pelos instituicoes do Estado, mas isso ja e outra questao!)

Por isso tenho duvidas de que Anadarko tera violado FCPA. Quanto ao seu proprio codigo de conduta, tambem acho que tem uma falha de traducao - o ponto 14 esta' a perguntar porque e' que o Anadarko tem que observar estritamente o FCPA enquanto ontras empresas nao o fazem. Nao se fala de um codigo particular do Anadarko.

Feito e dito - continuacao de um optimo trabalho!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Tom Bowker Peco desculpa - vejo que o documento existe em Portugues tambem e voce estava a citar dali (https://www.anadarko.com/.../APC-GlobalAnti...). Mas com referencia a' versao em ingles - que, sendo uma empresa Americana, provavelmente representa melhor o posicionamento de Anadarko - acho que o meu ponto se mantem valido. Mas a culpa ja' nao e' a sua traducao!
Gerir
Responder1 h
Jasmin Rodrigues Esse artigo refere se Side trips yes... porque em condicoes normais official trips is a Intrisically the responsability of the government the officials work for!!! 
Por outras palavras... nao se espera que a Anadarko pague pelo combustivel da viatura d
o ministro nao e verdade?!!? O facto de nao estar aqui mencionado nao quer dizer que a Anadarko pode oferecer transporte a estruturas oficiais que regulem o sector!!! Nao devem eles oferecer e nem deve o Ministro aceitar!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário