"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 29 de outubro de 2018

UNIVERSITÁRIOS PROMOVEM CULTURA MACUA


 Estudantes da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique (UCM), na cidade de Nampula, promoveram recentemente naquela instituição do ensino superior, uma exposição que exalta os valores da cultura macua.
 Asna Abdulay, estudante daquela Faculdade e porta-voz do evento, disse que o mesmo tinha como objectivo fundamental de resgatar a cultura macua, em vários aspectos, sobretudo na camada jovem que hoje em dia mostram-se perdidos, enveredando por vias que não coadunam com a nossa realidade social, sob alegação de estarem a modernizar-se.
 “Aqui mostramos o encanto e a beleza da rica cultura macua que é preciso valorizá-los. Estamos satisfeitos por a exposição ter contado com a participação de mais de 100 estudantes da nossa Universidade, o que demonstra que a nossa iniciativa pode contribuir na mudança de atitude dos estudantes no que concerne ao resgate desta cultura que é nossa”, disse.
A porta-voz destacou o facto de ser pela primeira vez que se organiza aquele tipo de exposição naquela universidade, daí que deveria ser um exemplo a ser seguido por ou Cidade de Nampula
tras instituições na perspectiva de também promoverem e resgatarem, efectivamente, a cultura macua.
Além da exposição do potencial do mosaico cultural do país em geral, e em particular da província de Nampula, como por exemplo, na área da gastronómica, objectos de adorno e pintura macuas, na exposição foram exibidos dotes da moda feminina e masculina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário