"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Carta Aberta ao Comandante-Geral da PRM Bernardino Rafael

Ouvir com webReader

Seguir

Unay Cambuma

22 de Outubro às 18:57 ·



Carta Aberta ao Comandante-Geral da PRM
Bernardino Rafael

Assunto: Reclamação dos ADCs

Excelência apraz-nos homenagear bastante a liderança que vem imprimindo no Comando Geral. Não vamos tecer muitos comentários vangloriativos, pois os colegas que nos antecederam na senda das cartas-aberta, já o fizeram com tanta mestria. Parece que a moda das cartas-aberta virou um hábito nas Forças de Defesa e Segurança, mas isto acontece por falta de espaço para colocarmos as nossas preocupações sem medo de perseguições e represálias.
Excelência! Queira, por favor, aceitar receber as nossas calorosas saudações!
Somos um grupo de homens e mulheres que no dia-a-dia, abandonamos nossas famílias para dedicar todas as nossas atenções, energias e forças para garantir a Segurança e Protecção de Altas Individualidades desta Pátria dos Heróis, isto é, somos chamados de ADCs ou Guarda-Costas.
Excelência, ser ADC, ultrapassa aquilo que está estatuido como tarefa principal. ADC é conselheiro, assistente, assessor, estafeta, doméstico, médico, educador, da figura que se protege, também é ser Comandante e elemento ao mesmo tempo de si mesmo.
Gerimos comportamentos de Grandes Dirigentes deste país, mas não ganhamos nada por esta actividade, aliás, vezes sem conta, ganhamos o desprezo, desrespeito, humilhação passamos fome, sede,frio, etc., devido a estas situações, passamos a apresentar a lista de preocupações:
(1) Falta de subsídio protocolar, pois os nossos colegas motoristas auferem este tipo de subsidio e, nós somos excluidos enquanto estamos na mesma "trincheira" a passar pelas mesmas situações;
(2) O subsidio protocolar ia ajudar-nos bastente para melhorarmos a nossa aparência, isto é, a nossa endumentária, pois trabalhamos à paisana e, o magro salário que recebemos não nos ajuda a ter boa roupa para não envergonhar os dirigentes que lhes protegemos;
(3) Pedimos qualquer tipo de amnistia, para sermos pantenteados, pois sabemos de que não há nenhuma patente prevista no Estatuto do Polícia para os ADCs ou Motoristas protocolares; apelamos a sua boa vontade, excelência.
(4) Trabalhamos diariamente, sem se observar a situação legal da carga horária normal que um funcionário e Agente do Estado deve fazer por dia, e não somos abonados horas extras, achamos que um subsídio protocolar podia compensar os nossos esforços;
(5) Excelência, como vê a lista de preocupações de nós ADCs é muito extensa, há mais, mas como sabemos de que o nosso Comandante-Geral tem muitos problemas para os resolver, desde os ataques em Mocímboa da Praia, Combate à caça furtiva, combate à criminalidade, em suma a Garantia de Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas, gostariamos de terminar por aqui, por quê não estamos a guerrear, apenas, é uma forma de fazer lembrar, que nós ADCs e Motoristas estamos aqui para apoiar a sua liderança!
Pedimos mais uma vez que sua Excelência Comandante Geral, seja o nosso salvador, tal como, o que fez para os colegas do Segundo Curso Adequado, Nomeação dos colegas que exercem cargos de chefia e direcção, e a consequente atribuição da Patente orgâncica, sem nos esquecermos das transferencias dos membros de uma Provincia para outra ao pedido dos polícias, isto é, agora, os Policia têm o previlégio de trabalhar onde quiserem, isso é de louvar e encorajar.
Para terminar, desejamos muita saúde, força, determinação, e encorajamos a sua liderança.
Bem haja Comandante Bernardino Rafael.

Sentimento partilhado por todos ADCs do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico.
-Via Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário