quinta-feira, 18 de outubro de 2018
MUNICÍPIOS GANHOS PELA RENAMO, NÃO DEVEM FUNCIONAR POR ILUSÃO
18 de Outubro de 2018
Para quem sabe quantas patas tem um polvo, vai concordar com a nossa definição cuja qual, os Municípios ganhos pela Renamo em Nacala Porto, são um e único polvo.
Muita e tanta gente já está a mudar de domicílio e quer residir num dos tentáculos (Município) da província de Nampula. Uns, pensam e são dados garantias de que "já que ganhamos, vem cá buscar uma vaga de emprego".
Na verdade, o voto popular é cego e precisa de lamparinas e o Pinnacle News, cá traz algumas lamparinas incandescentes.
Há quatro tipos de funcionários em cada um dos Municípios. Há funcionários eleitos e (é o caso do Presidente do Município, seus vereadores e chefes dos postos), há funcionários do pessoal quadro do mesmo Município (gente que concorreu publicamente para obter alguma vaga disponível no Município), há outros que estão aguardando pelas suas nomeações e finalmente, gente com contratos precários (varredores ou os que estão a construir a mando de alguma empresa credenciada pelo próprio Município).
O Município continua a ser aquilo que foi preconizado e que dentre muitas definições, é a gestão da coisa pública com base em critérios requeridos / exigidos pelo Estado. Por exemplo, para que se compre um carro, é necessário que se passe / use processos / tramites requeridos desde a obtenção de pelo menos três facturas. O mesmo para a ocupação de alguma vaga, há requisitos a serem respeitados, alguns dos quais, já bloqueados pelo Estado, há bastantes anos ao se tornar público que o Estado já não admite alguém para o seu pessoal quadro a não ser que se candidate para os sectores de Saúde e Educação. Aliás, mesmo para a saúde e educação, as entradas são a conta-gotas.
O Pinnacle News pressente que este polvo (Municípios no seu todo), pode vir a receber várias auditorias, algumas das quais, desnecessárias, só para virem "auditar" contas, possíveis "falcatruas" que estejam em curso, enfim, haverá sim senhor, vários bloqueios. Dum lado, serão bloqueios naturalmente criados e de outro lado, artificiais.
Para o caso de Nacala Porto que teoricamente é de categoria "B", o seu funcionamento e estrutura é "C". Portanto, algo falta para na verdade, ser "B". Os outros Municípios, são muito mais pequenos em categoria. Portanto, possuem muitos poucos Membros da Assembleia Municipal e mesmo o orçamento que eles recebem, do Estado e donativos, tem sido ínfimo. Fique claro que não há igualdade entre um e outro Município. E qualquer desentendimento ou mau funcionamento de cada um dos Municípios, os votantes são os primeiros a saberem e julgar. - Como, não soubemos!
Ao nosso ver, o polvo pode até não receber injecções, diferentemente de outros Municípios de tantas outras províncias e a ser assim, tem que haver união, coesão, entrega e trabalho. Nada de esperar que a injecção seja dada, nas nádegas. Façais encontros rotineiros de consultas e execuções. Publicitai o sucesso e insucesso. Façais o uso das rádios locais e outras maneiras de publicitação da vossa boa imagem. Façais o uso / o bom uso dos recursos (todos) que estiverem ao vosso dispor.
Desejar a todos, de igual para igual, corrigirem os carimbos e reclames luminosos escritos CONSELHO MUNICIPAL por uns outros escritos CONCELHO MUNICIPAL (com "C" e não com "S") e tudo por uma nova era de boa e participativa gestão, a partir de Fevereiro de 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário