"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 18 de outubro de 2018

MUNICÍPIOS GANHOS PELA RENAMO, NÃO DEVEM FUNCIONAR POR ILUSÃO

quinta-feira, 18 de outubro de 2018


Ouvir com webReader

MUNICÍPIOS GANHOS PELA RENAMO, NÃO DEVEM FUNCIONAR POR ILUSÃO
18 de Outubro de 2018
Para quem sabe quantas patas tem um polvo, vai concordar com a nossa definição cuja qual, os Municípios ganhos pela Renamo em Nacala Porto, são um e único polvo.
Muita e tanta gente já está a mudar de domicílio e quer residir num dos tentáculos (Município) da província de Nampula. Uns, pensam e são dados garantias de que "já que ganhamos, vem cá buscar uma vaga de emprego".
Na verdade, o voto popular é cego e precisa de lamparinas e o Pinnacle News, cá traz algumas lamparinas incandescentes.
Há quatro tipos de funcionários em cada um dos Municípios. Há funcionários eleitos e (é o caso do Presidente do Município, seus vereadores e chefes dos postos), há funcionários do pessoal quadro do mesmo Município (gente que concorreu publicamente para obter alguma vaga disponível no Município), há outros que estão aguardando pelas suas nomeações e finalmente, gente com contratos precários (varredores ou os que estão a construir a mando de alguma empresa credenciada pelo próprio Município).
O Município continua a ser aquilo que foi preconizado e que dentre muitas definições, é a gestão da coisa pública com base em critérios requeridos / exigidos pelo Estado. Por exemplo, para que se compre um carro, é necessário que se passe / use processos / tramites requeridos desde a obtenção de pelo menos três facturas. O mesmo para a ocupação de alguma vaga, há requisitos a serem respeitados, alguns dos quais, já bloqueados pelo Estado, há bastantes anos ao se tornar público que o Estado já não admite alguém para o seu pessoal quadro a não ser que se candidate para os sectores de Saúde e Educação. Aliás, mesmo para a saúde e educação, as entradas são a conta-gotas.
O Pinnacle News pressente que este polvo (Municípios no seu todo), pode vir a receber várias auditorias, algumas das quais, desnecessárias, só para virem "auditar" contas, possíveis "falcatruas" que estejam em curso, enfim, haverá sim senhor, vários bloqueios. Dum lado, serão bloqueios naturalmente criados e de outro lado, artificiais.
Para o caso de Nacala Porto que teoricamente é de categoria "B", o seu funcionamento e estrutura é "C". Portanto, algo falta para na verdade, ser "B". Os outros Municípios, são muito mais pequenos em categoria. Portanto, possuem muitos poucos Membros da Assembleia Municipal e mesmo o orçamento que eles recebem, do Estado e donativos, tem sido ínfimo. Fique claro que não há igualdade entre um e outro Município. E qualquer desentendimento ou mau funcionamento de cada um dos Municípios, os votantes são os primeiros a saberem e julgar. - Como, não soubemos!
Ao nosso ver, o polvo pode até não receber injecções, diferentemente de outros Municípios de tantas outras províncias e a ser assim, tem que haver união, coesão, entrega e trabalho. Nada de esperar que a injecção seja dada, nas nádegas. Façais encontros rotineiros de consultas e execuções. Publicitai o sucesso e insucesso. Façais o uso das rádios locais e outras maneiras de publicitação da vossa boa imagem. Façais o uso / o bom uso dos recursos (todos) que estiverem ao vosso dispor.
Desejar a todos, de igual para igual, corrigirem os carimbos e reclames luminosos escritos CONSELHO MUNICIPAL por uns outros escritos CONCELHO MUNICIPAL (com "C" e não com "S") e tudo por uma nova era de boa e participativa gestão, a partir de Fevereiro de 2019.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Cisto Beura Assino por baixo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Jelton Rodrigues Botsele Post bem consiguido! Os critérios da empregabilidade devem ser qualificações literárias e competência.

Sem comentários:

Enviar um comentário