"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A EXPRESIVA, PORÉM, DESAFIANTE E POUCO ENCARAJODORA VITÓRIA DA FRELIMO

terça-feira, 23 de outubro de 2018


Ouvir com webReader


Isalcio Mahanjane

22 de Outubro às 10:49 ·



A EXPRESIVA, PORÉM, DESAFIANTE E POUCO ENCARAJODORA VITÓRIA DA FRELIMO

Os dados intermédios que nos chegam ao conhecimento apontam para uma vitória expressiva da FRELIMO no quadro geral das autarquias. Das 53, a FRELIMO venceu e convenceu em 38, e venceu assim-assim em 6, porquanto não tem a maioria nas respectivas assembleias, ao passo que a oposição “arrecadou” 9. Estes números apontam para uma vitória na casa do 71,7% - 83%, o que, salvo melhor opinião, significa uma vitória significativa (“esmagadora e retumbante”).


Contudo, estes números podem obrigar a outras reflexões, pois nem todos os municípios tem o mesmo peso populacional e estratégico, o que pode significar, necessariamente, o diluir da expressiva vitória, como constata Gabriel Muthisse na sua douta análise aritmética, porquanto no computo geral a FRELIMO arrecadou qualquer coisa como 51,97% dos votos do universo de eleitores das 53 autarquias.

Noutro sentindo, mas igualmente douto, Adelino Buque alerta para a “ingovernabilidade” nas 6 autarquias em que a FRELIMO ganhou abaixo dos 50%, que pode gerar outras eleições a breve trecho, isto é, repetir eleições há escassos meses das eleições gerais, à “moda” Nampula, realizadas este ano.

É também verdade que fora deste quadro estão distritos e localidades não autarcizados, cujo universo de eleitores desconheço, mas que possa ter algo a dizer nesta aritmética, sendo certo de que as zonas do litoral moçambicano se mostram pouco simpáticas para a FRELIMO! Como o é que o contencioso eleitoral pode forçar alteração de algumas das “teses” ora publicadas.

Ora, esta vitória, pelos motivos tentados expor, pode significar um autêntico desafio para a sobrevivência da FRELIMO e não necessariamente uma lufada de ar fresco como pode parecer, aliado a uma governação algo pálida (por vários factores, dentre eles externos) e o recorrente desencontro na estratégia de comunicar e ganhar simpatias internas...

O que faz de 2019 um ano de verdadeira sobrevivência e não de favas contadas!

p.s. não se pretende o bota-abaixo, mas sim uma reflexão profunda e construtiva...



22 comentários
7979

GostoComentar
Partilhar

Comentários


Adelino Buque Felicito o Isalcio Mahanjane pela reflexao, por acaso, acabo de publicar uma reflexao cujo titulo eh "Projecto Frelimo nao Falhou mas, impõe-se reflexao" parabéns Isalcio!
11Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Gabriel Muthisse Creio que é importante refletirmos. Não para ter razão. Mas para apurar o nosso entendimento quanto ao futuro. Reflectir, mesmo quando erramos nas análises, é melhor do que andarmos a cantar hossanas
14Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Geraldo Ilidio Filipe Governo Se pudesse despir o amor e simpatia que tenho pelo Glorioso, faria alguns reparos, em função do pouco que conheço de Moçambique.
Mas estou de acordo com a tese de " refletir com Profundidade" para pudermos ser realmente convincentes perante ao eleitor.
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Feliz Silvia Grande reflexão cda Isalcio Mahanjane de facto precisamos abandonar o espírito triunfalista e de autêntica hipocrisia e partirmos para o trabalho sério e despido de preconceitos.
5Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Armandinho Caula Obrigado ilustre colega pela reflexão isenta de fanatismo político. Anotado.
5Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Noa Inacio Eu leio Isalcio Mahanjane Adelino Buque e Gabriel Muthisse por obrigação. Escusado será dizer que com muito gosto e tenho aprendido muito. Ora, não conhecendo a forma de discutir ao nível da Comissão Política não me parece que aquele nível haja esse entendimento de que o Partido não está nada bem e que as eleições obrigam a uma mudança de rumo. Me parece que se ao nível da Comissão Política não se entender que é preciso ser sentar alargada mente e repensar o país então vamos de eleição em eleição até perder as eleições gerais e presidenciais.
9Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Pedro Frederico Cossa Profundo....
4Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Aulate De Almeida Dino Muita lucidez Isalcio Mahanjane, se parte dos camaradas tivesse uma abordagem igual ou aproximada a sua, nada seria alarmante. Abracos
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Manish Cantilal Bom texto, quando tiveres time gostaria De ouvir sobre + sobre oJM. Quantidade de membros por casa cidade etc etc etc
5Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Dino Foi Tu e Jota, nada!Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Isalcio Mahanjane Vamos marcar Manish Cantilal... rsrsrs... bem dito Dino Foi, o problema dele com a jota... eish, "nada juro"...
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Mendes Mutenda Manish Cantilal, voce noutra encarnação ja foi SG da J? Kikkkkk
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Nelson Junior ........Nao cantemos Allelluias e nem Kumbayas, a verdade é so uma:...Se, 70% da populaçao Moçambicana for analfabeta e o STAE e a CNE continuarem partidarizadas,a Frelimo vai ser sempre o maior partido do País,e acima de tudo com esta dita Oposiçao futil e desorganizada, o futuro de Moçambique estará sempre nas maos dum velho partido superorganizado, corrupto e mafioso...oxala, que a Frelimo exigesse ao Governo de concluir o caso das dividads ocultas e dos avioes de Lam........Gerir

Sem comentários:

Enviar um comentário