"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 14 de agosto de 2018

SAMORA MACHEL JR DESAFIA FRELIMO E BARALHA AS CONTAS NA CIDADE DE MAPUTO

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Ouvir com webReader

SAMORA MACHEL JR DESAFIA FRELIMO E BARALHA AS CONTAS NA CIDADE DE MAPUTO
A entrada de Samora Machel Jr para a corrida eleitoral a nível da cidade Muto, veio baralhar as contas na capital. Alias, mais do que desafiar o partido Frelimo, Samora Jr veio desconstruir publicamente a famosa propaganda em nome de coesão interna. Se formos a ter em conta que a Frelimo sobrevive da memoria histórica em nome de boa organização, então podemos assumir que o filho do primeiro presidente de Moçambique veio quebrar paradigmas de invencibilidade e democracia interna. Pode se dizer em surdina que Samora Jr, chama a democracia interna da Frelimo, de FARSA.
Samora Jr feriu orgulho do cinquentenário. Definitivamente, pode se dizer que Samora Jr veio colocar a olho nu tudo o que a Frelimo vinha escondendo desde o terceiro congresso em nome de boa de gestão de conflitos interno no seio do partido. Pode se dizer que perderam um troféu.
Enfim, para mim, este puto já não tem nada de Jr, ele é maduro, venceu o medo e vestiu o espírito de punho do pai. Samora Jr é daqueles tipos que podemos escrever repetitivamente com todas as letras que ele tem CULHÕES NO LUGAR, ou se quisermos dizer em outras palavras, o gajo tem bolas. Comon pha, o puto tem tomates. Resta saber se estes tomates podem caber para almoço ou jantar dos munícipes de Maputo.
Há uma particularidade nesta candidatura, é a primeira vez na história do partido Frelimo que um membro influente e com memoria histórica considerável, insurge-se contra o posicionamento interno e concorre para uma eleição para se degolar directamente com o partido. Este problema tem uma outra explicação. É que, os membros que deviam aconselhar malta Samora Jr em nome da disciplina partidária já perderam moral por causa da ganância pelo poder.
Por exemplo, os membros com 79 anos, deviam tirar um vinho tinto e chamarem este neto para a mesa para mostrarem o caminho certo. Mas são eles a quererem disputar as mesmas oportunidades com putos de malta 40 anos. Aqui funciona aquele adágio popular: quem provoca merdas, aguenta com o cheiro. Aguentem.
Porque é que se diz que Samora Jr veio baralhar as contas? Simples, Júnior mais do que contar com apoio da Sociedade Civil, conta igualmente com a ala estratégica do partido Frelimo. Os órgãos sacias do partido Frelimo, nomeadamente: OJM, OMM, ACCLIN endossam o pupilo de Samora Machel.

Portanto, por estes e outros motivos, a Frelimo entra para a corrida eleitoral fragilizada moralmente e com uma imagem altamente chamuscada. Este cenário de aparente divisão do partido vai enfraquecer os camaradas e reduz visivelmente as chances de Comiche dirigir o município. E consequente aumenta as chances da Renamo e capturar a autarquia.
De já em diante Samora Jr, terá de ser forte pois a Frelimo não vai deixar barato, a par dos outros cabeças-de-lista com azar, nos próximos poderá enfrentar a justiça moçambicana, a nova remeça de G40 vão lhe chamar nomes com textos longos e curtos. Nos próximos dias a mãe pode ser colocada contra a parede internamente.

Ora, penso que seria interessante saber se a Graca Machel, ira endossar a campanha do seu filho ou ira apoiar o candidato que devia ser guardião da moral. Seria igualmente interessante, Gilberto Mendes, e outros membros que contestam a postura da Frelimo, aproveitarem este momento para manifestarem o seu apoio incondicional a Samora Jr.
De recordar que Samora Machel Jr foi candidato a cabeça-de-lista pela Frelimo e foi eliminado num processo sem transparência e o mesmo foi contestado pelos órgãos saciais do partido no poder e culminou com a colheita de mais de 2000 assinaturas.

Autárquicas 2018: Samora Machel Júnior vira costas à Frelimo e concorre à presidência de Maputo por uma associação independente

Escrito por Emildo Sambo  em 13 Agosto 2018
Share/Save/Bookmark
Samora Machel Júnior rebentou as coleiras e deu um exemplo de desmame da Frelimo, partido no poder e no qual nasceu e se tornou homem, o que é susceptível de marcar a cisão entre si e o mesmo. Coragem ou indisciplina partidária? O certo é que ele vai candidatar-se à presidência do município de Maputo, nas eleições autárquicas de 10 de Outubro deste ano, pela Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique (AJUDEM). O expediente para o efeito foi submetido na segunda-feira (13) à Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Samora Machel Júnior é o cabeça-de-lista daquela agremiação, decisão que tomou depois de ter sido literalmente preterido nas eleições internas da Frelimo, num processo que tinha todos os condimentos para alguém acreditar que ele estivesse a ser combatido pelo próprios correligionários.
O facto criou agitação no seio dos camaradas e o novo rumo tomado pelo filho do falecido estadista moçambicano, Samora Machel, pode ser a confirmação das informações que davam conta de que ele nunca escondeu o desejo de correr como independente.
Assim, Samito – cognome pelo qual é carinhosamente tratado, mormente no seio da família Machel – vai lutar pela presidência da capital e cidade mais importante de Moçambique do lado contrário do seu camarada Eneas Comiche, Venâncio Mondlane, da Renamo, Carlos Tembe, da Solidariedade Cívica de Moçambique (SCM), bem como do cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
O mandatário da AJUDEM, Albino Forquilha, por sinal o segundo candidato na lista submetida à CNE, disse que não estava em altura de prognosticar se Samito terá ou não problemas com a Frelimo.
Segundo a fonte, o visado “ junta-se a um grupo da sociedade civil" e não a um partido político, o que supostamente pode não ter peso nem causar desagrado à Frelimo.
Ao concorrer a edil da capital do país por aquela agremiação, o filho do falecido estadista moçambicano, Samora Machel, infringe alguns deveres de conduta estabelecidos pelo partido no qual é membro do Comité Central.
Por exemplo, rezam os estatutos da Frelimo que os seus membros têm a obrigação de “não pertencer a um outro partido político, organização associada ou dele dependente”.
Ainda de acordo com os ditames da formação política no poder, não é permitido ao militante “ser candidato para qualquer função, por outros partidos ou organizações associadas ou deles dependentes, sem a devida autorização dos órgãos competentes da Frelimo”.
A violação destes e outros deveres pode levar à aplicação de sanções, as quais pela ordem da sua gravidade podem ir da advertência, passar pela suspensão da qualidade de membro do partido, por período não superior a um ano, até à expulsão.
A AJUDEM é um dos sete grupos de cidadãos eleitores inscritos na CNE e é proveniente da autarquia de Namaacha, na província de Maputo.

A imagem pode conter: 2 pessoas
A imagem pode conter: 1 pessoa, closeup

Benjamim João Isaías, Faruk Amade Dauto Dauto, Silambo Feliciano e 377 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Chaida Agnessi Nicaca

Chaida Agnessi Nicaca Ele acaba de ganhar o meu voto 😘
Gerir
Nkulu Wa Munu
O meu também.
Gerir
Nkulu Wa Munu
Na verdade eu gosto de ver o circo a pegar fogo. Que assim seja!
Gerir
Félix Esperança
Não seja agitador rapaz.
Gerir
Nkulu Wa Munu

Nkulu Wa Munu Eles riem-se de nós há mais de 40 anos (que nos [des]governam), é justo que tenhamos uns minutos para rir da desgraça deles 😂
Gerir
Sic Spirou
Grande texto meu caro. "Perguntas" pertinentes, bem colocadas. Também tens os tomates bem maduros!
Gerir
Nkulu Wa Munu

Nkulu Wa Munu 🍅 🍅
Gerir
Eugenio Mabunda
Concordo plenamente mais velho SIC SPIROU, Euclides Flavio é o Leo Messi da escrita.
Gerir
Egidio Vaz
Desafiou apenas. Não baralhou.
Gerir
Nkulu Wa Munu
Será?
Gerir
Chaida Agnessi Nicaca
Hahahahahaha
Gerir
Sic Spirou
Acho que vai baralhar mais do que pensamos. Dizer que só desafiou apenas é pouco. Tem sim um grande impacto pra todos outros potenciais candidatos.
Gerir
Nkulu Wa Munu
Vamos esperar pelo jornal da noite. Calma!
Gerir
Sic Spirou
Não espera muito por esse canais. Ali na Pereira do Lago, sabem ser norte coreanos! Face fechada, dura, sem emoção.
Gerir
Egidio Vaz
Não podemos falar de baralho. Baralho é outra coisa
Gerir
Madlha Nhuku
Senhor Egidio Vaz parece que nao está conseguindo "digerir" este posicionamento do JOVEM Jr
Gerir
Egidio Vaz
Madlha Nhuku isto não é para digerir. É para aceitar.
Gerir
Massing Jaq
Na minha opiniao acho que o termo BARALHAR esta bem empregue! E que a primeira contando apenas com o Dr. Comiche e a oposicao havia uma certa previsibilidade do que ia acontecer. A entrada de Jr. (e da forma que entra) "baralha" essa ordem que ja estava a se prever! Consultei o dicionario e diz que BARALHAR e Misturar, Confundir, atrapalhar, desordenar! Portanto, me parece que isso eh o que vai acontecer! Hehehehehe
Gerir
Cadu Moreira
Kkikikikikiki Madlha Nhuku!
Gerir
Gilder Anibal
EV. precisa de ser investigado. Parece que, não está livre.
Gerir
Jojo Joao Manuel
EV estas sozinho nesse choro , olhe a sua volta .
Gerir
Egidio Vaz
Gilder Anibal tens uma agenda carregada de assuntos por investigar. Cuida dessa agenda carregada. Deixe-me em Paz. Você sim, é que deve me deixar livre. É o empecilho à minha liberdade
Gerir
Egidio Vaz
Jojo Joao Manuel veremos nas urnas. Não me contento com câmaras de ressonância
Gerir
Nkulu Wa Munu

Nkulu Wa Munu Eu estou aqui para ver o circo a pegar 🔥 🔥 🔥
Gerir
Jojo Joao Manuel
Acredito que com saida deste "miudo " outros Vermelhos capaz de ganhar tempo . Time , Time , time.
Gerir
Lúcio Langaa
Baralha sim ora pois. Eu mesmo tou baralhado ja, tinha certeza em quem votar mas agora ta tudo baralhado. Kkkkkk
Gerir
Heelio Sive Marcos
Agora sim dá para rir....o comentário de Lucio.
Gerir
Massing Jaq
Kakakakakaka
Gerir
Gilder Anibal
Kiwismo não se difere com SURUMA. Ambos danificam o cêrebro.
Gerir
Gilder Anibal
Na minha investigação encontrei dois tipos:
1. Os Kiwistas, estes são de alta cilindragem.
2. Kimestas, estes fazem com moderação.
____________
Oremos irmãos. O game está super agressivo.
Gerir

Texto alt automático indisponível.
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde
Gilder Anibal Deu um soco muito forte ao meu nkulu da zona.
Gerir
Faizal Jamal
Gilder Anibal, como faço para colocar 1000000 de likes no mesmo comentário? Kkkkkkk, ya que que com o kiwi você me fez lembrar o mundial da Alemanha 2006 uma tal que não era santa mas era trindade e tobaco queriam ganhar mundial via empate...
Gerir
Socrates Mayer
O tiro saiu pela culatra
Gerir
Ricardino Jorge Ricardo
Complicando as contas do Comiche.
Gerir
Teixeira Teté
Isso ainda vai fazer muitas cabeças a loucura dentro do partido dos camaradas.
Gerir
Manuel Maleve
esta forte isso, vamos la ver oque nos reserva o dia 10 de outubro
Gerir
Abinelto Bié
Bom, não quero crer que tenha sido uma decisão estritamente individual — só de Samora Jr. — e sim houve, quanto a mim, apoio de alguns colossos do Partido FRELIMO (não esses que inundaram os media a fazer barulho — esses são uns meros instrumentalizados). Mas quero aqui destacar, em forma de suposição, o apoio familiar, na pessoa de Graça Machel. Não quero acreditar que Samito tenha avançado sem o aval da família. O dito cujo, por mais que as pessoas tetem fazer estas comparações de coragem, teimosia, etc, de Samora Machel — o pai — só herdou o nome.

Quem herdou isso tudo de Samora Machel é a Olívia.

Mas está de parabéns, o Samito.

Gerir
Fernando Nhaca
Cidadania em relevância. Não devemos admitir que alguém por tudo e de nada, possa castrar sonhos dos outros. Força Junior.
Gerir
Jaime Mondlane
Forca
Gerir
Massing Jaq
Na minha opiniao acho que o termo BARALHAR esta bem empregue! E que a primeira contando apenas com o Dr. Comiche e a oposicao havia uma certa previsibilidade do que ia acontecer. A entrada de Jr. (e da forma que entra) "baralha" essa ordem que ja estava a se prever! Consultei o dicionario e diz que BARALHAR e Misturar, Confundir, atrapalhar, desordenar! Portanto, me parece que isso eh o que vai acontecer! Hehehehehe

Sem comentários:

Enviar um comentário