"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 12 de agosto de 2018

O "ápice do admissível" de Venâncio

domingo, 12 de agosto de 2018

Ouvir com webReader

O "ápice do admissível" de Venâncio
A pré-campanha eleitoral para as autárquicas está ao rubro. Os mais expeditos afiam as facas. O discurso vai se radicalizar, a linguagem violentar. Na Matola, um vídeo com dizeres persecutórios do bonacheirão deputado da "resenha semanal" vai ser estrela. Eu estou esfregando as mãos. Mas quem anda mesmo com a máquina de sua comunicação quase afinada é o cabeça de lista da Renamo em Maputo.
O Eng. Venâncio Mondlane parece que vai apostar sua comunicação na exposição da corrupção. Suas menções à dívida ocultada vão ser recorrentes, sobretudo porque Eneas Comiche, seu principal adversário, teve um papel dúbio no processo de endividamento. A máquina está quase afinada porque nem tudo o que tem saído cá para fora é genuíno, como a celebrada foto-montagem com Barack Obama. Nem tudo é, também, limpo, como o pôster que ele fez circular esta tarde nas redes sociais. O ápice do admissível é mesmo o ápice da legitimação da corrupção e da dívida oculta. Eu percebo isto de se cometer gaffes. Mas na comunicação política a margem de erro é menor. E pode custar caro.
Comentários
Gulamo Mussa Temos que votar nele
Gerir
Responder15 h
Abdul Magide Sidi Hassam Há que terá acesso ao programa de VM para a sua governação municipal. O que vai fazer?
Gerir
Responder15 h
Edmundo Galiza Matos "... da corrupção governamental atingindo o ápice do admissível" - Yá! Utilizar uma linguagem rebuscada, que poucos atinam com ela, dá nisto: uma monumental gafe. E logo num slogan. Isto vai animar.
Gerir
Responder14 hEditado
Marcelo Mosse Parece que so tu 'e que percebeste....o pessoal ja nao lê...
Gerir
Responder14 hEditado
Edmundo Galiza Matos E isso é esclarecedor meu caro. Daí podes aferir o nível da nossa capacidade de "separar o trigo do joio". O Venâncio não se pode permitir este tipo de erro grosseiro.
Gerir
Responder13 hEditado
Marcelo Mosse Edmundo Galiza Matos Comunicacao politica nao precisa de termos complicados, como tu bem dizes...Eu ja disse ao Venancio...se quiseres manda-me os textos e eu faço uma limpeza de borla...dou-lhes uns retoques...ka ka ka ka....mas o tipo tem ca uma teimosia pa...
Gerir
Responder14 hEditado
Marcelo Mosse Tas a ver...muitos dos likes que estão a colocar aqui não tem a ver com a denúncia da gaffe....tem a ver com as aparências do visado... E é bem provavel que surjam de repente o Egidio Vaz, o Gabriel Muthisse, o Júlio Mutisse e o Tito Tezinde a me acusarem de tomar partido do cabeça de lista da Renamo; Vais ver...o regimento esta limpando os canos no magazine.
Gerir
Responder14 hEditado
Edmundo Galiza Matos Nao tenhas a menor dúvida, meu caro. Não entenderam patavina, sobre a gafe e sobre a tua achega. O carneirismo está não só entre os "situacionistas" como também entre os "contestários".
Gerir
Responder14 h
Marcelo Mosse O carneirismo !!! La estas tu...
Gerir
Responder14 hEditado
Zita Costa Marcelo Mosse é melhor fazeres limpeza geral!
Gerir
Responder12 h
Adriano Biza Talvez nao eh erro, com cada troca txintxa de pessoas e ideias, nunca se sabe.
Gerir
Responder11 h
Gabriel Muthisse Como se as posições políticas de Marcelo Mosse me importassem! Se te pagarem bem, podes apoiar Venâncio, que a mim não me interessa. Ora essa!!!!!!
Gerir
Responder11 h
João M Cabrita Destruir a oposição, uma velha tradição. Que se renova. Uma antiga escola. Que se escutava na rádio - da qual alguém jurou não largar mão - ou se lia na imprensa partidarizadas. As redes sociais - que certamente combateriam então - são hoje habilmente utilizadas.
Gerir
Gosto
Responder2 hEditado
Marcelo Mosse Destruir a oposicao? Ora essa...voce espera que a oposicao alcance o poder sem suor? Sem propostas alternativas? Come on! Onde è que se viu isso? Onde esta a Renamo nos debates candentes da viva nacional fora do parlamento? Onde? Fora a Ivone Soares ninguem mais tem a cultura do debate de ideais. Antonio Muchanga? Esse devia ser crucifucado na Matola por causa de seu discurso revanchista e contra a liberdade de expressao. Onde esta a comunicacao politica da Renano para capitalizar os erros do actusl Governo. Ausente. O que fez a Renamo com o vexame a que Paulo Vanhale foi submetido quando tomou posse em Nampula. Nada! A oposicao perde por estar ausente do drbate publico. Veja como Nmusi Maimane faz na Africa do Sul agora com o land debate....destruir a oposicao? De mim ninguem escaparà ao meu crivo.
Gerir
Responder1 h
Marcelo Mosse Gabriel Muthisse conversar consigo eh uma perda de tempo. Voces nao conseguem impor alguma decencia na comunicacao politica da Frelimo. So ataques e insultos....que so invez de ajudar acabam prejudicando o Partido. Porque nao fazem como o ANC que esta preparando sua comunicacao para as eleicoes do proximo ano com consultores do Partido Comunista Chines....?
Gerir
Responder1 h
Sura Rebelo de Oliveira Consultores do Partido Comunista Chinês? Eles lá sabem...
Gerir
Responder56 min
Gabriel Muthisse Sabes Marcelo Mosse, eu e tu nos conhecemos. Então era bom não me provocar. Estou quieto no meu canto.

Se não concordas com um comentário meu, diz isso simplesmente. E fica a saber que os posts e comentários que faço (i) não representam nenhuma instit
uição; (ii) não são combinados com ninguém; (iii) ninguém os paga nem quero que ninguém os pague. Para ser mais preciso, não sugiro a ninguém, nunca, que os pague!

Foi de uma tolice inqualificável tentar passar a ideia de que, só porque não concordaste comigo sobre um comentário meu sobre a China, e porque muitos outros também te interpelaram sobre isso, concluíres daí que nós nos mancomunamos para estragar teu trabalho. Eu não tenho a mínima autoridade nem sequer sobre o que Júlio Mutisse, meu irmão mais novo, posta, diz, ou comenta.

Neste momento quem está em condições de estragar a FRELIMO és tu.
Gerir
Responder48 minEditado
Júlio Mutisse Marcelo Mosse eu só entro nos debates que me interessam. Não me arraste aos que te interessam. É domingo vá tomar um petisco, passear o dog, lavar carro bater papo com amigos reais.
Vou fazer algumas dessas coisas.
Hoje que colocaste algo que não me in
teressa em nada chamas me...kkkkk
Quando me interessa foges ao debate e te vitimizas. Volte lá onde vuvuzelaste algo como novidade que não é. Ali sim me interessa bater papo contigo e pôr em causa suas certezas.
Gerir
Responder35 min
Marcelo Mosse Gabriel Muthisse Um grande abraco e bom domingo.
Gerir
Responder28 min
Marcelo Mosse Júlio Mutisse Um grande abraco e bom domingo.
Gerir
Responder27 min
Manuel Julai Eu sou Povo e para mim eh mais simples interpretar uma khunuka do que o ápice do admissível.
Gerir
Responder14 h
Luis Nhachote Acho que vai haver reimpressão de José Maria Relvas para ser distribuído pelo eleitorado 🤣🤣
Gerir
Responder13 h
Vasquinho King Despertar o Maria Relvas dos Quintos do Inferno é uma obra dos gigantes no ápice do admissível kkk
Gerir
Responder10 h
Euler Gente De Mocuba Propostas específicas para Cidade de Maputo? ZERO.
Gerir
Responder13 h
Manuel Julai kkkkkkkk ainda vem.
Gerir
Responder13 h
Abel Zico Ainda não é campanha, é pré-campanha.
Gerir
Responder3 h
Ismael C. Gocaldas A campanha está perto meu caro,depois dai vais ver o manifesto.
Gerir
Responder2 h
Jose Eduardo Falar da cidade agora daria aos outros directrizes para elaborarem seus manifestos eleitorais. Hoje o que se fax é pre campanha. Marcar o territorio e dizer "eu existo".
Gerir
Responder1 h
Tato Tomocene Mais criminoso é VM mentiu k era sobrinho d Mondlane e pensa k não ti conhecemos? Pensas k nós povo somos malucos em ti escolher ontem no MDM hoje na RENAMO estas a fazer a sua vida em nome do povo. Si és um bom homem porque não tiras teu salário de 15 meses entregar este povo k você está a enganar? Senhor nós ti conhecemos muito bem ok!
Gerir
Responder13 h
Arnaldo Mendes Você não se conhece a sí próprio, Venâncio é dos políticos mais lúcidos dos últimos 43 anos, seu distraído
Gerir
Responder10 h
Tato Tomocene Este não tem nada d lucidez é um vadio político e pensa k está a nós enganar com sua ambição desmedida
Gerir
Responder5 h
Arnaldo Mendes O que mostrou com suas intervenções, ações, pela primeira vez em Moz, grande político, bem haja VM
Gerir
Responder3 h
Manuel Fernando Muchanga e MT triste o teu comentário há çertas coisa k só calar deverias fazer o mesmo
Gerir
Responder3 h
Antoinne Di Mateo Arnaldo Mendes concordo contigo, pessoas que não entende absolutamente nada deviam ler comentários e ficarem no cantinho
Gerir
Responder3 h
Antoinne Di Mateo Manuel Fernando Muchanga ele perdeu a oportunidade de ficar calado
Gerir
Responder3 h
Marcela Chivale Em boca fechada não entra mosca.
Gerir
Responder3 h
Ismael C. Gocaldas Perdeu a oportunidade de ficar calado.
Gerir
Responder2 h
Olegário Samuel Muando Triste. Em pleno século XXI ainda existirem pessoas quadradas como este Tato.
Gerir
Responder2 h
Arnaldo Mendes Olegário Samuel Muando esse jovem Tato, está instrumentalizado, não aceita que haja alguém com coragem que enfrente os "libertadores"
Gerir
Responder2 h
Olegário Samuel Muando Arnaldo Mendes por isso que este país não avança. Em um país sério já teríamos os responsáveis pelas dívidas encarcerados, uma educação de qualidade, vias de acesso, acesso universal à eletricidade etc etc. Mas por causa de gente quadrada aplaudimos a nossa própria miséria enquanto uns enchem seus bolsos ilicitamente. 
Bulshit
Gerir
Responder2 h
Arnaldo Mendes Por isso que em temo pelo futuro deste País, pois as desigualdades sociais que o partidão com suas políticas de exclusão, está a criar, haverá muita violência
Gerir
Responder2 h
Paulo Rapaz Tomocene, quando diz "nós" com quem te juntas nesse ódio mórbido a alternância? Povo é a isca de toda política e não deve causar urticária para quem se confunde com politiquice.
Gerir
Responder2 h
Arnaldo Mendes "eu" e não em
Gerir
Responder2 h
Arnaldo Mendes Paulo Rapaz Esses tipos sempre se acharam no direito de falar em nome do povo, como se o povo não tivesse opinião própria, mas isso tem haver com sua génese stalinista

Sem comentários:

Enviar um comentário