"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 10 de agosto de 2018

FMI autoriza o Estado Moçambicano a se endividar via créditos altamente concessionais e doações.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ouvir com webReader

Enquanto o grosso estava grosso com os acontecimentos parvos de Bangkok, coisas de verdade estavam a acontecer no eixo Maputo-Washington.
Cortando um texto longo em coisas simples: o FMI autoriza o Estado Moçambicano a se endividar via créditos altamente concessionais e doações.
Vamos começar do princípio e juro ser curto. O Estado pode levar doações (dinheiro, bens e serviços), crédito concessionais (entre Estados, agências multilaterais, agências bilaterais) e comerciais (bancos, instituições de crédito, etc).
Na situação actual de Moçambique mesmo que haja vontade da parte que empresta (os regulares são a China e a Índia) o Estado Moçambicano neste momento não pode ir mais do que a primeira opção, sendo a segunda caso à caso e a terceira completamente fora de questão.
Neste momento o FMI recomenda que o Estado Moçambicano use as duas primeiras opções o que vem dar uma lufada de ar fresco pelo menos na conta de investimentos do nosso Orçamento Geral do Estado o que pode a médio prazo viabilizar projetos de estradas, pontes, e outros bens públicos principalmente que possam gerar renda e que não sejam necessariamente viáveis via investimentos privados.
O outro lado da moeda é que o Estado precisa de finalmente implementar medidas de austeridade, eliminar algumas isenções, pagar a sua dívida às empresas moçambicanas incluindo o reembolso do IVA.
Ematum e companhia não quero falar, é Domingo e não quero me irritar.
Comentários
Liptos Junior LS Uma noticia boa para um bom Domingo, Feliz Domingo Mr. Foi
Gerir
Vasquinho King E tem mais ate 2023 a crise pode continuar. Nao aguento viver mais assim
Gerir
Helder Mendes Séra que istó vai ajudar?
Gerir
Julio Messa Não te irrites Dino Foi. Continuação de bom domingo.
Gerir
Lyndo A. Mondlane Gosto quando das aulas de economia.. Dino Foi.. se aprende
Gerir
Izard Iacamurima Pagar as letras em atraso da Ematum e companhia.
Gerir
Nilton Dos Santos Ou seja, temos "PRE-L": PRE Lite hehehhe
Gerir
Nelson Viviah Então be cool. Bom domingo e, sobre dinheiro falamos amanha.
Gerir
Sura Rebelo de Oliveira Ematuns e responsabilização. Hoje é domingo. BFS
Gerir
António Do Rosário Grispos A possibilidade de recorrer a empréstimos ainda que limitado a juros concessionais é positivo...o Estado nao pode viver de boas intenções de doadores...tem de poder escolher o q pode fazer com os recursos q pode ir buscar. Não é o fim da linha no pacote da austeridade, mas é uma luz no fundo do túnel.
Gerir
5 dia(s)Editado
Dino Foi Exato.
Gerir
Leopoldo Amaral Uma pergunta ignorante: por acaso o Estado estava proibido ou restrito a lançar de alguma dessas três medidas individual ou colectivamente?
Gerir
Dino Foi Sim . O tamanho teu endividamento está intrinsecamente ligado ao teu volume de receitas (por isso pessoas estão a ser executadas e no jornal), por isso que um banco se não em situações excepcionais não te dá um empréstimo em que o a mensalidade não seja 1/3 do que ganhas!
Porque você pensa que não é só imprimir papel moeda?!
Gerir
Pascoal Isaias Proibido não, condicionado, sim!!!
Gerir
Gerson Machevo Obrigado pelo update!
Gerir
Joacheim Tembe Vi essa cagada por ai. De novo vão nos enfiar sem vaselina. Juro um dia.....
Gerir
Simão Matsinhe A pergunta que não cala. Afinal o Estado moçambicano não era o tal mais endividado do mundo que sua divida era muitas vezes superior que o PIB? O que mudou mesmo? Ah... já conseguiram estuprar nem? Já assinaram os contratos do gás ao seu gosto nem? E onde estão aqueles que... melhor deixarmos mesmo. Hoje é domingo. Nada de stresses.
Gerir
Dino Foi Você é economista, não faz esse tipo de pergunta.
Gerir
Simão Matsinhe Bwakakakakakakaka nem posso pensar alto? Mas também não espero resposta.
Gerir
Joacheim Tembe Dino Foi não é justa a pergunta dela?
Gerir
Dino Foi Joacheim Tembe : ele sabe do que falo. Aceito de juristas e auto-falantes do governo, não deste. Eu o conheço fora das redes.
Gerir
Joacheim Tembe Dino Foi disse dela desculpa. Bué idem. Samito Matsinhe o mais novo é meu chapa. Porém a questao prevalece e constitui para mim, nao jurista, nem economista, mas pai de familia, minha Duvida. Halla
Gerir
Dino Foi Joacheim Tembe você sempre pensa que eu só lido com mulheres
Gerir
Joacheim Tembe Dino Foi nem vou te responder bwakakkakakakaka. Eu pensava no vinho mas ohhh
Gerir
Dino Foi Joacheim Tembe : bwakakakaka
Gerir
Matavele Edy Matavele Tsakane O gajo que veio de Bangkok, do jeito que é, é capaz de dizer que foi ele que conseguie essa bolada com FMI.
Gerir
Cris Kadima É só aprender a respirar fundo aí não há stress... 😂😂😂
Gerir
Pedro Bay de Magalhães Péssima notícia.. Se o estado é o país estava no caminho de procurar alternativas internas de criação de riqueza por impossibilidade do crédito, crédito este que facilitou a vida a todos, a gastos milionários de instituições estatais que não produziam nada, de empresas que nada produziam a não ser bolada e importações e começava agora a selecção natural das empresas fortes, com gestão forte para desencadear uma concorrência mais forte, mais especializada.. Dando origem a uma maior força nos mercados internacionais.. Fazendo com que a produção interna fique mais realista e não um castelo de cartas em que se tira uma e cai tudo.. Ou seja o país precisa de desenvolver e produzir para exportar e reduzir a Importacao.. Parar de viver cenários fantasia, e viver a pura realidade e Iniciar a casa pela fundação e não pelo telhado.. Penso que fiz entender..
Gerir
Dino Foi Não há capacidade interna. Bilhetes de Tesouro estão a morfar com os bancos comerciais.
Gerir
Pedro Bay de Magalhães Dino Foi por acaso anteontem estive a ver como parava esse assunto.. E vi que neste momento era um péssimo investimento.. Mesmo a longo prazo.. Mas uma coisa era possível. Se o estado não consegue financiamento externo, porque não abrir ao interno. Não sei se será possível, mas muitas empresas nacionais poderiam ir para a bolsa nacional e colocar se acções a venda para nacionais, tendo claro controlo sobre o máximo que se compra, evitando opas externas, claro que o futuro vai obrigar a aquisições internacionais. Eu no meu caso, teria interesse em investir em algumas empresas nacionais estatais, numa opção de compra mais acessível. E acredito que muitos moz, poderiam fazê lo, o que iria democratizar mais as empresas, abrir mais exigências dos accionistas, e obrigar a respostas Mais exigentes.. Com este valor angariado obrigaria a essas empresas a investir internamente, prestar contas reais.. No meu caso investirá no turismo, energias renováveis e agricultura, claro a longo prazo... Mas teria que estar em cima de todas AG's para garantir a reforma com os investimentos.. E claro se houvesse certificados de aforro garantidos, seria um bom investimento... Isto desde que o governos garantisse a salvaguarda desse investimento.. Mas sabes utopia é smp utopia.. A outra utopia seria aumentar a exigência dos gestores, e nomear por capacidade técnica e não política.. No último mês perdemos 2 para um banco.. Mas pronto mistura de assuntos.. Temas para uma tarde no south com uns bons scotchs
Gerir
Dino Foi Pedro Bay de Magalhães : estou em terra então esperando o convite para South Beach
Gerir
5 dia(s)Editado
Pedro Bay de Magalhães Dino Foi epah estava a fechar uns trabalhos para amanhã e só agora vi.. Mas amanhã lanço o desafio.. Sempre ficamos de falar.. Smp é uma boa desculpa..
Gerir
Jose Alexandre Faia Se ao menos te ouvissem ......
Gerir
Domenico Borriello Falou e disse.
Gerir
Johane Zonjo Mano Dino Foi, entao quando se dizia que Mocambique estava de volta, estava mesmo... kakakakaka
Gerir
Dino Foi Não me obrigues a dizer coisas que não quero dizer! Já disse, é domingo hoje,
Gerir
Johane Zonjo Dino Foi nao diga mais nada. kakakaka. falo contigo noutro forum... kakakaka
Gerir
Dino Foi Johane Zonjo : obrigado. Kakakaka
Gerir
Imtiaz Vala Queres fintar muitos!Coloque concentrados nas coisas que acontecem em Bangkok,pior se experimentarem Pattaya Beach enquanto por detras noutro angulo tratas assuntos serios e da Nação...
Gerir
Avelino Namarrocolo A FRELIMO está cansada e sem ideias eh difícil disser isto, mais nos próximos 10 anos teremos mudanças profundas.

Sem comentários:

Enviar um comentário