"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 13 de agosto de 2018

ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE PALMA E SUA CUPULA, BURLARAM TODA A OFERTA E PROVAVELMENTE, REVENDERAM O QUE NAO LHES SERVIU

segunda-feira, 13 de agosto de 2018


Ouvir com webReader




Foto de Pinnacle News.





CABO DELGADO
DISTRITO DE PALMA, PRECISA DE RESTAUROS
12-08-2018
Um cidadão pacato que viu uma das suas pernas a ser mordida por uma cobra venenosa, recorreu no final de 2017, ao maior Centro de Saúde de Palma, para receber tratamentos. Por lá, foi atendido por um grupo de enfermeiros que decidiram amputar-lhe a perna infectada de veneno de cobra. E uma enfermeira de Nacionalidade Cubana, prestou muita atenção aquele cidadão nascido e residente em Palma e levou muitos dos seus dados pessoais, quando a missao dela terminou.
A surpresa foi daquela mesma medica estrangeira, ter-lhe confirmado que havia enviado um lote de benesses, nomeadamente uma muleta inteligente, uma motorizada de três rodas e avultadas somas de dinheiro, com o intuito daquele cidadão ir se "empurrando" com a vida, fazendo taximota ou deslocando-se com toda a facilidade, para seus campos agrícolas e minimizando suas dores, por algum tempo. Contudo, neste segundo semestre, acaba de saber de que O ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE PALMA E SUA CUPULA, BURLARAM TODA A OFERTA E PROVAVELMENTE, REVENDERAM O QUE NAO LHES SERVIU, se não vejamos. Quando o cidadão em questão, residente de Palma – Sede foi ao encontro do Chefe do Posto Sede de Palma, este tirou uma arma de tipo pistola e lhe apontou na cabeça e lhe disse para nunca mais lhe procurar para lhe perguntar por alguma agulha.
Membros familiares deste actual paralítico, foram expor o caso ao administrador do distrito de Palma e reportaram tal como reportaram ao Pinnacle News de que alguns bens materiais e dinheiros haviam sido enviados para ele e pararam nas mãos de alguém do Governo do Distrito de Palma. Os mesmos foram precisos de que esses bens, passaram pelo Governo Provincial e foram enviados para o distrito e quereriam saber sobre o paradeiro dos mesmos.
Por seu turno, o actual administrador de Palma retirou do bolso dele, uma quantia de três mil meticais e repisou que quereria que ele (o paralítico / mutilado) parasse de procurar por este caso. Inconformados, contaram ao Pinnacle News e pedem para que no mínimo, esta cúpula tenha um nome.
O Pinnacle Mews, recebeu hoje, de Faustino Amade, residente em Pemba, uma reclamação, em que na mesma envolve a Polícia e neste seu irmão. Diz o Faustino, que uma brigada de Polícia, em serviço num posto de control, no Lugar de Nanjua, Distrito de Ancuabe, solicitou a seu irmão a sua identificação, no dia 01/08/2018, e porque o seu irmão era natural de Nacala e era isso mesmo que constava do BI. foi detido com outros indivíduos, que também foram identificados, e por algo que também não estava bem.
Diz o Faustino que seu irmão está detido desde o dia um deste Mês sem saber o porquê. Pelo menos ele detido, tem que saber o porquê da sua detenção, é obrigatório, que a própria polícia, informe o detido sobre as causas da sua detenção. Considerando, que o seu irmão é um cidadão moçambicano, gozando de plenos direitos de mobilidade e outros, dentro do território nacional, nunca a Polícia poderá deter um cidadão por este motivo, sob pena de cometer o crime de abuso de autoridade, A Polícia só poderá deter, em flagrante delito e por motivos, devidamente fundamentados e para tal conhecimento, deixo a seguir um enxerto da Lei Moçambicana.
"No geral, o estudo constatou que o quadro jurídico vigente garante um
mínimo de direitos fundamentais aos reclusos em prisão preventiva, assentes na
Constituição da República que garante a presunção da inocência, o direito à liberdade, o
direito de ser assistido por um defensor da sua escolha, o direito de ser informado sobre
as razões da sua detenção e a existência de meios alternativos à prisão preventiva, tais
como a caução e termo de identidade e residência (TIR);
16. A Constituição da República é consentânea com os padrões
internacionais do direitos humanos, porém, as normas infraconstitucionais, em matéria
de prisão preventiva, nalguns casos não é conforme com os referidos padrões
internacionais;" Este enxerto da Lei, contempla os direitos do detido, que tem que ser apresentado no prazo de 24 horas a um Juíz, Assim sendo, como é que o irmão do Faustino, se encontra detido pela Polícia em Nampula, desde o dia 01/08/2018, Alguma coisa aqui, não está bem.
O Sr. Faustino, terá que contratar um advogado, para que o seu irmão se constitua assistente no processo e se houve ilegalidade na detenção, processar os agentes políciais, que cometeram a ilegalidade.
Hermes P. Mendes Lic.
Bom dia Pinnacle News
Com a sua agenda preenchida, mas gostaria de partilhar isto, muito desesperado
Tenho um irmao vivendo comigo em Pemba e que desenvolve pequenos negocios para suprir algumas necessidades foi abordado no control de Nanjua distrito de Ancuabe_Cabo Delgado com a policia e pedido para se identificar, quando este tirou B.I e visto que era natural de Nacala_Nampula foi retido no dia 01.08, dormindo ali no control e ja no dia 02.08 levado para o comando provincial de Nampula com mais outros num numero de 28 cidadãos, onde ate hoje 12.08 aguardam pelas decisões das autoridades.
Importa referir que foi motivo da sua dentenção "ser natural de Nacala apenas, não existe outro motivo".
Tentei resumir,
Pinnacle peço para que publicassem isto, porque esta atitude e quais seria passos a seguir para ter o meu irmao de volta ao convivio familiar, agradeço.
De Faustino, Pemba,12.08.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário