"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 17 de maio de 2017

Mistérios no MDM

quarta-feira, 17 de maio de 2017


Ouvir com webReader

A um ano de novo pleito autarquico, o MDM parece estar definhando. Em Nampula, a ruptura com o actual edil Amurane é irreversível. Na semana passada, Amurane lançou farpas veladas contra os irmãos Simango (que mandam no partido), ao sugerir que há quem pensa em instalar uma "dinastia" em Moçambique.
A resposta das hostes dirigentes do MDM foi dada ontem, embrulhada numa entrevista do Presidente da Assembleia Municipal de Nampula, M. Tocovo, que se insurgiu contra novas obras domésticas erguidas debaixo de um viaduto recentenente construído na cidade. Ele apontou o dedo ao executivo da edilidade, afirmando que havia indícios claros de corrupção, fazendo uma tirada irônica "para aqueles que se dizem imunes à corrupção". Ficou claro na veemência do palavreado de Tocovo, que seu objetivo era mesmo "desmascarar" Amurane. O MDM está claramente em desnorte na capital do norte. E agora com a ida de Daviz Simango aos Países Baixos na mala do Presidente Nyusi, há deputados do terceiro partido engolindo sapos: eles se insurgiram com veemência contra o branqueamento parlamentar das dividas da MAM e da Proindicus. Devia Simango recusar o convite? Creio que não. Até porque é uma viagem de Estado; até porque a Holanda tem uma cooperação tradicional com a Beira em virtude das condições geográficas da cidade; até porque terão sido os holandeses a sugerir a Nyusi que incluísse Beira na viagem.
Seja como for, não deixa de ser um sapo para os deputados que consideram Nyusi como parte do problema da dívida. E numa altura em que a Frenamo está novamente em maré casamenteira (Dhlakama apelou ontem aos membros da Renamo para não hostilizarem os da Frelimo), era de esperar um MDM mais atento a ratoeiras e mais mobilizador, tendo em conta que o partido depende de capital politico externo para vingar nas autárquicas. Por isso, foi penoso ver o deputado 
Gilberto Carvalho perdido em pre-campanhã nos arredores de Maputo, num evento em que foram notórias as ausências de figuras de proa de do Sul como Frangoulis, Venâncio Modlane e Silverio Ronguane. Até um aspirante a deputado pelo MDM, militante do partido, o jornalista da TIM Sérgio Banze, pautou pela ausência. Mistérios.

Sem comentários:

Enviar um comentário