"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 20 de maio de 2017

A TRÉGUA JÁ É SEM PRAZO MAS A FRELIMO NÃO ESTÁ A FAZER A SUA PARTE


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
* O Nyusi mentiu ao povo moçambicano e a comunidade internacional sobre a retirada das tropas na Gorongosa
A trégua sem prazos decretada pelo presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, não significa o fim da guerra, é apenas a demonstração de boa vontade e a Frelimo, em troca devia corresponder com a retirada de todos os seus militares da região da Gorongosa e, segundo o que acompanhamos na altura, haviam de se retirar preliminarmente três posições (Nhangunga, Mapanga-Panga e famosa posição Mazembe, vulgo Nhamadjiua) e só ficariam na Base Mazembe o tal grupo de 8 oficiais de ambas as forças para o monitoramento e verificação da trégua.
Mas até este momento nenhuma posição foi desmontada, contrariamente as declarações públicas (e falsas) do Nyusi, e o já constituído grupo dos 8 oficiais estão fixados na vila da Gorongosa e não na base Mazembe como estava acordado. Recorde-se que Dhlakama e Nyusi acordaram que até dia 30 de Junho, portanto, fim do primeiro semestre, todos os militares das forças da Frelimo saíriam de toda região da Gorongosa.
Portanto, o Nyusi apenas mentiu para fazer boa figura perante a comunidade internacional, quiçá, porque tinha uma viagem marcada para Holanda, para onde se deslocou para aldrabar o governo daquele país. Para o Nyusi e camarilha, mentir e enganar é o seu modus operandi e se não retirar as tropas da região da Gorongosa de acordo com o combinado, a Renamo não irá responsabilizar se pelas consequências. A Renamo já mostrou ao povo moçambicano e ao mundo que é pela paz e democracia concedendo uma longa trégua, não obstante a sua retumbante vitória militar no campo da batalha.
SISE FERVILHAM NA GORONGOSA
Para além de não ter ainda retirado as suas tropas, a Frelimo encheu a região da Gorongosa com dezenas de agentes secretos do SISE, que andam a perguntar as pessoas sobre a localização das bases da Renamo, em particular, a que alberga o mítico lider da Renamo. Estes agentes são facilmente identificáveis. Isto prova que a Frelimo apenas está a negociar para queimar tempo enquanto vai baralhando o processo eleitoral até o máximo que puder, estamos a falar do processo de registo dos eleitores (recenseamento eleitoral).
Mas de "fontes internas" da Frelimo soubemos que o regime da Frelimo voltou a por no topo da sua agenda a eliminação física do presidente da Renamo e a preparação de uma fraude eleitoral de grande escala. Aliás, já circulam várias maletas com dinheiro para subornar os representantes dos partidos da oposição nos órgãos eleitorais para viciar os registos ou fazerem vista grossa as irregularidades nos registos.
A RENAMO DEVE COMBATER AS BATOTAS ELEITORAIS AINDA DURANTE O RECENSEAMENTO
Somos da opinião que a Renamo deve reagir com contundência às violações eleitorais durante o recenseamento eleitoral e não DEPOIS DA CONSUMACAO DA FRAUDE no apuramento final, como tem sido apanágio. Aliás, caso a Frelimo não desmilitarize as regiões centro e norte, a Renamo deve exigir o adiamento do recenseamento eleitoral. A Renamo não pode ser ingénua e inconsequente. A rede deve optar pela estratégia de prevenção e não de contenção. A Renamo deve parar de gritar para o vazio e colaborar com os seus milhões de apoiantes.
Também julgamos que a Renamo deve exigir que hajam dois tipos de registo informático dos processos de registo e de apuramento final. O segundo registo informático deve ser numa planilha excel. Isto não pode servir apenas para as tais contagens paralelas que depois não levam a lado nenhum a não ser conflito armado. Queremos lembrar a Renamo e ao MDM que nas eleições gerais passadas a Frelimo contratou a empresa NIKUV de Israel para viciar a base de dados do STAE e denunciámos isto aqui. Foi a mesma firma isreaelita que baralhou as eleições no Zimbabué.
Queremos aproveitar a oportunidade para advertir a Renamo para que não faça vista grossa a gritante ilegalidade da Frelimo, ao aprovar a legalização da dívida particular do cidadão Armando Guebuza e seus apaniguados. A Renamo, como legitima representante da maioria do povo de Moçambique, deve contestar e impugnar esta ultrajante e inaceitável ilegalidade junto ao tribunal constitucional e aos organismos internacionais de tutela e enviar copias destes documentos a todas representações diplomáticas e a imprensa. Caso a Renamo não fizer isso, terá sérios problemas connosco. O povo moçambicano não irá tolerar este tipo de traição. Estamos atentos.
Por último, uma palavra aos nossos jovens irmãos das forças armadas ao serviço da Frelimo. Soldados e oficiais, é melhor estarem atentos e qualquer coisa contem com o mano Unay Cambuma. Desta vez não podem aceitar serem enganados para defenderem os negócios do Nyusi e seus familiares e amantes. Não podem ser enganados para defenderem os subsídios de riscos dos vossos coronéis e brigadeiros que querem a continuação da guerra porque ganham milhões com o derramamento inútil do vosso sangue.
Abram os olhos.
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse/posts/460115707670567

Sem comentários:

Enviar um comentário