"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 31 de março de 2016

Governo espanhol chama embaixador moçambicano após expulsão de activista espanhola

 

31 de Março de 2016, 19:23

O governo espanhol convocou o embaixador de Moçambique em Espanha para uma reunião na sexta-feira, dois dias depois de as autoridades daquele país africano terem expulsado uma activista espanhola por protestos contra a proibição de saias curtas nas escolas.

O embaixador moçambicano em Madrid, José António Matsinha, confirmou à agência Lusa que foi convocado pelo Ministério de Assuntos Exteriores (Negócios Estrangeiros) de Espanha para uma reunião na sexta-feira, mas sublinhou que desconhece a razão e a agenda do encontro.
"Temos uma relação muito boa com Espanha, pelo que a reunião pode ser por outro motivo qualquer", disse o embaixador à Lusa ao ser questionado sobre se o encontro servirá para o Governo espanhol pedir explicações pela deportação da activista espanhola.
O Serviço Nacional de Migração expulsou na quarta-feira Eva Anadón Moreno de Moçambique, alegando que a activista liderava uma marcha ilegal, perturbando a ordem pública, segundo um comunicado distribuído à imprensa e assinado pelo ministro do Interior, João Basílio Monteiro
No início de Março, Eva Anadón Moreno, juntamente com quatro outras mulheres, incluindo uma com nacionalidade brasileira, foram detidas pela polícia moçambicana, acusadas de envolvimento num protesto ilegal contra a nova medida do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.
A directiva aplicada por algumas escolas que veda o uso de minissaias visa - supostamente - evitar o assédio nas instituições do ensino.
Para as activistas da organização Fórum Mulher, o assédio nas escolas moçambicanas é estrutural e a sua resolução exige políticas e estratégias de protecção da rapariga mais elaboradas, que não passam necessariamente pela proibição do uso de saias curtas.
Questionado pela Lusa sobre qual é a posição oficial do Governo moçambicano sobre este caso, o embaixador escusou-se a dá-la, de momento: "Caso se confirme ser esse o assunto da reunião, transmitirei a nossa posição em primeira mão a Espanha".
O jornal electrónico El Español noticiou hoje que as autoridades espanholas têm estado em contacto com Eva Anadón desde que esta foi retida nas instalações de Imigração de Maputo, na terça-feira. A consulesa espanhola naquele país, acrescenta o jornal, deslocou-se ao local, mas não terá sido autorizada a ver a activista.
Eva Anadón Moreno foi posteriormente metida num avião e já chegou a Espanha.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário