"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 29 de março de 2016

FORÇAS DA FRELIMO CONTINUAM A SOFRER PESADAS BAIXAS

* FFDS desmoralizadas em Manica
As perdizes estão mesmo a destrocar as forcas armadas da Frelimo nos confrontos que tem ocorrido. De acordo com as informações que nos chegaram de fontes do exercito da Frelimo na província de manica, na passada sexta-feira, dia 25/3/2016, mais de 250 militares das FADM ("fademos") e FIR decidiram atacar o quartel das forcas da Renamo localizado no posto administrativo de Mavonde, província de Manica mas o grande grupo foi interceptado antes de chegar a base e houve uma seria troca de tiros que resultou na morte de 37 militares das FDS e 59 ficaram gravemente feridos e houve grande pânico nas hostes das FDS.
Quando o comandante provincial da polícia de Manica foi visitar os sinistrados no hospital, ficou chocado quando viu tantos corpos sem vida; e feridos aos gritos de dor e outros a insultarem em voz alta o governo da Frelimo e o comandante não se atreveu a entrar na sala onde estavam os feridos por temer levar porrada.

Diz se mesmo que as FDS em Manica já não aceitam ser alinhados para operações militares contra os rangers de Afonso Dhlakama. Os militares alegam que estão a morrer em vao numa guerra sem sentido só porque o comité central de Armando Guebuza quer continuar com a guerra em defesa dos seus interesses empresariais enquanto o "ministério" da defesa ja deu a sua opinião sobre a incapacidade do exercito em fazer frente a Renamo e que o melhor seria uma saída politica que e a aceitação das exigências da Renamo (paridade militar e autonomia das 6 províncias onde teve maioria nas eleições de 2014).

O "ministério" da defesa foi ainda mais longe ao informar ao comité central da Frelimo controlado pelos caducos camaradas de Nachingueia que o exercito já não tem efectivos suficientes para uma guerra contra as forcas da Renamo e que grande parte dos efectivos disponíveis tem baixa moral combativa.

Publicamos aqui que houve um confronto no domingo, dia 27/3/2016 no distrito Inhambanense de Funhalouro. Dados actualizados que recebemos das nossas fontes indicam que os confrontos tiveram lugar na estrada que liga o posto administrativo de Tsenane e a localidade Matlale, onde as perdizes atacaram uma coluna composta por duas viaturas escoltada por um blindado, o primeiro ataque foi por volta das 10-11 horas e o segundo foi às 22 horas e as morreram ao todo 27 militares das FDS, 17 ficaram gravemente ferido e dois foram capturados porque foram se refugiar em áreas controladas pelas perdizes As duas viaturas ficaram destruídas. Os feridos foram socorridos no Hospital Provincial de Inhambane.

Informações da ultima hora obtidas de fontes fidedignas ligadas as perdizes indicam que as forcas da Renamo vão lançar muito brevemente ataques "preventivos" de grande escala na região sul, visto que a Frelimo continua a enviar uma massa de militares e mercenárias estrangeiros bem como diverso material de guerra para as regiões centro e norte. Vamos continuar o desenrolar dos acontecimentos.
UNAY CAMBUMA

Sem comentários:

Enviar um comentário