27/08/2020
Visita de Nyusi à Zambézia
O Chefe do Estado Moçambicano, Filipe Nyusi, escala nesta quinta-feira (27), a província da Zambézia, no âmbito da visita presidencial, que lhe vai levar ao distrito de Derre por apenas um dia.
Curioso é que nesta visita, apenas os órgãos de informação do sector público é que terão acesso à cobertura do que vinha fazer, quer dizer, apenas os alinhados é que terão acesso ao presidente, por isso mesmo que, até ao fecho desta edição, a redação do Diário da Zambézia, não recebeu nenhum programa da visita, notando-se um secretismo total por parte das autoridades governamentais.
Citado pela Nova Rádio Paz, o delegado do Instituto de Comunicação Social(ICS) na Zambézia, Flávio Chitsonzo, explicou que os órgãos de comunicação social privados sedeados em Quelimane, só terão acesso às informações da visita do presidente a esta província, através de plataformas digitais.
E mais ainda, Chitsonzo diz que será fornecido um Link, onde os privados e independentes poderão encontrar toda informação sobre a visita de Filipe Nyusi à província da Zambézia. Sabe o Diário da Zambéziaque em Derre, o alto magistrado da nação vai inaugurar a escola secundária Local, um posto de reabastecimento de combustível e uma agência Bancária. Depois dai, regressa a Quelimane e vai orientar duas sessões extraordinárias de forma separada, sendo uma com o Conselho Executivo Provincial da Zambézia e outra com o Concelho dos Serviços Provinciais de Representação de Estado na Província, para além das actividades partidárias que vai ter, onde o caso de gestão da autarquia de Gurúè estará no centro das atenções.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 27.08.2020
NOTA: Haverá alguma lei em Moçambique que impeça os jornalistas de se deslocarem em qualquer espaço público? Não terão os almoços e outras benesses da comitiva presidencial, mas suponho que ninguém os pode impedir de estar em tudo o que seja público. Já agora, onde está a tão apregoada transparência?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário