09/08/2020
Por Francisco Nota Moisés
As novas não são boas para Felipe Nyusi, o Furher do regime da Frelimo. Rebeldes na sua província de Cabo Delgado para onde ele não se desloca mais escalam uma ilha e causam baixas as suas tropas la. É improvável que eles invadiram a ilha para ir atacar fugitivos de guerra lá como reporta a propaganda da Frelimo.
É mais do que claro agora que são os homens armados da Frelimo que desencadeiam actos de terror primitivo como torturar e cortar orelhas de detidos vivos e contra membros da população e não os rebeldes cuja luta depende do apoio popular e são como peixe no mar da população.
Algumas horas atrás, os rebeldes também atacaram uma serração duma empresa chinesa em Mocímboa da Praia, de acordo com as informações veiculadas pela Pinnacle News. A serração atacada é uma de duas serrações existentes em Cabo Delgado.
O ataque paralisará e interromperá a exploração e exportação desenfreadas da madeira de Cabo Delgado para a China sem beneficiar os nativos de Cabo Delgado. Talvez que isto forçará o camarada Xi-jinping, o dirigente inquestionável da China, a enviar alguns dos seus milhares de tropa excedente para tentar salvar o regime hitleriano do Fuhrer Felipe Nyusi. Se isto acontecer, não será de admirar visto que às vezes os fascistas e os comunistas andam de mãos dadas como houve uma aliança entre os Nazis e o regime stalinista da União soviética até que os Nazis quebraram a aliança com o seu ataque repentino ao país do Staline no dia 22 de Junho de 1941; houve entendimento entre a antiga chamada República democrática da Alemanha e o regime fascista de Augusto Pinochet Ugarte do Chile e entre a China popular e o Chile do Pinochet.
ENQUANTO NO NORTE OS REBELDES INTENSIFICAM AS SUAS OPERAÇÕES CONTRA A DA FRELIMO, A JUNTA MILITAR DO MARIANO NHONGO NO CENTRO SAUDOU O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO ACORDO DITO DE PAZ ENTRE NYUSI E MOMADE COM UM ATAQUE ESPECTACULAR QUE HUMILHOU OS MILITARES DO NYUSI EM GORONGOSA.
Em vez do Nyusi desarmar a Renamo no dia do primeiro aniversário do acordo entre Nyusi da Frelimo e Ossufo Momade da Renamo dos Traidores, as coisas aconteceram ironicamente ao contrário. Nhongo que há pouco tempo atrás anunciou que havia guerra entre a sua Junta Militar e o governo da Frelimo desencadeou uma operação militar bem sucedida que humilhou por completo os militares da Frelimo e o próprio Felipe Nyusi que ordenou um caça-ao-homem contra o General Mariano Nhongo. As suas forças na região de Gorongosa atacaram militares da Frelimo, matando um número indeterminado de soldados inimigos, desarmando outros e capturando armas da Frelimo e isto sem o seu lado sofrer baixas.
Estas baixas no Norte e no Centro agouram mal para o regime do Furher Nyusi, pois que provocam um grande desânimo nas fileiras das suas tropas mal treinadas e derrotadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário