"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Serviços secretos ingleses apoiaram Frelimo na luta contra a Renamo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017


Ouvir com webReader

Os serviços de espionagem externa da Inglaterra, MI6, estiveram por detrás da criação de uma milícia privada no âmbito de esforços desenvolvidos pelo regime da Frelimo para combater a guerrilha da Renamo. A revelação vem contida num livro de memórias de Jake Harper-Ronald, antigo membro da segurança zimbabueana, CIO, e que em 1989 foi recrutado pelo MI6 para treinar a milícia privada ao serviço da Lomaco, uma empresa anglo-moçambicana cujo capital social era detido maioritariamente pela multinacional britânica, Lonrho. De acordo com o autor de “Sunday, Bloody Sunday – A Soldier’s War in Northern Ireland, Rhodesia, Mozambique and Iraq (Domingo, Sangrento Domingo – A Guerra de um Soldado na Irlanda do Norte, Rodésia, Moçambique e Iraque), para além do treino da milícia privada da Lomaco, ele também participou na formação de forças especiais que viriam a ser absorvidas pelas Forças Armadas de Moçambique.
No livro, escrito conjuntamente com Greg Budd, o autor conta pormenores da sua vida como militar de carreira. Começou por integrar o Regimento de Pára-quedistas britânico, tendo participado em missões contra a luta pela autodeterminação da Irlanda do Norte. Em 1974, Harper-Ronald alistou-se nos comandos pára-quedistas rodesianos, SAS. Depois da independência do Zimbabué, Harper-Ronald passou a trabalhar para a CIO. Nove anos mais tarde, foi recrutado pelo MI6, para combater a Renamo, movimento que lutava pelo estabelecimento de uma ordem democrática em Moçambique.
A par do envolvimento da MI6 na guerra civil moçambicana, o Reino Unido prestou apoio na formação de unidades especiais das FAM-FPLM em Nyanga, Zimbabué. A formação foi dada por instrutores do exército britânico integrados na BMATT (Equipa Britânica de Assessoria e Formação Militar), tendo o armamento sido fornecido pela Defense Systems Limited, empresa inglesa de fabrico de material bélico a quem o governo conservador britânico concedeu avultados subsídios. Em 1990, o então secretário de Estado britânico da defesa, Tom King, declarou em Nyanga que “a BMATT iria proporcionar às FAM-FPLM a melhor formação do mundo em contra-guerrilha”. Dois anos mais tarde, porém, a realidade militar no terreno forçava o regime da Frelimo a assinar um acordo de paz com a Renamo.

Sem comentários:

Enviar um comentário