"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A TRÉGUA SÓ SERÁ DEFINITIVA CASO HAJA ENTENDIMENTO NO DIÁLOGO



Mangane Mangane adicionou 2 fotos novas — com Muzungu Ndini e 8 outras pessoas.

Breaking: De fontes bem seguras do ministério do interior em parceria com o da Defesa do Estado, garantem que este ano, dos 7, bandidos infiltrados na PRM e PIC já foram 4 varridos e sobraram 3, o quinto escapou a morte na emboscada do killer Bean, ambos amigos e vizinhos e colegas da corporação, este teria escapado a fúria de tiros na zona do Madjedje, perto da assembelea da república en Maputo que de seguida correu para sua residência arrumou casacos e dinheiro, sumiu sem deixar rastos os 2, seram a batidos ainda este mês garantiu a fonte. Uma autêntica vassourada na polícia ora muitos quadros não passaram da instrução apenas foram atribuidas armas para operarem porque os pais ora reformados e mortos já não fazem parte da corporação.


Foto de Mangane Mangane.

Foto de Mangane Mangane.
Como é de praxe, a Frelimo já está a fazer o aproveitamento político da trégua decretada pelo mítico e lendário lider da Renamo Afonso Dhlakama. O Nyusi decidiu alinhar os seus dirigentes provinciais para fazerem visitas a alguns distritos para falar da paz. A Helena Taipo de Sofala por exemplo, visitou Satungira e até chegou mesmo a entrar na famosa posição das "Mangueiras". Taipo falou da paz e incentivou as populações a trabalharem com mais força nas suas machambas.
O "governador" de Manica, Alberto Mondlane, por sua vez, visitou o distrito de Tambara, onde as Fir e Fademos tem feito ferroz perseguição aos renamistas. O Mondlane falou da paz, que a guerra já acabou e que as populações devem aproveitar a trégua para trabalhar nas machambas. Disse também se tudo correr bem a trégua poderá ser de novo prorrogada.
Enquanto isso, na provincia da Zambezia, o comandante provincial da PRM e o primeiro Secretário provincial da Frelimo foram visitar o "atoleiro" de Morrumbala, onde em 2 meses de combates. as forças da Frelimo sofreram mais de 800 baixas, grande parte das quais (80%) fatais. Os dois dirigentes também falaram da paz e da necessidade de se intensificar a actividade agrícola porque "a guerra já acabou".
No entanto, parece que estes dirigentes da Frelimo esqueceram se que o actual conflito ora em 'standby' foi provocado pela própria Frelimo devido a espectacularmente escandalosa fraude eleitoral das eleições de Outubro de 2014. Depois da fraude e pretendendo manter o seu poder a força, a Frelimo desencadeiou grandes operações militares para esmagar os vencedores (Renamo e seu candidato Afonso Dhlakama).
O actual conflito eclodiu porque a Frelimo não quer a democracia no país. Aliás, a guerra dos 16 anos surgiu devido as mesmas razões, porque depois da independência a Frelimo introduziu o monopartidarismo e a ditatura comunista-leninista e com gritantes laivos de tribalismo primário.
A Frelimo matou muita gente inocente por coisas absolutamente fúteis e absurdas. Muitos morreram nos famigerados campos de reeducacao em Niassa. Pessoas era presas, fuziladas, torturadas ou chamadas de reaccionarias e xiconhoca só por terem uma moageira, cantina tractor, camioneta, motarizada, etc. Porque tudo tinha que pertencer a Frelimo, até as machambas e os animais. O povo era propriedade da Frelimo.
Então o povo de Moçambique, farto da ditadura e escravatura da Frelimo, organizou se e criou a Renamo, que representa todos os moçambicanos do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Búzi.
Inicialmente sob a lideranca de André Matade Matsangaisse Djiwaio e depois de Afonso Macacho Marceta Dhlakama, a Renamo conseguiu derrotar militar e politicamente a Frelimo durante 16 anos de guerra de alta intensidade e cruel. A Frelimo cometeu vários massacres premeditados para sujar internacionamente a imagem da Renamo, para que seja vista como um movimento terrorista e sanguinário sem nenhuma agenda política mas tudo fracassou.
Agora a Frelimo está a cantar "paz, eh paz, paz" e esquece se que ainda continua a perseguir e matar os membros e simpatizantes da Renamo e a movimentar tropas para as proximidades dos redutos das perdizes. Também soubemos que nos finais do ano passado, o regime da Frelimo adquiriu 50 mini-drones em Israel. Tratam de mini drones de vigilância supostamente para localizar as bases da Renamo e a residência actual do lider da Renamo.
Mas um plano infantil e totalmente pífio dos paranoicos estrategas militares da Frelimo. Talvez a conversa de drones e só para levantar a moral dos miúdos mancebos. Drones de vigilância (surveyllance drones) fariam sentido numa guerra em areas urbanas e com uso de aviação com bombas e mísseis de alta precisão.
De qualquer forma, a trégua está a trazer os seus frutos mas que ninguém esqueça que a mesma depende de dois factores para que continue e/ou seja definitiva: A sua não violação por parte da Frelimo e também a aprovação dos pontos da agenda negocial submetidos pela Renamo.
A guerra ainda não acabou, apenas foi suspensa. Que ninguém esqueça isso.

Unay Cambuma


Nitafa Nitafa Nomo com Muzungu Ndini e Afonso Chicuare
ESQUADROES DA FRELIMO INVADEM O JORNAL
Canal moz
Ja passam alguns anos que o jornal digital canal
moz trava uma renhida guerra contra os
esquadroes venenosos, selecionados e treinados
pela frelimo com objectivo claro de invadir e
inundar com intervencoes e comentarios de
modo a desencorajar e desencaminhar os
assidios leitores dessa midia considerada
exclusiva, integra, imparcial e resistente as
manipulacoes do regime da frelimo.
Nao e um caso novo ( acredito que os gestores e
editores do canal moz estao a par dessas
tentatovas de sequestro psicologico).
Pois, Desde o tempo em que as noticias eram de
caracter gratuito ( sem subscricao) e o preco do
seu samanario eatava a MT30,00, sempre
frequentaram aque frelimistas, comentando com
interesse e missao especifica. Eu ate tenho
nomes e/ou pseudonimos de alguns esquadroes
venenosos que operam estritamente para abate
do canal moz e seus seguidores/assinantes.
Alias nao e preciso alguma pericia. Atraves dos
comentarios, ataques e contra ataques aos
comentarios de internautas normais, dai torna
facil identifica los
Nem mesmo com as actuais subscricoes, onde
na sua cronologia somente amostram topicos das
noticias, nao frouxa lhes as invasoes.
Tenho plena certeza que se canal moz fosse
simgular, ja estaria rastreado, bloqueado e
abatido a tiro seu gestor, ( ou seja,mesmo assim,
seus editores estao conscios do risco que lhes
acompanha).
Ultimamente, tem sido perigoso e desafiante
comentar no mural do canal moz, mesmo em
defesa da verdade, pois ha sempre ali alguem
pronto a derrubar e sequestrar sua ideia ou ponto
de vista.
Acima de toda esta guerra, nao nos resta mais
nada senao incentivar para mais forca para siguir
em frente com informacoes e verdades, oh canal
moz.
Através de Be Focus!

Sem comentários:

Enviar um comentário