"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

"As eleições autárquicas do próximo ano, vão servir para o povo punir os que não trabalham, os que mentem…"


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
EUREKA por Laurindos Macuácua
Cartas ao Presidente da República (40)
Tudo bem, Presidente? Não. Não se preocupe. Não lhe vou perguntar nada sobre o não termos pago os quase 60 milhões de dólares da prestação de Janeiro.
Vou deixar este assunto à maturação. Quero falar dos dois anos da sua governação….
De maneira sucinta, estes dois anos foram prenhes de buracos. Se fosse um tambor, jamais enchia. Culpa de quem? Do povo é que não é. O senhor é que está a dirigir esta nação. Cabia a si ter desenhado as melhores estratégias para solucionar problemas prementes.
Vejamos, o Presidente demorou muito (não sei a fazer o quê) na aceitação da mediação internacional ao conflito político-militar e na auditoria às dívidas ocultas.
Não sei se essa morosidade lhe é peculiar.
Se for, este ano, 2017, tem que mudar. O Presidente precisa de ser audaz na resolução dos problemas do País. Quantas vítimas fez o conflito com a Renamo? Por quê demorou tanto para fazer uma simples chamada a Dhlakama? A passo de camaleão não vamos longe…
E o Presidente ainda deve-nos a paz.
Ela não é efectiva. Trégua não é paz. E, por outro lado, não sei até aqui porquê não pediu o regresso dos mediadores internacionais. Está acomodado na almofada dos dois meses de trégua? Nós, o povo, esperamos uma outra atitude da sua parte. O senhor jurou não descansar enquanto a paz não for efectiva em Moçambique.
A agilidade, Presidente, é característica primordial dos bons líderes. O Presidente demora com assuntos e enquanto isso o País está a ser devastado. Sinceramente se tivesse sido ágil a questão económica devia ter conhecido outro rumo.
Isto tudo cheira-me à falta de foco. Não sei em que campo a sua governação é bem sucedida. Parece estar a tactear.
O seu discurso inaugural, Presidente, foi uma lufada de ar fresco. Dois anos depois é isto: rostos impregnados de tristeza. A falta de entusiasmo é colectiva. Eu não sei em que é que o Presidente gastou o seu tempo nestes últimos dois anos!
O que consigo perceber é que o Presidente não consegue romper com a cartilha frelimista.
Colocou alto a fasquia do que iria realizar e nada. Houve muitas promessas para nada. Declarou tolerância zero contra a corrupção, mas fortunas continuam a ser feitas à sorrelfa e turbinadas com dinheiro público.
Há uma roubalheira infernal e deplorável, num País que, ainda mais, está premido pela brutal desvalorização do metical. Os salários do pobre povo são continuamente esfarelados enquanto o noticiários reportam todos os dias escândalos de meia dúzia de pessoas que sugam ininterruptamente o Estado. As cifras reportadas que irrigam as pastagens de alguns camaradas e parte dos seus sequazes somam um montante de dinheiro fabuloso que flui dentro dessa teia diabólica de corrupção inaudita.
O povo não precisa recordar-lhe, continuamente, que o seu trabalho, Presidente, é levar este País a bom porto. Os telefonemas que diz que tem estado a fazer a Dhlakama não nos vão levar a terra prometida. Há falta de clareza na sua actuação, Presidente.
As eleições autárquicas do próximo ano, vão servir para o povo punir os que não trabalham, os que mentem…
DN – 20.01.2017

1 comentário:

  1. Nesta classificação do desempenho de Nyusi onde deixam a horrível criação de Esquadrões de morte feita pela frelimo que esta a dizimar pessoas indesejadas mas que não são criminosas. esta é a pior coisa que a Frelimo fez e mostra até que profundidade a Frelimo está atrapalhada.Por causa da criação de esquadrões de morte a frelimo está sendo repudiada em todos os cantos da humanidade. a pesar de ter dizimado por esta via muitos opositores, a Frelimo não ganhou nada, pelo contrário perdeu muito por esta prática.É por esta razão que a Frelimo tem medo de ceder á Democracia,mas não têm alternativa, tem que ceder mesmo.Samora Machel dizia o puder não se oferece, Arranca-se.Testemunhando forma rudimentar de governacao. nõs anceiamos um estado em que o povo é soberano e vive organizado de modo a participar na tomada de desisoes e na escolha dos seus dirigentes a todos os níveis. Para isso todos os governadores das províncias devem ser eleitos,e distritos transformados em Autarquias e as localidades em municípios.

    ResponderEliminar