"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

SERÁ QUE MOÇAMBIQUE É SÓ MAPUTO?.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Ouvir com webReader


Muzungu Ndini com Afonso Chicuare Chicuare e Nitafa Nitafa Nomo.
Parece que quando se fala de Moçambique refere-se a Maputo, quando se fala do povo de Moçambique refere-se exclusicamente ao povo nascido e/ou residente em Maputo, os problemas despertam atenção e levados a sério quando atingem o povo do sul em especial ao do Maputo. Os analistas e acadêmicos se levantam para mostrar possíveis soluções quando se estiver diante dos problemas enfrentados em Maputo. Meus caros amigos, o Muzungu não é promotor de divisionismo regional. Não confundam me. Em Maputo há um grande problema de falta de água. O fornecimento daquele líquido precioso passará a ser restrito ou seja, um dia SIM e outro dia seguinte NÃO e espera-se um grande agravamento podendo ficar-se até 2 ou mais dias sem qualquer gota de água a pingar nas torneiras. Será assim durante este ano todo. Vai ser um caos social, sem dúvidas. Ora bem, Com o anúncio oficial desta medida, assistimos várias individualidades a mostrar se preucupadas emitindo desesperadamente pensamentos e opiniões virados para possíveis soluções do problema da falta de água ora decretado pela empresa fornecedora. Uma clara demostração de que isso de água faltar em Maputo não deve e jamais acontecer. São estações de Rádios e Televisões públicas e privadas a criarem programas de debates para angariar opiniões para solucionar o problema, a imprensa já não fala em mais nada senão assunto RESTRIÇÕES DE FORNECIMENTO DE ÁGUA EM MAPUTO. Em fim, virou o tema das conversas em todas esquinas, ruas e avenidas. Eis as perguntas:
-> Afinal em Moçambique temos pessoas tão proativas assim para lutar com unhas e garras por um dos direitos fundamentais de um ser humano, acesso a àgua potável?
--->> E aquele povo das restantes províncias, cidades, distritos, localidades, vilas, que não têm acesso à água potável, bebendo desde sempre águas turvas, não será povo merecedor de iguais tratamentos?.


-->> Se o problema da falta de água fosse para Sofala,Manica, Tete, Nampula, Cabo Delgado, Niassa, por exemplo, será que aqueles programas em rádios e TV's teriam espaço para debates como está sendo agora?
--->> Sabem quantos kilometros percorre o povo das regioes recôndidas para obter um balde de agua imprópria para o consumo?.
---- Sabem que ha muita gente pelas províncias que nao conhece torneira?
---->> Porque essas pessoas e entidades públicas e privadas não demostram o mesmo empenho perante os problemas das outras regiões diferente de Maputo?


Muzungu Ndini, zona norte.

EY: Boa e pertinente pergunta mano. Em Nacala Porto e Nampula, cidades de referência não só da província mas do Norte, a falta de água é frequente, mas nunca houve esses bebates.... Moçambique não é Maputo, e enquanto não aceitarem esta realidade, nunca haverá paz em Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário