"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

GAZA E VOTO ÉTNICO!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017


Ouvir com webReader

Edgar Barroso
October 23, 2014 ·

Dr. Calton Cadeado, que já foi meu colega e monitor de Estudos de Paz e Conflitos no curso de Relações Internacionais e Diplomacia (turma de 2001-2006), eu tenho uma dúvida. Lembro-me perfeitamente que foi um dos nossos analistas políticos que mais se bateu contra o "apelo eleitoral étnico" do MDM, nos pleitos eleitorais recentemente realizados em Moçambique.

O que tem a dizer sobre o eleitorado da província de Gaza? Como é que se explica o facto dos eleitores gazenses terem votado à quase 100% na Frelimo de Mondlane, Samora e de Chissano? Será que votaram mesmo no manifesto eleitoral daquele partido? Ou foi incondicional afinidade ao rosto de Filipe Nyusi, seu candidato presidencial? Ou, muito provavelmente, foi a consumação histórica do VOTO ÉTNICO?!

Cá para os meus botões, foi mesmo por folcróricos critérios de identidade. Isso é politicamente perigoso, para quem apregoa como um dos principais estandartes do seu manifesto de governação a CONSOLIDAÇÃO DA UNIDADE NACIONAL. Os eleitores de Gaza mostraram um mau exemplo para todo o país e podem, muito honestamente, ter aberto um precedente para os povos de outras províncias com orientação progressista no seu sentido de voto. E já se começou a ouvir por aí expressões do tipo "aqueles machanganas pensam que são os donos do país". Outros falam de VOTO CEGO, outros mais de VOTO IGNORANTE. Eu prefiro chamá-lo de VOTO PERIGOSO.

EY: E refugiar-se nos massacres da guerra civil para justificar como alguns comentaristas desinformados fazem, é um outro erro. Digo isso, porque muitos desses massacres foram cometidos pela Frelimo e atribuído a Renamo, assim como faz agora. Lembrem-se  das emboscadas contra Dhlakama que afirmaram categoricamente que eram os próprios homens da Renamo que atacaram, mas que depois tudo foi esclarecido e a Frelimo não tinha como continuar a negar.....

Sem comentários:

Enviar um comentário