"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 27 de maio de 2016

SEGUNDO INFORME PRESTADO AO PR: Calma regressa a Tete


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Nyusi_TETE_26.05.2016A CALMA está a regressar paulatinamente aos distritos de Moatize, Tsangano e Chiúta, na província de Tete, regiões que nos últimos tempos têm sido alvos de incursões de homens armados da Renamo.
Esta informação foi prestada ontem ao Presidente da República, Filipe Nyusi, que desde ontem realiza uma visita de trabalho à província de Tete. No informe apresentado durante a Sessão Extraordinária do Executivo Provincial, o governador de Tete, Paulo Auade, garantiu que as autoridades estão empenhadas em garantir que a vida regresse à normalidade naqueles pontos, para que a população se possa dedicar às actividades produtivas em condições de segurança.
Paulo Auade explicou que com a actual tendência de normalização da situação parte da população que se refugiara na vizinha República do Malawi começa, ainda que timidamente, a regressar às respectivas povoações e a retomar a produção.
Entretanto, segundo o governador, apesar dos desafios colocados pela seca, que afecta alguns distritos da província, dos focos de insegurança aliados à baixa de preços das matérias-primas no mercado internacional, os resultados da produção em 2015 são considerados satisfatórios, o que se reflecte na sensível melhoria que se nota na vida das populações.
Com efeito, e de acordo com o informe apresentado ao Chefe do Estado, a produção de cereais na província registou um crescimento na ordem de 8,3 por cento, o que contribuiu não só para a segurança alimentar como também para a melhoria do rendimento das famílias, que tiveram mais excedentes para comercializar.
Paralelamente, os sectores mineiro e de energia também evoluíram em cerca de 16 e 12 por cento, respectivamente, o que, segundo o governador, contribuiu para o aumento dos níveis de colecta de receitas públicas.
A nível social o informe destaca a entrada em funcionamento de um bloco operatório no posto administrativo de Zóbuè, no distrito de Moatize, que reduziu o número de pacientes que se deslocam ao Malawi para tratamento. Destaque vai igualmente para a construção de quatro novas escolas, resultando na redução do rácio professor/aluno.
Actualmente, segundo Paulo Auade, o grande desafio é o melhoramento das taxas de cobertura do abastecimento de água, através da construção de 139 furos, principalmente nas zonas fronteiriças.
Além de orientar a sessão extraordinária do Governo Provincial, Filipe Nyusi, que ainda ontem se despediu do Presidente tswana, em Tete, no final da visita de Estado que este vinha efectuando ao país, inaugurou um estabelecimento hoteleiro na cidade, e presidiu a uma sessão extraordinária do Secretariado do Comité Provincial da Frelimo, alargada a outros quadros.
Hoje o Presidente desloca-se aos distritos de Marara e Mágoè, onde além de visitar a mineradora Jindal vai orientar comícios populares.
NOTÍCIAS – 27.05.2016
NOTA: “…e presidiu a uma sessão extraordinária do Secretariado do Comité Provincial da Frelimo, alargada a outros quadros.” Afinal Nyusi está em Tete em visita governamental ou partidária? Segundo parece, e isso é notório nas reportagens das TVs, o povo, seu “patrão”, tem estado ausente dos locais por onde tem passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário