"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 26 de maio de 2016

O QUE SIGNIFICAM 2.3 BILIÕES DE DÓLARES PARA OS MOÇAMBICANOS? TRÊS MANEIRAS PARA ENTENDÊ-LA

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Joseph Hanlon, jornalista e professor universitário britânico, pesquisador e conhecedor profundo sobre Moçambique, fez as contas e propôs-nos o seu entendimento sobre o que significam os 2.3 mil milhões de dólares da divida ilegal contraída pelo anterior governo.
O ministro das Finanças Adriano Maleiane disse ao Parlamento que o total da dívida e garantias soberanas é US $ 11,64 biliões, dos quais US $ 9,84 biliões é a dívida externa (divisas) e US $ 1,8 mil milhões é dívida interna (Meticais). Assim, a dívida total corresponde a 107% do PIB e a dívida externa é 90% do PIB.
A estimativa dos empréstimos secretos feitos pelo governo entre 2013-2014 é de cerca de US $ 2,3 biliões.
Ora, entenda o que significam 2.3 biliões de dólares para o moçambicano, segundo o mesmo autor:
1. Se cada moçambicano (homem, mulher, criança, todos) tivesse que pagar directamente a um banco, deveria depositar/descontar US$ 80. No entanto, nas zonas rurais, o rendimento médio monetário está abaixo de US$ 25 por pessoa por ano. Isto significa que metade da população rural comprometeria toda a sua renda em dinheiro por mais de três anos para pagar a sua parte da dívida
2. US $ 2,3 biliões é exactamente toda a receita fiscal de Moçambique em 2015.
3. $ 2,3 Biliões é a massa salarial PARA DOIS ANOS para todos que trabalham no aparelho do estado: ministros, conselheiros, enfermeiros, professores, faxineiros, motoristas, etc.

Entendeu?

Sem comentários:

Enviar um comentário