"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 26 de maio de 2016

GENERAIS DA RENAMO PRESSIONAM DHLAKAMA E EXIGEM A TOMADA DE MEDIDAS

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Informações bem confirmadas de fontes das perdizes indicam que, houve uma reunião de emergência do comando supremo das forças da Renamo ontem em Satungira A referida reunião foi dirigida pelo comandante em Chefe e presidente da Renamo Afonso Dhlakama.
Segundo ainda as mesmas fontes, a reunião foi convocada pelos comandos militares da perdiz que pediram ao presidente da Renamo para aceitar o seguinte:
a) Bloquear completamente a Estrada Nacional número Um a partir do rio Save até ao rio Livonia, limite com Nampula, para interditar toda e qualquer circulação de viaturas militares e respectiva logística mas Dhlakama não aceitou a proposta.
  1. b) Os generais da Renamo também pediram a Dhlakama permissão para cortar a linha férrea Beira Moatize dentro desta semana como forma de punir a Frelimo que está a brincar na "área sob jurisdição" da Renamo. Os generais argumentaram ainda que a Frelimo recebe muito dinheiro da empresa Vale do Rio Doce que explora carvão em Moatize e este dinheiro é usado para comprar armamentos para atacar as bases da Renamo. As fontes dizem que Dhlakama pediu 10 dias para analisar o pedido.
  2. c) Os generais de Dhlakama argumentaram que nas regiões centro e norte há muitos interesses económicos que tem facilitado a sobrevivência da Frelimo. A Frelimo muitos milhões de meticais em taxas e impostos e este dinheiro não está a beneficiar o povo que vota na Renamo, pelo contrário, o dinheiro é usado pela Frelimo para a compra armamento para atacar a Renamo é massacrar o povo "pé descalço" dono destas riquezas e os generais exigem a tomada de medidas urgentes para acabar com os desmandos da Frelimo. Dhlakama também pediu 10 dias para "pensar bem" no assunto.
Diz se que alguns militares radicais da Renamo em conversas de esquina chegam a acusar o seu líder de estar a proteger e a "dar mimos" a Frelimo enquanto o povo indefeso está a ser massacrado. Tudo indica que Dhlakama está sob uma fortíssima pressão por parte dos militares, que são os que mantêm a Renamo forte e poderosa e Dhlakama não irá resistir e acabará por ceder.
Afonso Dhlakama, uma vedeta militar inigualável e homem muito respeitado e quase venerado pelos militares, com grande capacidade para coordenar, comandar e disciplinar as suas tropas e é comandante militar há quase 40 anos (1977), quando era adjunto comandante em chefe e substituiu André Matsangaisse em 1979. Foi sob o comando de Dhlakama que uma fragilizada Renamo estendeu a guerra desde Gorongosa para todo o país.
Por isso o mais provável é Dhlakama rejeitar as propostas e pedidos dos seus generais, Dhlakama vai convencer os seus comandos porque Dhlakama é um animal político.
UNAY CAMBUMA

Sem comentários:

Enviar um comentário