"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 7 de fevereiro de 2021

 

Renamo e Frelimo encontram-se pela 1ª vez em Colónia(Alemanha) em Junho de 1990

Damas_colonia1Damas_colonia2Damas_colonia3PARTICIPAR, COMO ASSESSOR, EM MISSÃO DE PAZ

Sei que a esmagadora maioria das pessoas não sabe que, em junho de 1990, na cidade de Colónia-Alemanha, realizou-se a primeira reunião formal entre o governo da Frelimo e a Renamo, visando criar as bases para um entendimento que pusesse fim à guerra civil em Moçambique.

O governo da Frelimo foi representado pelo Ministro do Trabalho, pelo embaixador Armando Panguene (que prestava serviço em Paris), pelo General Mpfumo e mais duas pessoas do seu staff.

Do lado da Renamo,  Raul Domingos, Sebastião Temporário, Sam Sarcan e os restantes não me recordo dos nomes e eu que fui na qualidade de assessor da delegação.

A reunião foi patrocinada pela Comunidade Sant´Egídio e financiado pelo SPD alemão.

Quando as delegações entraram na sala, o chefe da delegação do governo da Frelimo (Ministro do Trabalho), dirigiu-se logo a mim, cumprimentando-me com grande cortesia e deferência, começando logo por dizer-me ter sido meu colega na escola primária Roberto Ivens de Nampula.

Fiquei com ideia que aquela reunião se preparava para bons compromissos. Quanto às conversas havidas naquela sala, resumiram-se a trocas de acusações para, simultaneamente, abordarem os pontos da discórdia política.

Mas o objetivo final era o de conduzirem os seus esforços para a realização da paz, pois a nação moçambicana exigia deles responsabilidade. Moçambique precisava que o conflito terminasse.

Mas a paz só veio a ocorrer em 1992, com a assinatura do primeiro Acordo Geral de Paz. Nunca mais soube daqueles amigos que, com eles, pude partilhar a responsabilidade de criar condições concretas para a paz do País que me viu nascer, brincar, estudar, namorar e que guardo o maior carinho por aquela terra e pelo seu povo.

Raul Damas no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário