"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

 

Operações de grande vulto em curso

Mocímboa da Praia, Muidumbe e Macomia

Numa altura que circulam com alguma insistência indicações de algum enfraquecimento de grupos terroristas que actuam em Cabo Delgado, particularmente do ponto de vista logístico, operações de grande vulto das Forças de Defesa e Segurança (FDS) podem estar a ocorrer nos distritos da Mocímboa da Praia, Muidumbe e Macomia, centro e norte da província.

A ideia central parece ser continuar a “apertar o cerco” aos grupos terroristas em bases montadas naqueles distritos, realidade que está a obrigar as FDS a usarem tudo de melhor que têm do ponto de vista de homens e meios militares.

As informações que circulam apontam que as autoridades mobilizaram até helicópteros que “estão a fazer trabalhos” na zona de Awasse, Mbau, Chinda, Magaia, Antadora, Chitunda, Mocímboa da Praia, Muidumbe e Macomia Operações de grande vulto em curso Xitaxi, Miangalewa, Litamanda velho e Ruarua.

O que se diz é que nesta lista de aldeias continuam a ser vistos sinais de circulação de terroristas. Alguns residentes da vila de Macomia disseram ter visto dois helicópteros em direcção à zona de Mocímboa da Praia.

Em Mueda, um residente disse-nos estarem a ser ouvidos bombardeamentos na zona baixa de Muidumbe, isto nos últimos cinco dias.

Fala-se ainda da descoberta de uma suposta base de insurgentes em Nchinga, distrito de Muidumbe, mas as informações carecem ainda de confirmação e indicações mais objectivas. Entretanto, uma fonte na cidade de Pemba confirmou ter ouvido a informação, mas não tinha qualquer detalhe do assunto.

MEDIA FAX – 08.02.202

Sem comentários:

Enviar um comentário