Insurgentes atacam aldeias Nkonga e Lijungo
Distrito de Nangade, norte de Cabo Delgado
Grupos insurgentes protagonizaram, nos últimos dias, mais ataques em algumas aldeias do distrito de Nangade.
Os ataques aconteceram nas aldeias Nkonga e Lijungo, localizadas cerca de 50 quilómetros da sede distrital.
Fontes da vila de Nangade contaram que foi por volta das 9 horas do dia 30 de Janeiro que o bando armado escalou a aldeia Nkonga com tiroteios. Entretanto, soubemos, poucas pessoas estavam na aldeia tendo em conta que depois dos ataques de Dezembro de 2020, maior parte dos residentes locais abandonou a aldeia à busca de locais relativamente mais seguros, particularmente a sede distrital.
Além do saque de diversos produtos, particularmente alimentares, o grupo atacante ainda capturou e fez refém uma rapariga local, que posteriormente foi obrigada a indicar os esconderijos de outros populares.
Efectivamente, soubemos de fontes locais, um grupo de seis meninas foi localizada escondida nas machambas locais. Das seis, duas terão sido obrigadas a seguir com o bando.
Por outro lado, já a 1 de Fevereiro corrente, os insurgentes escalaram a comunidade de Lijungo, a 49 quilómetros a sul de Nangade. Não se conhecem os danos exactos desta incursão, mas o factual é que muitas pessoas daquela comunidade já estavam refugiadas na zona de Nambedo.
MEDIA FAX – 05.02.2021
Sem comentários:
Enviar um comentário